logo RCN

Unoesc recebe o Atlas do Esporte no Brasil

Universidade

 

Considerado o mais completo inventário sobre o esporte brasileiro, o Atlas do Esporte no Brasil foi apresentado, oficialmente, ao Campus de Joaçaba. O livro foi entregue pessoalmente, pelo presidente do CREF3/SC, Marino Tessari, ao coordenador do curso de Educação Física, Edmar de Oliveira Pinto.

O documento, que levou cerca de dois anos para ficar pronto, aborda 300 temas relacionados com as atividades físicas e apresenta os resultados d euma das maiores pesquisas sobre esporte feitas até hoje no mundo. É o maior e mais completo mapeamento sobre esporte, Educação Física e atividade física de saúde e lazer já realizado no país. O Atlas tem como objetivo sistematizar as informações sobre o esporte no Brasil, com o intuito de subsidiar a implantação de políticas públicas. ?A publicação servirá de referência à pesquisa para as comunidades, mas principalmente para o corpo acadêmico das universidades?, afirmou o presidente do CREF3/SC.

O Conselho Regional de Educação Física está agora, realizando a coleta de dados para elaborar o Atlas do Esporte  de Santa Catarina e, para isso, está solicitando a colaboração dos profissionais de atividades físicas e acadêmicos de Educação Física na coleta de dados a fim de transformar o documento numa referência no âmbito da pesquisa do setor esportivo catarinense. Mais informações na página www.crefesc.org.br/atlas

 

 

Memorial à Paz é finalista no Festival de Cinema de Varginha

(com foto)

 

Produzido por três estudantes do curso de Rádio e TV, o documentário Memorial à Paz é um dos finalistas do 4º Festival de Cinema de Varginha, na categoria Vídeo. O evento acontece de 29 de setembro a 07 de outubro. Durante 10 dias, o público assiste a produções recentes que retratam o cotidiano e a verdadeira identidade do povo brasileiro.

O documentário, produzido pelos estudantes Rodrigo Gomes, Alex Morais e Enio Brambatti, retrata um dos mais terríveis episódios do século XX através dos relatos de um dos sobreviventes, Kazumi Ogawa, que hoje reside no município de Frei Rogério, próximo a Curitibanos.

Os alunos reuniram um acervo raro de imagens e fotos. O filme, com 20 minutos, mostra imagens exclusivas da coletânea da família Ogawa. Kazumi prestou um comovente depoimento, todo em japonês, sobre o momento do bombardeio, as primeiras imagens logo após o ataque e a vinda para o Brasil.  

O documentário agora, irá concorrer a um ET, estatueta dada aos ganhadores do Festival de Varginha. Idéia original dos organizadores. Memorial à Paz será exibido no dia 30 de outubro. Mais informações no site www. tdeouro.com.br/paginas.asp?pag=videos

 

 

Alunos de Gestão de Agronegócios na ExpointerAlunos de Gestão de Agronegócios na Expointer

 

 

No dia 27de agosto, 68 alunos das quarta e sexta fases do curso de Tecnologia em Gestão de Agronegócios, da Unoesc Extensão de Capinzal, visitaram a Expointer, em Esteio (RS), maior feira de agronegócios da América Latina.

Passaram o dia visitando os estandes de empresas ligadas ao agronegócio, de todos os setores ? animais de pequeno e médio porte, máquinas de todos os tipos, armazéns, assessórios, veículos, torneio de eqüinos.

Os alunos conheceram o que há de mais moderno em todos os setores do agronegócio, desde máquinas avançadas, manejo de animais e tecnologias de produção.

A visita iniciou às 9 horas, com o ingresso na feira, e durou até às 16 horas, quando retornaram para Capinzal. O professor Marco Antônio Hachmann, coordenador do curso, e a professora Lindamir Gadler, acompanharam os alunos na visita.

 

 

Alunos de Administração visitam a Weg

 

No dia 06 de setembro, 40 alunos da terceira fase do curso de Administração, da Unoesc Extensão de Capinzal, visitaram as indústrias WEG, na cidade de Jaraguá do Sul. Passaram o dia conhecendo as empresas do grupo, que atua nos ramos de motores elétricos, transformadores, tintas químicas e geradores de energia.

A visita iniciou às 9 horas, com a projeção de um vídeo institucional. Em seguida os alunos conheceram o centro de treinamento, onde a WEG capacita adolescentes nas diversas áreas de atuação da empresa. Durante o período de treinamento os alunos precisam estudar à noite no ensino médio. Os alunos recebem salário e têm direito aos mesmos benefícios que o grupo WEG oferece aos seus funcionários. Após o período de treinamento, que dura entre dois e três anos, os jovens podem optar em serem admitidos por uma das empresas do grupo, ou podem se desligar e procurar outros caminhos profissionais.

Ainda de manhã, os alunos visitaram o museu WEG, e conheceram, além da história da empresa e de seus fundadores, um pouco da história da cidade de Jaraguá do Sul e de como eram fabricados motores elétricos nos primeiros tempos de sua existência ? quase que de forma artesanal.

A WEG propiciou aos alunos o almoço no restaurante de seu segundo parque fabril, a maior fábrica de motores elétricos em um só lugar do mundo.

Durante a tarde os alunos conheceram a linha de produção das empresas do grupo WEG, desde inversores de freqüência, produção de pequenos motores de ar condicionado, geladeiras, até enormes geradores, para grandes complexos industriais.

Ao final da visita, os alunos se deslocaram para a cidade de Joinville, onde pernoitaram. No dia seguinte, (07), realizaram um esplêndido passeio de barco pela baía da Babitonga, no barco Príncipe de Joinville III, e conheceram o centro da cidade histórica de São Francisco do Sul.

A visita foi organizada e acompanhada pelo coordenador do curso, prof. Marco Antônio Hachmann.

 

 

Anterior

Meu Primeiro Aniversário

Próximo

Câmara Municipal de Ouro

Deixe seu comentário