logo RCN

STJ julga o Tema 999 e libera a REVISÃO DA VIDA TODA para quem se aposentou a partir de 29/11/1999

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Na última quarta-feira (11/12) o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela aplicação da tese chamada de REVISÃO DA VIDA TODA, a qual consiste em incluir no cálculo da média salarial todas os salários do trabalhador, inclusive os anteriores a julho de 1994, para se chegar ao valor da aposentadoria.

A diferença prática é a seguinte: antes da decisão acima as aposentadorias eram calculadas através de uma média salarial que só incluía os salários que o trabalhador recebeu a partir de julho de 1994, mesmo que alguns salários anteriores fossem maiores.

Com a decisão tomada pelo STJ, o valor da aposentadoria pode passar a ser calculado levando-se em conta TODOS os salários que a pessoa teve na vida.

Pessoas que, antes de julho de 1994, tinham bons salários ou contribuíam sobre o teto do INSS podem ser os maiores beneficiados desse julgamento, e suas aposentadorias podem aumentar.

Além disso, caso o resultado do novo cálculo seja vantajoso, os aposentados podem buscar do INSS o pagamento da diferença relativa aos últimos 05 (cinco) anos.

Quem tiver dúvidas sobre o assunto deve procurar auxílio de advogados especializados em Direito Previdenciário, que irão realizar os cálculos necessários e verificar o que é mais vantajoso para o aposentado.

O Direito Previdenciário está em constante transformação e os trabalhadores precisam ficar atentos a tudo que pode ajuda-los a buscarem sempre o melhor benefício possível.

 

Felipe S. Lanhi

Advogado - OAB/SC 30.297

Sócio do escritório Lanhi Advogados

Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Joaçaba/SC

Aluno da Unoesc fala das oportunidades conquistadas por meio de bolsas de estudos para atletas Anterior

Aluno da Unoesc fala das oportunidades conquistadas por meio de bolsas de estudos para atletas

Prefeitura de Joaçaba irá instalar passarela para pedestres na Ponte do Trabalhador Próximo

Prefeitura de Joaçaba irá instalar passarela para pedestres na Ponte do Trabalhador

Deixe seu comentário