logo RCN

Todo dia existe Deus...

Na vida e cuidado de uma criança

O escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo disse que uma das coisas que mais o chateia é o ?Quase?:

?Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou?.

Assim inicio o texto que segue, apelando para os cuidados e atenção que devemos ter com crianças vitimas de abuso e exploração sexual. Seria mesmo um abuso de nossa parte se todas as nossas tentativas esbarrassem no ?quase?. No quase chamado ?indiferença?, ?frieza?, ?transferência de responsabilidade?,?descaso?, ?individualismo?, ?irresponsabilidade?, ?ocupado demais?, ?falta de tempo?, e assim por diante.

Não creio que a solução seja simples. Não! Ao contrário, exige ampla e plena mobilização e engajamento social, a começar pelas famílias, passando por escolas, igrejas, conselhos tutelares, projetos governamentais, ONGs. Como diz um provérbio que li há algum tempo atrás: ?É tarefa de uma aldeia toda educar uma criança?.

Você pergunta então: ?O que eu tenho a ver com isso?? Eu lhe respondo, dizendo que é responsabilidade de todos cuidar e proteger crianças do abuso e exploração sexual, visto que criados à imagem e semelhança de Deus o ser humano é uma Unidade. Isto mesmo! Somos ?UM?. Pertencemos a uma mesma raça, e estamos debaixo de uma mesma graça comum, e isto nos torna co-responsáveis pelo bem-estar do ser humano na terra. E viver em unidade, conforme a Unidade do Deus Trino, implica em reconhecer que quando deixamos de lado ou pra lá tal responsabilidade estamos semeando um mundo pior para o amanhã. Isto porque quando não zelamos pelo viver em unidade e co-responsabilidade uns para com os outros no dia chamado ?Hoje?, o que nos espera lá adiante, na curva da história, é um bruto ?déficit social?. Aí será mesmo tarde, posto que o descaso com a criança hoje, pode ser mal-remunerado através de um jovem e adulto desajustado social amanhã.

Por isso, no próximo 24 de setembro, participe do ?Dia estadual de enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil?. Não desperdice esta oportunidade, denunciando todo tipo de violência e exploração sexual, garantindo à criança e ao adolescente, integridade física, emocional e espiritual, bem como preservando uma identidade sadia e equilibrada.

Afinal, todo dia existe Deus na vida de uma criança.

Pastor Juan Gustavo Medina

Pastor da Comunidade Presbiteriana de Herval d´Oeste

pr_juanmedina@yahoo.com.br

 

 

Anterior

EJA de Zortéa realiza Olimpíada esportiva

Próximo

É BOM SABER ...

Deixe seu comentário