logo RCN

Unoesc

Produção Científica à mostra na Unoesc

Maior evento científico da Unoesc vai reunir mais de 180 pesquisadores, além de consultores do CNPq e da Fapesc

 

   Três grandes eventos de pesquisa estarão acontecendo paralelamente, nos dias 18 e 19 de agosto em Joaçaba, através das Vice-reitorias de Graduação e de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, em parceria com todos os campi da Unoesc. O IV Seminário de Iniciação Científica da Unoesc vai reunir pesquisadores e acadêmicos em uma exposição dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição

    O III Seminário de Pesquisa busca divulgar para a comunidade o resultado das pesquisas realizadas nas diversas modalidades: monografias, dissertações, teses e outras pesquisas que foram defendidas ou não em banca pública.

    A II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ?  Miepe  vai apresentar os resultados da produção de trabalhos de conclusão de curso (TCC) da graduação do Campus de Joaçaba. A Mostra oferece, ainda, a Noite de Revelação de Talentos, que vai reunir acadêmicos, professores e funcionários técnico-administrativos para que eles possam exibir seu talento na música, poesia, banda e dança, com premiação para os três primeiros colocados.
     De acordo com o coordenador geral dos eventos, Fábio Lazzarotti, o objetivo  é buscar direcionar a pesquisa na Unoesc para atender às demandas e necessidades da região. Segundo Lazzarotti, serão apresentados mais de 180 trabalhos que irão expor boa parte da produção científica da Unoesc. A Miepe deve apresentar  em torno de 30 trabalhos.

   ?A Unoesc espera que esses 187 trabalhos, além de ficarem registrados nos ANAIS e no currículo lattes de nossos professores e acadêmicos, tenham contribuído ou venham a contribuir, de uma forma ou de outra, para a solução de inúmeros problemas existentes em nossa região. Somente assim, estaremos no encalço da missão institucional de contribuir com o processo de desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural de nossa região?, afirmou o vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Luiz Carlos Lückmann.


   Os três eventos terão a programação interligada e dividida entre a apresentação das pesquisas e dos trabalhos, uma palestra e um painel com a presença  do diretor científico da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado
de Santa Catarina), agência que promove a pesquisa no estado, e um pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia). ?As políticas de Ciência e Tecnologia e seus impactos junto à Universidade? vai ser a temática do painel que substituirá  a palestra com o teólogo Leonardo Boff, que teve a vinda cancelada por problemas de saúde.

 

Dia 18 de Agosto:

 

 

 

Dia 19 de Agosto

Os Paralamas

Centro de Eventos terá um novo sistema de equalização de som, capaz de melhorar  em 80% a qualidade

Um dos mais tradicionais grupos de rock brasileiro em atividade, os Paralamas do Sucesso, estará no centro de Eventos da Unoesc, no dia 19 de agosto, fazendo o show de encerramento da Miepe e dos Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica.
      A banda começou nos anos 80, em Brasília, e mantém por cerca de 20 anos a mesma formação com João Barone (bateria), Herbert Vianna (guitarra e voz) e Bi Ribeiro (baixo). \"Vital e sua Moto\" foi o primeiro sucesso do grupo. A consagração veio com o segundo disco, \"O Passo do Lui\", de 1984, que incluía alguns dos maiores sucessos da banda: \"Óculos\", \"Meu Erro\", \"Ska\" e \"Romance Ideal\", todas de autoria de Herbert Vianna.
     A Unoesc contratou os serviços de uma empresa especializada em equalização. O novo sistema será usado, pela primeira vez, durante o show dos Paralamas e pro-mete melhorar em até 80% a qualidade do som emitido dentro do Centro de Even-tos. O show também vai comemorar o 2º ano do Centro de Eventos e a apresentação da Rádio Unoesc FM. Após o show, festa na tenda do Café Pinhão, ao lado do Centro de Eventos.

Nota de Esclarecimento

 

A direção da Unoesc vem a público esclarecer, ao contrário do que algumas agências bancárias estão informando aos acadêmicos, que não é opção da Unoesc conceder ou não recursos do Financiamento Estudantil ? FIES para novos contratos.

Cabe ao Governo Federal, através do Ministério da Educação ? MEC, a liberação dessa linha de crédito. A Unoesc participa do processo apenas como órgão repassador do financiamento aos alunos, não tem gerência na liberação. Pelas últimas regulamentações governamentais os recursos estão sendo liberados preferencialmente para alunos que possuem bolsa de estudo parcial (25% e 50%) do Programa Universidade para Todos ? ProUni.

Esclarecemos ainda que a Unoesc continua com sua política de distribuição de bolsas de estudo com recursos da filantropia e do art. 170 e, para os alunos que já possuem o FIES, os aditamentos estão sendo feitos regularmente.

 

 

Rádio Unoesc FM no ar

 

Operando provisoriamente em caráter experimental, já está no ar a mais nova rádio da região. A rádio Unoesc FM opera na freqüência 106.7 e, até o início de outubro, deve entrar no ar em caráter definitivo.

A rádio, de acordo com a coordenadora Sandra de Lima, possui caráter educativo e terá uma programação dirigida ao público jovem mas que não irá se resumir apenas em música, terá muita informação e notícias atuais. \"Será uma rádio atuante que vai colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos ouvintes, contribuindo com a missão da Universidade de promover o desenvolvimento regional\", afirmou Sandra.

Com equipamentos de última geração, a rádio é totalmente digitalizada, com excelente capacidade de som e 300 w de potância (potência máxima permitida pela Anatel para as rádios educativas).

Ingressos para o show: para acadêmicos, no DCE. Para o público externo, no protocolo ou na loja MB Conveniências da Unoesc, Fonte Viva e WM.

 

Anterior

Reunião para discutir safra agrícola 2005 / 2006

Próximo

Homenagem póstuma

Deixe seu comentário