logo RCN

Vereadora Cimara faz refletir sobre a importância de sermos patriotas na Semana da Independência

Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio

 

Na sessão plenária ordinária de terça-feira, 03 de setembro, a vereadora Cimara Moreira Baú (PMDB), não usou do Expediente parlamentar, mas fez uso da Palavra Livre, para tanto falou da Tribuna Popular como educadora, informando sobre a importância da Semana da Pátria.

Cimara lembrou que a cidadania vem de berço, sendo importante a participação dos educadores no processo de valorizar com amor à Pátria e seus símbolos. É momento para refletirmos enquanto patriotas, nos questionarmos o que temos a comemorar e para conquistar.

O descontentamento, insatisfação tem levado o povo brasileiro para as ruas, buscando força no coletivo para reivindicar saúde, educação, segurança, moradia, condições de sobrevivência digna, pois o país é um território gigante com riquezas naturais, que não é compartilhado com igualdade.

Os governantes devem buscar com comprometimento soluções para os problemas, se fazendo necessário considerar e valorizar através de uma nova forma de administrar, que vai além do próprio homem. É preciso pensar no Município com repercussão no Estado e na esfera Federal, com ações e atitudes baseadas no coletivo, na solidariedade, na justiça, na essência do ser humano, buscando o bem comum.

Cimara muito bem se lembrou da importância de levar ao poder maior elaborando projetos que busquem soluções, sugiram sugestões, pois pela grandiosidade do Brasil é um prazer morar nesta Nação.

Na sequência de seu pronunciamento, Cimara passou um vídeo que mostrou a potência que é o Brasil, com seu comércio, indústrias, ações e serviços governamentais, a força e determinação de seu povo, enfim, os brasileiros movendo essa grande engrenagem do desenvolvimento e do crescimento sustentável.            

“Sejamos patriotas de verdade, e gritamos com orgulho por sermos brasileiros”, assim Cimara definiu a importância da Independência do Brasil.

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias. A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

Obs: Mais informações no site e no facebook, inclusive, o texto do Dia dos Pais lido por Cimara. 

 

Vereador presta contas de sua representação na Câmara Municipal de Capinzal Anterior

Vereador presta contas de sua representação na Câmara Municipal de Capinzal

Break Cultural estréia com Super Drops Próximo

Break Cultural estréia com Super Drops

Deixe seu comentário