logo RCN

Viver e Conhecer é representante regional na Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida

Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida

 Produção de leite: Uma alternativa de renda sustentável? Esse foi o título do projeto apresentado pelo Viver e Conhecer na Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, realizada na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, nos dias 24 a 26 de março, na Expoagro Afubra. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2014, pelas alunas Vitória Dambrós e Júlia Boaretto, na disciplina de Matemática, sob a orientação da professora Aline Bressan. Durante o evento, as alunas foram acompanhadas pela professora Nilza Marcon Muraro.

A escolha do tema – produção leiteira, surgiu a partir da observação da grande quantidade de propriedades rurais em nossa região que estão se dedicando a essa atividade. O agronegócio do leite é um dos setores que mais gera empregos no Brasil, com quatro milhões de empregos diretos, o que contribui para a fixação do homem no campo, visto que a grande maioria das propriedades leiteiras é de agricultores familiares. O projeto analisou a produção de leite na região e por meio de cálculos matemáticos analisou a viabilidade econômica e ambiental dessa atividade. 

Durante os três dias da Mostra, as alunas levaram ao conhecimento dos participantes como foi a execução do projeto e quais foram as conclusões a que chegaram ao término desse, ou seja, que a produção de leite é uma alternativa de renda viável, econômica e ambientalmente, para a agricultura familiar, desde que sejam observados os aspectos relativos ao bem-estar animal, às tecnologias disponíveis, à alimentação adequada e aos custos dessa produção. Mas, que como qualquer outra atividade, está sujeita às variações do mercado, como ocorreu agora em 2015, que o preço do leite baixou, diminuindo a rentabilidade para o produtor.

A Afubra e o Projeto Verde é Vida

 A Afubra, em 1991, criou Projeto Verde é Vida, programa permanente de educação ambiental que leva às comunidades, por meio das escolas, informações, conceitos e práticas de preservação ambiental. Uma das atividades desenvolvidas pelo Verde é Vida, é a Mostra Científica Verde é Vida, que constitui-se de uma exposição de atividades de pesquisa científica produzidas pelos alunos tendo como laboratório a propriedade rural da sua família e ou da sua comunidade. Essa pesquisa dever ser voltada para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde a escola está inserida.

A Mostra  é composta por três etapas: duas regionais e uma sul-brasileira. A Escola Viver e Conhecer teve o orgulho de ser classificada nas duas primeiras fases e ser, assim a representante da região de Herval d’Oeste na última etapa, trazendo para o nosso município o Troféu Gota Verde.

 

Simae trata 11 milhões de litros de água/dia Anterior

Simae trata 11 milhões de litros de água/dia

Mercado para engenheiros cresce com novas áreas de atuação Próximo

Mercado para engenheiros cresce com novas áreas de atuação

Deixe seu comentário