logo RCN

Unoesc na 2ª Mesa Redonda

Unoesc e as Prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa realizam a 2ª Mesa Redonda

A Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC e as Prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa realizaram a 1ª Mesa Redonda no Auditório da Unoesc de Capinzal, dia 04 de novembro, quinta-feira.

        Composição da Mesa Redonda: Aristides Cimadon/Reitor da Unoesc e Coordenador da Mesa; Nilvo Dorini/prefeito de Capinzal, Sérgio Durigon/prefeito de Ouro, Alcides Mantovani/prefeito de Zortéa e José Elmar Feger/Especialista em Empreendedorismo.

        Na ocasião foram analisadas as alternativas para a diversificação do desenvolvimento sócio-econômico de Capinzal, Ouro e Zortéa e o papel da Universidade. 

         A 2ª Mesa Redonda acontece no dia 06 de dezembro, segunda-feira, com início às 19:30 horas, no Auditório da Unoesc em Capinzal, abordando o mesmo tema da primeira reunião.

  1. A região (Capinzal, Ouro e Zortéa) deve ser considerada o ?nosso território!. A concorrência se daria frente a outros territórios, sendo que dentro deste nos uniríamos em parcerias, para nos tornarmos mais eficientes e fortes.
  2. Devemos ter um melhor conhecimento do que podemos. A sugestão seria a de se elaborar um mapeamento sobre as possibilidades econômicas da região, identificando-se os princcipais nichos existentes e os que poderiam ser criados.
  3. A vocação da nossa região não vem, necessariamente, ao natural. Ela precisa ser discutida, construída e assumida.
  4. Os pequenos proprietários rurais da nossa região necessitariam diversificar mais suas atividades produtivas e, principalmente, agregar valor aos produtos ?in natura?. Para que isto ocorra há necessidade de se juntar esforços no sentido de capacitação, acompanhamento e assessoria.
  5. Sugere-se um trabalho permanente de incentivo ao associativismo e de formação de consórcios entre os pequenos e médios empresários e produtores rurais.
  6. Há problemas no financiamento aos proprietários rurais e aos pequenos e médios empresários. Há necessidade, portanto, de um trabalho neste sentido e de busca da ampliação das alternativas e da capacidade de financiamento.
  7. Sugere-se a existência de um órgão, podendo ser municipal ou regional, que dê toda a orientação à criação de pequenas empresas e de consórcios e que os acompanhe tecnicamente nos primeiros meses de existência.
  8. Precisa-se aprender e elaborar bons projetos e a buscar os recursos nos órgãos públicos e em fundações.
  9. Deve-se dar especial atenção à leis que controlam o desenvolvimento sócio-econômico, em especial àquelas sobre o saneamento ambiental.
  10. Sugere-se a discussão sobre a implantação de parques industriais e seus focos produtivos para determinar a estratégia mais adequada.
  11. À Universidade caberia oferecer cursos de graduação nas áreas vocacionadas da região, qualificar as pessoas na gestão das pequenas empresas, oferecer treinamentos em atividades econômicas diversificadas, fomentar pesquisas sobre a região e, principalmente, ser um elo de integração e de capacitação humana para toda a região.  
Anterior

Escolha das candidatas da Festa Vila Sete de Julho

Próximo

Formatura dos alunos PROERD em Ipira e Piratuba

Deixe seu comentário