logo RCN

Vestibular de Inverno 2005

Vestibular de Inverno 2005

A Unoesc  Extensão de Capinzal comunica aos interessados que oferecerá vagas no vestibular de inverno para os seguintes cursos de graduação:

                     

  1. Curso de Administração, com aulas de 2ª a 6ª feira, das 19:00h às 22:30 horas.
  2. Curso de Licenciatura em Artes com aulas aos sábados, das 8:00h às 17:00h e em semanas concentradas nos períodos de recesso escolar.
  3. Curso de Pedagogia Empresarial, com aulas às sextas feiras à noite, das 19:00h às 22:30h e aos sábados das 8:00h às 17:00h.
  4. Curso de Pedagogia - Licenciatura em Educação Especial, com aulas aos sábados das 8:00h às 17:00h e em semanas concentradas nos períodos de recesso escolar.

Maiores informações poderão ser obtidas na sede da instituição, localizada à Rodovia SC-458, Cidade Alta, em Capinzal e pelos telefones 555-4398 e 555-5309 ou pelo e-mail unoczal@unoescjba.edu.br.

 

 

Universidades querem cursos de mestrado e doutorado no Oeste

 

Joaçaba ? Movidas pela necessidade de formar recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento da região, as universidades sediadas no Oeste de Santa Catarina, Unoesc, Unochapecó e UnC,  desenvolvem um projeto que visa a integração das instituições na proposição de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o oferecimento de cursos de mestrado e doutorado na região.

 De acordo com o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Aristides Cimadon, um estudo realizado pelas três universidades revelou que os cursos de pós-graduação, especificamente os de doutorado e mestrado, são oferecidos nos grandes centros ou nas regiões mais desenvolvidas, enquanto que as regiões interioranas não estão sendo contempladas. 

Segundo ele, o que se busca é a união das três universidades do Oeste para firmar parceria com a UFSC, que é a instituição que oferece o maior número de cursos nestas áreas, para desenvolver projetos de mestrado e doutorado na região Oeste. ?Devemos seguir o exemplo de outras instituições que se uniram e conseguiram excelentes resultados. Precisamos desta união para melhorar a qualidade do ensino oferecido na região e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida da população?. 

Para o Vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unoesc, Luiz Carlos Lückmann, o consórcio proposto deseja ser uma das portas de entrada das universidades da região para a pós-graduação e a pesquisa. Por meio dele, as instituições parceiras pretendem ser referência na formação de recursos humanos para atuarem junto às empresas, às instituições de ensino superior e  aos órgãos públicos e privados da região. ?Alguns pressupostos são importantes neste contexto como, por exemplo, a sintonia com os planos de desenvolvimento institucional dos consorciados, especificamente sobre suas missões, sem perder o foco principal que é o desenvolvimento regional?, explica.

O diagnóstico ? O último censo do ensino superior revelou que no ano de 2003, dos 254.153 docentes que atuavam no ensino superior, 54.487 (21,5%) possuía doutorado e 89.228 (35,1%), o mestrado.  

Os números mostraram-se desiguais no ano de 2004. Nas universidades federais 43,3% dos docentes possuía doutorado e 28% dos docentes, o mestrado. Nas estaduais, 37% eram doutores e 28% eram portadores de títulos de mestre. Nas municipais, apenas 12% eram doutores e 34,8% eram mestres.

O estudo revelou também que há uma concentração dos programas de pós-graduação em Santa Catarina, a exemplo do que aconteceu também em outros estados brasileiros. A Universidade Federal de Santa Catarina concentra 66,66% dos programas de mestrado, enquanto que as demais instituições do Estado ficam com os restantes 33,34%. Em nível de doutorado, há uma concentração de 100% dos programas na UFSC.  

Segundo Luiz Carlos Lückmann, para atender a necessidade de qualificação de recursos humanos, tanto para as instituições participantes do consórcio, como para as empresas da região, propõe-se que a Universidade Federal de Santa Catarina disponibilize vagas em seus programas de doutorado e de mestrado, nas áreas de ciências agrárias (recursos genéticos e vegetais e agroecosistemas), engenharias (de produção e de alimentos), saúde (enfermagem e educação física), ciências humanas (educação), ciências sociais aplicadas (direito) e ciências exatas (educação científica e tecnológica). ?São áreas ligadas diretamente com as atividades industriais e educacionais da região e que necessitam deste tipo de qualificação?, justifica o Vice-reitor.

Anterior

O TEMPO entrevistado

Próximo

Leitor de O Tempo

Deixe seu comentário