logo RCN

Unoesc

Alunos de Administração de Capinzal realizam visita técnica

No dia 21 de junho, quarenta e dois alunos da segunda fase do curso de Administração de Capinzal visitaram duas empresas na cidade de Caçador.

Pela manhã conheceram o curtume e a fábrica de calçados Viposa S/A, e à tarde foi a vez de Móveis Rotta Ltda. O grupo vivenciou a aplicação das teorias da administração e fez diversas observações conforme roteiro preparado pelo prof. Vanderlei Barbieri, como a existência de programas ambientais e de qualidade total, clima organizacional, política de benefícios trabalhistas, processo de planejamento e tomada de decisão, visão de futuro.

Observou-se que tanto a Viposa quanto a Móveis Rotta são empresas altamentente tecnológicas, mas também muito empregadoras de mão-de-obra, o que contrapõe o senso comum de que a tecnologia é uma das causas do desemprego. Outra constatação em ambas as empresas visitadas foi a forte agregação de valor aos produtos fabricados. A Viposa adquire o couro bruto no Mato Grosso e transforma em diversos produtos, como material para assentos e volantes de automóveis e calçados de segurança e moda. E a Móveis Rotta atua desde o plantio de reflorestamento (pinus), extração, serraria, fábrica de painéis e móveis de primeiríssima qualidade.

A Viposa combina suas vendas entre os mercados interno e externo, enquanto que a Móveis Rotta direciona sua produção integralmente à exportação.

A visita foi acompanhada pelo coordenador do curso,  prof. Marco Antônio Hachmann.

 

Unoesc participa da Alfabetização Solidária no Pará

(com 02 fotos)

 

A professora Marilena Detoni, da ACHS (Área de Ciências Humanas e Sociais) da Universidade do Oeste de Santa Catarina, viajou, no dia 24 de junho, rumo ao município paraense de Muaná, localizado na Ilha de Marajó. O papel da Universidade, no Programa Alfabetização Solidária, consiste em oferecer capacitação aos alfabetizadores. . De acordo com dados do IBGE, existem, no Brasil, cerca de 15 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais.

Foram dois dias trabalhando na capacitação dos alfabetizadores, são eles que irão ensinar os jovens e adultos da comunidade a ler e escrever. Entre as atividades desenvolvidas durante o período de capacitação, pode-se citar a leitura, produção e interpretação de textos e a expressão oral. Ao todo, oito pessoas receberam capacitação em Muaná. ?A Alfabetização Solidária foi uma porta que se abriu. Aqui é uma localidade esquecida, nem escola tem, a sala de aula é na cozinha da casa que eu moro. São 25 alunos e eles não falham?, conta Selma da Silva Costa, uma das alfabetizadoras escolhidas para atuar no projeto.

A professora Marilena visitou as salas de aula e percebeu que até um bar, localizado na área ribeirinha, foi cedido pelo dono para as aulas de 23 alunos. ?Na caminhada entre uma sala e outra mantínhamos contato com a população, foi uma visita cultural, aprendemos muito, até nas casas dos próprios alunos nos fizemos presentes, eles nos acompanhavam e faziam questão que soubéssemos onde moravam?, relembra a professora.

De acordo com Marilena, as ações sócio-educativas que a Unoesc vem desenvolvendo na cidade de Muaná, no Pará, são valiosíssimas. Tanto os alfabetizadores quanto os alfabetizandos contam os dias para a chegada do professor. ?Podemos afirmar e confirmar que ninguém ensina ninguém .  Nós ensinamos e aprendemos , nós aprendemos e ensinamos. Se eles ficam deslumbrados em receber a capacitação e ansiosos por querer mais, a recíproca é verdadeira. Pois a lição de vida, o saber do bem viver, o cultivo da alegria e a solidariedade que esse povo tem, para nós do Projeto de Alfabetização Solidária só consolida e os auxilia para serem cada vez mais o que eles já são, são gente que amam a sua gente?, disse.

 

 

Resultados do Projeto: Família/Universidade/Aluno ? Criando um elo de comunicação no 1º semestre de 2005

 

O  Projeto Família/Universidade/Aluno entrou em contato, no primeiro semestre de 2005, com as famílias dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Psicologia. No total foram realizadas 596 ligações, onde a psicóloga, Taiza Cristina Cordazzo, conversou com os pais dos acadêmicos explicando os serviços oferecidos pelo SAE ? Serviço de Apoio ao Estudante, esclarecendo dúvidas e escutando sugestões quanto aos cursos oferecidos pela Unoesc Campus de Joaçaba.

Percebe-se a importância desse trabalho pelo fato de muitas famílias residirem em outras cidades e em outros estados. Constatou-se que a grande maioria das famílias reside no estado de Santa Catarina, porém em várias cidades. Em segundo lugar, com um número considerável de famílias, está o estado do Rio Grande do Sul e depois aparecem outros estados como Paraná, Goiás, Tocantins e Pará.

No 2º semestre de 2005, pretende-se entrar em contato com os ingressantes do vestibular de inverno, bem como os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica até estender a todos os cursos da universidade.

 

Fórum de Biodireito da Unoesc

(com foto)

 

Reuniram-se, no dia 8 de julho, os membros da Comissão Organizadora do I Fórum de Biodireito da Unoesc, visando a organização do projeto do evento a ser realizado nos dias 4, 5, 6, e 7 de outubro de 2005.

Participaram da reunião o coordenador do curso de Direito, prof.
Cristhian Magnus De Marco e os coordenadores do evento: prof. Célio Alves de Oliveira, a acadêmica Mônica da Silva Casaletti e o arquiteto Emerson da Silva.

O evento contará com palestrantes de renome internacional, como o prof. Doutor Luis Paulo Sirvinskas ? autor do Livro Manual de Direito Ambiental que falará sobre ?Princípios norteadores do Direito Ambiental e a Tutela de Bens?.

Outros temas de relevância também estarão sendo elencados no evento como é o caso do ?Impacto da Manipulação Genética na Ciência?;  ?Os avanços da Biotecnologia: Uma questão de Saúde? ; ?A Biossegurança e os desafios a serem superados?.

 

Anterior

Fanfarra de Lacerdópolis representa o Brasil

Próximo

Zanardo realiza Reunião-Jantar

Deixe seu comentário