logo RCN

UM PAÍS E SEUS CABEÇAS

  • - Evani Marichen Lamb Riffel

Por Evani Marichen Lamb Riffel

     CARO/A LEITOR/A...SALVE, SALVE 07 DE SETEMBRO DE 2020!

SALVE A LIBERDADE, A HONESTIDADE, A JUSTIÇA IMPARCIAL!

EM TEMPOS DE PANDEMIA- CORONAVÍRUS/COVID-19...

SALVE A SAÚDE NACIONAL...

EM CASA, SEM FESTIVIDADES...PRATICANDO DISTANCIAMENTO SOCIAL!

USANDO A PROTEÇÃO DA MÁSCARA POR PRECAUÇÃO, ÁLCOOL GEL, MUITA ÁGUA E SABÃO,

SEM DESFILE, SEM AGLOMERAÇÃO, QUE SEJA UM DIA DE PATRIÓTICA REFLEXÃO!



Estimado/a leitor/a, para ilustrar o momento atual do nosso amado Brasil, ao garimpar na biblioteca por novas leituras, deparei com a maravilhosa Edição Comemorativa dos 100 anos de Carlos Drummond de Andrade, uma coletânea de contos plausíveis.

      A página 46, do citado livro e autor, estampa em orgia política o fenômeno governamental dos parlamentares de certo país, que agiam sem cabeça, essa parte tão importante do corpo, cuja ausência é notada por um deles.

      Vitória, vitória... Vamos à história?

      Quem conta um conto, aumenta um ponto, temo tocar no ponto mas toco por encanto, ao conto reconto fiel deste drumondiano conto:

"A Volta das Cabeças"

      Naquele País, os parlamentares funcionavam sem cabeça e nem se davam conta disso. Os corpos moviam-se como se fossem dirigidos por uma central reflexiva e determinativa, no alto do pescoço, e tudo corria com normalidade- normalidade especial, não é preciso acrescentar.

      Um dia, certo deputado reparou na falta de cabeça e sentiu-se constrangido. Já não fazia os gestos com a mesma perfeição, e experimentava o que se poderia chamar de dor de cabeça sem cabeça.

      Convocou alguns colegas e mostrou-lhes que eles também precisavam recuperar o crânio perdido. Muita gente já observara o fenômeno e duvidava da legitimidade de representantes destituídos de parte tão importante como a cabeça.

      Um dos colegas admitiu a lacuna de que padeciam todos, mas alvitrou que ela poderia ser corrigida com cabeças de papelão, que são mais leves.

      -Nada disso - falou o que tivera a iniciativa da recolocação.

      -Temos que repor nossas cabeças verdadeiras.

      Saíram à procura das ditas, e muitos não as encontraram. Outras tinham-se convertido espontaneamente em cabeças de alfinete. Umas tantas conservavam-se intactas e foram correndo instalar-se no pescoço de seus donos.

      Mas o Governo, prevenido daquele movimento, coçou a cabeça, meditou e decidiu:

      -Isso é que não. Para recolocar a cabeça no lugar, preciso de autorização superior. E esta eu só dou lenta e gradualmente. Primeiro recoloque-se o queixo. Mais tarde a boca. Depois o nariz, olhos etc. Mas só um olho de cada vez. E uma só orelha também. O tampo fica para o fim. Com o correr dos dias vocês terão cabeças ótimas, até com "ideias" próprias.

      A "ideia" agora, num significado Aureliano, é usada aqui num sentido mais lato, como expressão que traz implícita uma presença de intencionalidade:

      -Quem reorganiza, quem comanda, quem reergue as ideias de "Um País e seus Cabeças?"

      -Aquele País, geograficamente situado América do Sul, com uma extensão de 8.514.876 quilômetros quadrados, o maior da América do Sul e o quinto maior em extensão do planeta, com aproximadamente 207,7 milhões de habitantes (dados de 2016), terá quando a "Volta das Cabeças" governamentais?

-Terão cabeças e até ideias com urgência, para salvar o Brasil da crise econômica, social, geral, e em tempos de pandemia COVID-19???!!!

-Psiuuuuuuu!!!!!!!...

...-"Que País é esse?" (Legião Urbana)

Nas favelas, no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam

No futuro da nação

Que País é esse????!!!!...

P.S.

      Acreditemos ainda num novo porvir do nosso País Brasil, neste dia 07 de setembro de 2020, em COMEMORAÇÃO e busca pela INDEPENDÊNCIA e cumprimento Constitucional no Legislativo, Executivo, judiciário, Municipal, Estadual, Nacional!!!! Acreditemos em governantes eleitos, livres, incorruptíveis, independentes para governar a crise atual que se estende.




Consórcio Machadinho apoia convênio para realização de testes de Covid 19 pela Embrapa Anterior

Consórcio Machadinho apoia convênio para realização de testes de Covid 19 pela Embrapa

Fort Atacadista promove a Semana da Pátria com ofertas em centenas de itens Próximo

Fort Atacadista promove a Semana da Pátria com ofertas em centenas de itens

Deixe seu comentário