logo RCN

Unoesc

Novos alunos são recebidos para o primeiro dia de aula

Joaçaba - O início do mês de agosto é sempre lembrado pelo fim das férias de julho e pela volta às aulas. Mas para muita gente, principalmente para aqueles que estão chegando na Universidade, também pode marcar o começo de uma nova e importante etapa da vida.

A Unoesc Campus de Joaçaba preparou uma recepção para os novos alunos que foram aprovados no Vestibular de Inverno da Acafe e no Processo Seletivo Especial. São mais de 500 estudantes distribuídos em Joaçaba e nas extensões de Capinzal e Campos Novos.

A recepção procurou mostrar aos novos estudantes um pouco do funcionamento da universidade. O reitor Aristides Cimadon, desejou as boas vindas, assim como a vice-reitora de Graduação, Ana Beatriz Brancher, e o vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Luiz Carlos Lückmann. Para facilitar o dia-a-dia dos novos alunos e ajudá-los no processo de integralização com a instituição foram apresentadas algumas ferramentas bastante utilizadas, como o espaço acadêmico e dicas para navegar pelo sistema, as funções desempenhadas pelo SAE e a oportunidade de interagir com os dirigentes, professores e colegas.

Os primeiros colocados em cada curso receberam uma homenagem, um livro da Editora Unoesc entregue pelo coordenador do curso.

Capinzal ? Na Unoesc Extensão de Capinzal, a recepção dos novos alunos também começou na segunda-feira. Os calouros do curso de Administração conheceram um pouco mais sobre a universidade através da exibição de um vídeo com imagens da infra-estrutura oferecida pela instituição. Além do vídeo, os acadêmicos receberam um kit com artigos promocionais da universidade. Nesse final de semana, acontece a recepção dos novos alunos dos cursos de Pedagogia Empresarial, Artes e Pedagogia ? Licenciatura em Educação Especial.

 

Projeto Raízes auxilia no replantio da mata ciliar do Rio do Peixe

 

A Unoesc, através do Projeto Raízes e do Comitê do Rio do Peixe, distribuui 1500 mudas de árvores nativas à comunidade, durante a manhã de sábado. O trabalho foi uma continuação do que ocorreu durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, atendendo a reivindicação da comunidade que pediu para que a distribuição de mudas fosse repetida.

 

 

Os 60 anos do ataque nuclear à Hiroshima e Nagasaki viram exposição e documentário

(com foto)

 

O Espaço Cultural da Biblioteca Universitária apresenta, até o dia 06 de agosto, a exposição fotográfica ?Memorial à Paz?. As fotos foram doadas pelos Museus Históricos de Hiroshima e Nagasaki e revelam, através de imagens chocantes, as conseqüências dos ataques nucleares sofridos pelas duas cidades em agosto de 1945. As fotos trazem ao conhecimento público o poder destruidor das armas nucleares.

Os efeitos devastadores do ataque nuclear ainda estão presentes na vida de muitas vítimas que sobreviveram à tragédia. Estima-se que 75% dos sobreviventes possuem seqüelas, 60 anos após a tragédia. É praticamente impossível mensurar quais os efeitos que a radiação está causando e ainda produzirá no futuro.

A exposição faz parte da pesquisa realizada pelos acadêmicos da 6ª fase do curso de Rádio e TV, Rodrigo Gomes, Alex Morais e Enio Brambatti, durante o documentário ?Memorial à Paz?. O acerco pertence à família Ogawa e foi presente do governo de Nagasaki, tratando-se de imagens originais, que resumem a tragédia vivida naqueles dias.

O documentário será lançado na próxima sexta-feira, dia 05 de agosto, no Auditório Afonso Dresch, com a presença de Kazumi Ogawa, sobrevivente em Nagasaki, que hoje reside no município de Frei Rogério.

 

Novos alunos levam doações e calor humano à Creche Irmã Scheila

(com foto)

 

Um pouco de calor humano e algumas horas foi o que bastou para ver a alegria estampada no rosto de cada uma das crianças que freqüentam a Creche Irmã Scheila, em Joaçaba.

Na última segunda-feira, primeiro dia de aula na universidade, os recém chegados alunos do curso de Medicina receberam a missão de proporcionar alegria para quase 100 crianças. Cada um dos 25 estudantes foi convocado a levar brinquedos e materiais didáticos para participar do trote solidário.

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, professora Terezinha Deitos, a atividade é extremamente importante para os novos alunos. ?O trote solidário proporciona inúmeros benefícios, ele promove a integração dos acadêmicos com as crianças da creche, permitindo que os futuros profissionais da área médica sintam a importância da humanização de suas funções e conheçam a importância dos trabalhos sociais?.

Para os universitários, substituir o trote tradicional pelo solidário foi uma experiência recompensadora.  Além de arrecadar brinquedos, lápis de cor, tintas e giz de cera, eles também participaram das brincadeiras e acompanharam as crianças em diversas atividades. Andressa Roman, 22 anos, de União da Vitória ? PR,  acompanhou o mesmo grupo de meninos e meninas durante boa parte do tempo e afirmou estar encantada com a experiência. ?Esta interação com as crianças é muito importante, temos que pensar no futuro e a melhor maneira de fazer isso é cuidando das crianças?. O calouro Roberto Lanna, 21 anos, paranaense de Cascavel, ficou com vontade de levar para casa uma das crianças. A afinidade entre os dois surgiu logo no primeiro contato, ele afirmava. ?Muito interessante esse novo estilo de trote, fazer a garotada sorrir não tem preço?.

Se a experiência foi positiva para os estudantes, o mesmo aconteceu com as crianças. Uma das coordenadoras da creche, Marizete Siviero, classificou  como fundamental o contato das crianças com os estudantes proporcionando o desenvolvimento do relacionamento humano. ?Esta parceria com a Unoesc é muito importante, seja na parte de orientação pedagógica prestada por estudantes de pedagogia, quanto nas arrecadações em prol da creche e no contato com os acadêmicos?.

 

Anterior

Bônus Estiagem 2005

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário