Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
Vereadora Cimara faz refletir sobre a importância de sermos patriotas na Semana da Independência
Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio
Na sessão plenária ordinária de terça-feira, 03 de setembro, a vereadora Cimara Moreira Baú (PMDB), não usou do Expediente parlamentar, mas fez uso da Palavra Livre, para tanto falou da Tribuna Popular como educadora, informando sobre a importância da Semana da Pátria.
Cimara lembrou que a cidadania vem de berço, sendo importante a participação dos educadores no processo de valorizar com amor à Pátria e seus símbolos. É momento para refletirmos enquanto patriotas, nos questionarmos o que temos a comemorar e para conquistar.
O descontentamento, insatisfação tem levado o povo brasileiro para as ruas, buscando força no coletivo para reivindicar saúde, educação, segurança, moradia, condições de sobrevivência digna, pois o país é um território gigante com riquezas naturais, que não é compartilhado com igualdade.
Os governantes devem buscar com comprometimento soluções para os problemas, se fazendo necessário considerar e valorizar através de uma nova forma de administrar, que vai além do próprio homem. É preciso pensar no Município com repercussão no Estado e na esfera Federal, com ações e atitudes baseadas no coletivo, na solidariedade, na justiça, na essência do ser humano, buscando o bem comum.
Cimara muito bem se lembrou da importância de levar ao poder maior elaborando projetos que busquem soluções, sugiram sugestões, pois pela grandiosidade do Brasil é um prazer morar nesta Nação.
Na sequência de seu pronunciamento, Cimara passou um vídeo que mostrou a potência que é o Brasil, com seu comércio, indústrias, ações e serviços governamentais, a força e determinação de seu povo, enfim, os brasileiros movendo essa grande engrenagem do desenvolvimento e do crescimento sustentável.
“Sejamos patriotas de verdade, e gritamos com orgulho por sermos brasileiros”, assim Cimara definiu a importância da Independência do Brasil.
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias. A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
Obs: Mais informações no site e no facebook, inclusive, o texto do Dia dos Pais lido por Cimara.
Deixe seu comentário