logo RCN

TREM DE FERRO SE DESLOCA AO SUL PROMETENDO EMOCIONAR GAÚCHOS COM HISTÓRIA MEMORÁVEL

TREM DE FERRO SE DESLOCA AO SUL

 

 
Por: Cleide Fátima–Especial SP Mais Informações em: www.memoraveltremdeferro.com.br
 
Duas novas paradas estão marcadas para o trem cinematográfico para esta semana. São as cidades gaúchas de Maximiliano de Almeida e Pain Filho. Na quinta-feira, dia 17, a projeção acontece na Casa de Cultura Avelino Benin, em Maximiliano de Almeida-RS, o evento é beneficente e a alimentação arrecadada é destinada à Pastoral da Criança. Encerrando a semana, a sexta-feira, dia 18 é marcada pela sessão especial no Centro Cultural 19 de Março em Pain Filho – RS. A sessão solene inicia às 19:00 horas, marcando 49º Aniversário daquele município.
Com as projeções gaúchas, Memorável Trem de Ferro totaliza 13 exibições. Já fez um público de pelo menos 12 mil expectadores, conquistando uma legião de romancistas ferroviários por onde passa. Na semana que passou as exibições se concentraram nos estados do Paraná e São Paulo, nas cidades de Jaguariaíva e Itararé respectivamente.
Em Jaguariaíva a equipe produtora foi recepcionada pela administração municipal, participou de programas da Rádio Jaguariaíva AM e ainda confraternizou com ferroviários aposentados durante solenidade no Clube Recreativo Municipal.
Emoções que se multiplicaram na cidade paulista de Itararé, onde as locações tiveram início. De entrevistas as emissoras de rádio locais à visitas aos órgãos públicos, Faculdade Fafit e ao grande evento de projeção no Auditório Professor Newton Marques, as recordações do passado ferroviário estiveram em alta. Além da presença do escritor Ruy de Jesus Furlani, do Jornalista Hélio Porto, do ferroviário José Vieira de Barros, depoentes do documentário, também se fizeram presentes no evento o prefeito da cidade, Luíz Cézar Perúcio além de acadêmicos, professores e diretores da Faculdade Fafit. Destaque especial no evento também para a presença da família do fotógrafo Claro Jasson, célebre fotógrafo da Lumber o qual é mentor intelectual das imagens que sustentam a memória da construção ferroviária e podem ser vistas no filme.
A obra resgata a história de um dos mais audaciosos empreendimentos da construção ferroviária mundial. Inaugurada em Outubro de 1910, pela Brazil Railway Company, empresa do conglomerado Farquhar, a ferrovia que motivou a Guerra do Contestado e consequente povoamento da região, acaba de completar cem anos.
O documentário lançado em Fevereiro deste ano começou a ser rodado em Setembro de 2010 em Itararé, SP. Naquela cidade a ferrovia parte de um entroncamento com a Sorocabana. No estado paranaense a equipe gravou em Sengés, Jaguariaíva, Palmeira e União da Vitória. Já em SC, os cineastas tiveram locações em Matos Costa, Calmon, Caçador, Rio das Antas, Pinheiro Preto, Herval d´Oeste, Irani e Piratuba. No Rio Grande do Sul os cineastas estiveram em Marcelino Ramos, Passo Fundo, Santa Bárbara do Sul, Montenegro, Salvador do Sul e a bela Santa Maria.
Cenas como as velhas colônias gaúchas, até então desconhecidas do cinema, a ponte férrea que transpões o rio Uruguai, ligando gaúchos e catarinenses, além de uma viagem centenária entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), à bordo de uma locomotiva Ten Wheeler de 1922, e o cenário do assalto ao trem pagador em Pinheiro Preto (SC), são algumas das principais emoções desse filme.
São 18 entrevistas, o que inclui depoimentos de historiadores com titulação de doutores no assunto, além de ferroviários aposentados e até mesmo colonizadores da região do Contestado. Cada um ao seu jeito contribuiu para a construção dessa teia fragmentada, que agora é um filme.
O filme rodado em película digital, serve-se do que há de mais moderno em câmeras e softwares de última geração. Com trilha sonora da dupla Victor & Hugo, o documentário tem nos próximos meses pelo menos outras 10 exibições programadas
 
Cleide Fátima - Diretora de Marketing e Comunicação (11) 8649 70 00                      cleidematielo@hotmail.com        Mais Informações em: www.memoraveltremdeferro.com.br
VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Próximo

TORNEIO DE XADREZ EM CAPINZAL

Deixe seu comentário