STJ julga o Tema 999 e libera a REVISÃO DA VIDA TODA para quem se aposentou a partir de 29/11/1999

Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Na última quarta-feira (11/12) o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela aplicação da tese chamada de REVISÃO DA VIDA TODA, a qual consiste em incluir no cálculo da média salarial todas os salários do trabalhador, inclusive os anteriores a julho de 1994, para se chegar ao valor da aposentadoria.
A diferença prática é a seguinte: antes da decisão acima as aposentadorias eram calculadas através de uma média salarial que só incluía os salários que o trabalhador recebeu a partir de julho de 1994, mesmo que alguns salários anteriores fossem maiores.
Com a decisão tomada pelo STJ, o valor da aposentadoria pode passar a ser calculado levando-se em conta TODOS os salários que a pessoa teve na vida.
Pessoas que, antes de julho de 1994, tinham bons salários ou contribuíam sobre o teto do INSS podem ser os maiores beneficiados desse julgamento, e suas aposentadorias podem aumentar.
Além disso, caso o resultado do novo cálculo seja vantajoso, os aposentados podem buscar do INSS o pagamento da diferença relativa aos últimos 05 (cinco) anos.
Quem tiver dúvidas sobre o assunto deve procurar auxílio de advogados especializados em Direito Previdenciário, que irão realizar os cálculos necessários e verificar o que é mais vantajoso para o aposentado.
O Direito Previdenciário está em constante transformação e os trabalhadores precisam ficar atentos a tudo que pode ajuda-los a buscarem sempre o melhor benefício possível.
Felipe S. Lanhi
Advogado - OAB/SC 30.297
Sócio do escritório Lanhi Advogados
Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Joaçaba/SC
Deixe seu comentário