logo RCN

ACIC no Legislativo

  • - Direção da Unoesc e alunos da Universidade da Melhor Idade de Chapecó participaram da sessão desta segunda-feira

Câmara retoma sessões sob novo comando em Chapecó

          Após afastamento de Arestide Fidélis, Câmara tem novo presidente, empossa vereador e mantém vago cargo de vice-presidente

  A Câmara de Vereadores de Chapecó encerra nesta semana as sessões ordinárias de abril com nova composição da Mesa Diretora e comissões, após o afastamento do ex-presidente Arestide Fidélis (PSB), condenado a oito anos e seis meses de prisão em júri popular na última sexta-feira (12). Pelos próximos 120 dias, a Câmara tem novo vereador, novo presidente e mantém vago o cargo de vice-presidente. Só após esse período, a Casa fará a eleição do cargo de vice, caso seja necessária, conforme prevê o regimento interno.

Segundo a assessoria jurídica da Casa, o período sugerido leva em conta a possibilidade de ganho de recurso do vereador Arestide Fidélis na Justiça ou possíveis renúncia e cassação. Se nos próximos 120 dias o vereador afastado conseguir um habeas corpus e deixar a prisão, pode retomar o cargo e manter a composição da Mesa Diretora. Qualquer outra possibilidade, exige nova eleição na Câmara para vice-presidente. Pelo regimento interno da Casa, Fidélis continua como vereador licenciado sem remuneração e só perderá o cargo, salvo renúncia ou cassação, após trânsito em julgado.

Neste período, o vice-presidente da Casa, vereador Ildo Antonini (DEM) assumiu o comando da Câmara e afastou-se das comissões de Finanças e de Obras e Serviços Públicos. A primeira será ocupada pelo vereador Itamar Agnoletto (PSDB) e a segunda pelo vereador Carlinhos Nogueira (PSD), suplente que assumiu nesta segunda-feira (15) a vaga deixada por Arestide Fidélis. É a segunda passagem do suplente pela Câmara nesta Legislatura. Nogueira é morador do bairro Passo dos Fortes, borracheiro de profissão e organizador de eventos beneficentes na cidade.

Durante a sessão desta segunda-feira, os vereadores lamentaram a prisão do ex-presidente que gerou "constrangimento à Câmara". A oposição também pediu apreciação do caso pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa para possível cassação do mandato do vereador. "Acho importante que a Comissão de Ética e Decoro se manifeste para que nós possamos responder nossas bases de forma digna, com segurança política e jurídica", afirmou Cleiton Fossá (MDB). "Mais uma vez essa Casa sai manchada. Deveríamos ter previsto e evitado", acrescentou Jatir Balbinot (PDT), membro da comissão de Ética ao lado de Aderbal Pedroso (PSD) e Delvino Dall Rosa (PSB).

PROJETO

A Câmara aprovou nesta segunda, em primeira votação, o projeto 50/18, de autoria do vereador Valdemir Stobe (PTB), que denomina três vias públicas no Loteamento New Villas II, Bairro Autódromo, com os nomes de Vanda Rosa Tonin Felippi, Dércio Roberto Rosa e Dayse Maria Maciel Camargo. O projeto volta ao debate nesta terça-feira (16) para segunda votação.

MOÇÃO

O Legislativo também aprovou Moção de Apelo do vereador Jatir Balbinot ao prefeito, solicitando a revitalização, com tinta refletiva, de lombadas, faixas de pedestre e placas em toda a área urbana do município.

UMIC NA CÂMARA

A sessão desta segunda recebeu a visita do vice-reitor da Unoesc, Ricardo Antônio de Marco, do diretor de Graduação e Pesquisa, Celso Paulo Costa, e da coordenadora da Universidade Melhor Idade de Chapecó (UMIC), Sandra Toffolo, para falar sobre o projeto de ensino superior oferecido pela Universidade aos idosos, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. 

A UMIC oferece ensino superior a idosos alfabetizados que moram em Chapecó e têm 60 anos ou mais. Iniciada em 2011, a Universidade já formou 241 alunos em 1.360 horas/aula e está na sexta turma em andamento, com 54 alunos. As aulas acontecem na Unoesc, duas vezes por semana, terças e quintas, das 14h às 16h, e têm na grade curricular disciplinas como planejamento financeiro e pessoal, relacionamento familiar entre gerações, saúde e qualidade de vida, fotografia, informática, direitos e deveres do cidadão, história do Oeste de Santa Catarina e noções básica de política. O custo é de apenas R$ 40 por aluno.

"Chapecó é uma das pioneiras na educação superior para a terceira idade. Esta é uma conquista de Chapecó e talvez o maior legado social, o de valorização das pessoas que contribuíram com a cidade", citou o vice-reitor da Unoesc, Ricardo Antônio de Marco.

INDICAÇÕES

A sessão também aprovou cinco indicações dos vereadores para melhorias na infraestrutura do município, como patrolamento, cascalhamento, manutenção de vias e instalação de faixa de pedestres e lombadas.

ACIC NA CÂMARA

As sessões do Legislativo no ano estão sendo acompanhadas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A iniciativa convida voluntários e comunidade em geral para participar das sessões e fiscalizar o trabalho dos vereadores. Até o momento, mais de 40 projetos estão em tramitação na Câmara.

As sessões nesta semana acontecem até quarta-feira (17), sempre às 16h.

 

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Poder Legislativo de Capinzal Anterior

Poder Legislativo de Capinzal

Ortigara sugere que Comissão da Câmara acompanhe elaboração do diagnóstico sociombiental Próximo

Ortigara sugere que Comissão da Câmara acompanhe elaboração do diagnóstico sociombiental

Deixe seu comentário