Espetáculo do Espaço de Dança Movimento e Saúde com o tema “Histórias que Dançam” |
Sucesso o Projeto de leitura da Escola São Cristóvão
Escola São Cristóvão
O Brasil, na última avaliação mundial de educação, ocupou o antepenúltimo lugar no ranking. Somos o terceiro país pior em qualidade de educação.
As dificuldades em leitura, das crianças brasileiras, são evidenciadas nos exames nacionais e internacionais. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA, o Brasil apresenta um dos piores desempenhos na área. A média geral dos alunos em um dos últimos exames ficou no mais baixo nível de proficiência.
Outro problema sério no Brasil é o analfabetismo funcional, isto é, aquela pessoa que sabe ler, mas não compreende o que leu. O Brasil tem 38% de analfabetos funcionais.
O índice de livros lidos anualmente no Brasil é de 1,8 livros por pessoa/ano, enquanto na França é de 7 livros/ano, na Colômbia, país vizinho do Brasil, a média é de 2,4 livros.
Você já parou para pensar qual seria a causa, ou melhor, qual seria a solução para melhorarmos nossa colocação no ranking mundial, ou melhorar nossa qualidade de leitura e de educação?
Refletindo a respeito destes dados, a Escola de Educação Básica São Cristóvão, através da disciplina de Língua Portuguesa e das professoras Selita e Alessandra, projeto Ler é bom, experimente. O projeto trabalha a leitura durante o ano todo, no entanto devido ao dia do livro infantil, 18 de abril, realizou uma semana inteira de atividades diversificadas com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura na comunidade escolar.
Foram realizadas atividades como: parada da leitura com a família (pais de alunos lendo para e com seus filhos em sala de aula), concurso do reconto (alunos recontando livros lidos), dramatizações de livros de literatura infantil, teatro de fantoche de um livro do Ziraldo, Feira do Livro, Ciranda do livro (a troca de um livro que já li por outro), Caravana do Livro (caixas com diversidades literárias para leitura distribuídas em pontos da cidade), Livro Solidário (distribuição e doação de 100 exemplares de livros em vários locais da cidade), a Tenda do Ziraldo (uma sala ornamentada com obras e releituras realizadas por todos os professores e todos os alunos da escola e com projeção em telão de links do Ziraldo).
O projeto foi um sucesso, sendo matéria no Jornal da RBS.
Nós temos a solução para mudar este Brasil: ler, ler e ler.
Parabéns a todos os alunos e professores. Acreditamos na educação, pois compartilhamos sonhos e dividimos trabalho e sucesso.
Deixe seu comentário