Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
SOLENIDADE MARCA OS DEZ ANOS DO CORPO DE BOMBEIROS DE CAPINZAL
Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
A solenidade contou com a participação do comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Coronel Álvaro Maus e de dezenas de lideranças políticas e comunitárias dos municípios do meio oeste catarinense.
No principio do cerimonial foram apresentados quatro novos bombeiros militares recém formados no Centro de Ensino do CB
Posterior a apresentação dos novos bombeiros, ocorreu a entrega de viaturas e equipamentos adquiridos com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros(FUNBREBOM) nos anos de 2008 e 2009. Foram apresentados oficialmente a comunidade: uma viatura Camionete Mitsubishi 4X4, um barco inflável com motor de popa de 15 HPs, um veículo Furgão IVECO, um equipamento proporcionador de espuma e um ventilador de pressão positiva para atendimento de incêndios, dois equipamentos de respiração autônoma, cinco conjuntos de proteção individual, uma tesoura para o desencarceramento de vítimas e uma maca ribanceira para o resgate de vítimas. O valor investido supera a casa dos R$ 300 mil.
Em seu pronunciamento, o Comandante Álvaro Maus afirmou que o Pelotão de Capinzal é um dos mais bem equipados do Estado. Os investimentos constantes em viaturas e equipamentos de resgate o tornam um dos mais ágeis do Estado. “Àqueles que precisaram do nosso atendimento ao longo dessa década certamente perceberam a evolução do Pelotão” afirmou.
De acordo com o Sargento Jones Scaravonatti, atual comandante do destacamento, a estrutura hoje existente é suficiente para oferecer um atendimento a altura do que as comunidades de Capinzal, Ouro, Zortéa e os demais municípios de sua jurisdição precisam.
O Município de Capinzal foi representado pelo Secretário de Administração e Finanças, Edson Cassiano. O prefeito Leonir Boaretto estava participando da Convenção Estadual do Comércio Lojista, em Joinvile, e o vice Sérgio Helt recupera-se de tratamento de saúde. Cassiano se reportou as várias ações que foram empreendidas no final da década de 90 para viabilizar a implantação do Corpo de Bombeiros. Enalteceu o apoio das entidades, em especial do Lions Clube, e da sociedade em geral que doaram materiais de construção e mão de obra para erguer o empreendimento. Fez menção ao trabalho do radialista Ademir Pedro Belotto que coordenou a campanha dos donativos. “O projeto do Corpo de Bombeiros prosperou graças a união de toda a sociedade” comentou Cassiano. O ex-prefeito Nilvo Dorini representou o Deputado Romildo Titon na solenidade.
Ao final da sessão, as administrações municipais de Capinzal, Ouro e Zortéa promoveram a entrega de placas comemorativas aos 10 anos de fundação ao Sargento Jones Scaravonatti. Também foi homenageado o servidor da Receita Federal de Joaçaba, Paulo Heberle.
Os números
De acordo com dados apresentados na solenidade, ao longo dos 10 anos de fundação, o Corpo de Bombeiros de Capinzal atendeu a mais de 18 mil ocorrências – média de cinco por dia - e realizou mais de 10 mil vistorias. Atualmente, o Pelotão conta com efetivo de 12 bombeiros militares (no princípio eram apenas sete), cinco bombeiros civis profissionais cedidos pelas prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa, 12 bombeiros comunitários em atividade e mais 138 pessoas capacitadas pelo programa institucional do Corpo de Bombeiros.
Até o final do ano, o comando pretende encaminhar a revitalização da sede do Corpo de Bombeiros e colocar em operação uma nova viatura para atendimento de urgências e emergências.
Deixe seu comentário