logo RCN

DIÁRIO DA PANDEMIA - BRASIL HOJE

  • - Luiz Carlos Amorim

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor - Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 40 anos em 2020. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Quase final de semana de novo, estamos no dia 28 de abril. Os últimos dias mesclam o sol, lindão, conferindo a luz única de Lisboa, com nuvens, que deixam a cidade cinza. Procuramos tomar um pouco de sol na sacada. E hoje tive que sair, de novo, para ir ao supermercado, comprar um bacalhau, uma dourada para assar - é um peixe delicioso. E tem um pouco mais de pessoas nas ruas do que a última vez que saí. Acho que essa pequena debandada, aliada à necessidade de reativação da economia, influiu na decisão das autoridades portuguesas no começo da liberação para abertura de parte do comércio, volta ao trabalho, etc. Eles tinham cogitado começar a autorizar a abertura de parte do comércio para o dia 11 de abril, depois para uma data mais perto e hoje anunciaram que segunda-feira começa o recomeço.

Não que a pandemia tenha acabado, que ela continua "estável" aqui em Portugal: o número de mortes é mais ou menos igual nos últimos dias - vinte, vinte a poucos por dia -, os testes continuam sendo feitos e o numero de infectados continua a aumentar . Pouco, mas continua. E são feitos muitos testes, talvez não o suficiente, mas muitos. Como será com muita gente nas ruas, fora de casa? As escolas não abrirão, pelo menos a princípio, e os pais que precisam ficar com os filhos menores de doze anos em casa continuarão a ter o subsídio para sobreviverem (parte do salário), pois o prazo do benefício era para três meses. Será que a curva da pandemia, que agora está "estável" ou até em pequena descendência, continuará assim?

No Brasil, a liberação incentivada pelo presidanta (não é erro não, é isso mesmo!) não está resultando. De ontem para hoje foram mais 474 mortes. É assustador como esse número aumentou em 24 horas: quase duzentas pessoas a mais! E quase quinhentas pessoas mortas em um dia é terrível, o Brasil está indo no mesmo caminho dos Estados Unidos. Será que o exemplo de outros países como Itália, Espanha, Estados Unidos, não serviu para nada, nosso presidanta não está vendo isso? Deus proteja nosso Brasil. Brasileiros, cuidem-se, por favor. Está totalmente fora de controle. Parece que, graças ao presidanta, o pico chegou. E ele poderia ser bem mais ameno.

E já que hoje o diário não está ameno nem bem humorado, vou transcrever uma coisa que achei na internet, sem autor, mas com a data de hoje:

"Para não esquecer.

Data: Terça, 28 de abril de 2020.

- Estamos há 39 dias de isolamento social.

- O dolar está valendo R$ 5,72, o euro R$ 6,27.

- As escolas estão fechadas.

- Há linhas/fitas dentro das lojas para afastar as pessoas.

- Bares e restaurantes somente para entrega em domicílio.

- Parques, praias e locais de passeio não estão acessíveis ao público.

- Todas as competições esportivas foram canceladas.

- Todos os festivais e eventos de entretenimento foram proibidos.

- Casamentos, celebrações de família e aniversários foram cancelados.

- As crianças estão sem contato com outras crianças, com os avós e tios.

- Abraços e beijos são proibidos.

- As igrejas estão fechadas.

- Temos que nos manter afastados uns dos outros por mais de um metro.

- Escassez de máscaras e luvas nos hospitais.

- Há menos respiradores artificiais do que deveria haver.

- Não se encontra álcool gel facilmente.

- Os EUA e a Europa fecharam as suas fronteiras.

- Ninguém mesmo está viajando por lazer. Aeroportos vazios. O Turismo tem a pior crise da história.

- Há pouco mais de uma semana, Bolsonaro substituiu o ministro da saúde para acabar com o distanciamento social;

- Ministro da justiça Sérgio Moro pediu demissão. Bolsonaro queria interferir nas investigações no STF para proteger seus filhos.

- Pessoas em Manaus estão sendo enterradas em valas comuns;

- Ontem o ministro das relações exteriores disse que a Covid 19 é um complô comunista organizado pela OMS, além de criticar o que chamou de cientificismo."

Vamos parar por aqui, que nem eu aguento mais. Amanhã a gente falaremos de amenidades. Se Deus quiser.


O FINAL DE SEMANA E A PANDEMIA Anterior

O FINAL DE SEMANA E A PANDEMIA

EMPRESA ESPECIALISTA EM SINALIZAÇÃO ASFÁLTICA, INICIA DEMARCAÇÃO DE FAIXAS NOS PRIMEIROS TRECHOS DA RODOVIA QUE LIGA PIRATUBA AO ESTADO GAÚCHO Próximo

EMPRESA ESPECIALISTA EM SINALIZAÇÃO ASFÁLTICA, INICIA DEMARCAÇÃO DE FAIXAS NOS PRIMEIROS TRECHOS DA RODOVIA QUE LIGA PIRATUBA AO ESTADO GAÚCHO

Deixe seu comentário