logo RCN

Sessão Solene do Poder Legislativo Título de Cidadã Honorária do Município de Capinzal à Aldina da Silva (Carmem Baseggio)

A quinta-feira, 20 de julho, foi marcada pela sessão solene em homenagem à maestrina Aldina da Silva, mais conhecida por Carmen Baseggio, a qual recebeuo título de Cidadã Honorária do Município de Capinzal, por sua notável atuação na área da educação e cultura local.
A proposição é de autoria dos vereadores Dalva Luiza Dalcortivo, Almir João Gotardo e Gilmar Junior da Silveira, e foi subscrita pelos Vereadores Alexsandro Thomaz de Vargas, Enio José Paggi, Jairo Luiz Hofmann, Rafael Edgar Tonial e Tiago de Oliveira Luz.

A sessão solene presidida por Jairo Luiz Hoffmann, realizada no auditório Brenno José Toaldo, do SINDICADEZAL.

PROJETO DECRETO LEGISLATIVO Nº 0001/2023de autoria de Dalva Luiza Dalcortivo, Almir João Gotardo e Gilmar Junior da Silveira que concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Capinzal à Sra. Aldina da Silva.

Dados Pessoais e Biográficos da Homenageada:

Aldina da Silva, mais conhecida como Carmem Baseggio, seu nome artístico, nasceu em 8 de setembro de 1950, em Capinzal. Passou sua infância brincando nos trilhos da estrada de ferro, nas pilhas de tábuas e nos trens que por aqui passavam, na gloriosa época da maria-fumaça.

Era a sexta filha na escala de sete irmãos, dos quais três já são falecidos. Seus pais, Alcino José da Silva (in memoriam) e Dileta Montanari da Silva (in memoriam), sempre residiram em Capinzal, na Rua Alexandre Thomazoni, 137, onde hoje funciona a Academia Quality Life. Um de seus irmãos era o Sr. Alduir da Silva - Binde (in memoriam), que foi vereador em Capinzal por 2 mandatos, que muitos conheceram.

Foi casada com Ari Baseggio (in memoriam) e dessa união nasceram dois filhos, Rodrigo que reside em Rio Verde - GO e Grazieli que reside em Campo Grande – MS, tendo hoje dois netos e uma netinha.

Aldina da Silva iniciou seus estudos no Grupo Escolar Belisário Pena, hoje E.E.B. Belisário Pena, ingressando no curso primário, cursando o ginasial no Colégio Mater Dolorum, onde também fez magistério, tornando-se a Professora Carmen. Em 2018, com 67 anos, ingressou na Faculdade Unoesc no curso de Licenciatura em Música, concluindo em 2021, com 71 anos.

Na década de 1960 iniciou sua vida profissional como professora na E.E.B. Belisário Pena. Na década de 70 foi locutora na Rádio Sulina de Capinzal e Ouro; trabalhou como extensionista na Acaresc, Associação de Crédito e assistencial rural do estado de Santa Catarina, hoje Epagri, na cidade de Chapecó; trabalhou na Cooperzal, cooperativa agrícola de produção e consumo de Capinzal, assumindo o cargo de vice-presidente e foi responsável pelo setor de recebimento, produção e comercialização de produtos agropecuários.

Na década de 80 foi contratada pelo saudoso Prefeito Celso Farina para trabalhar como regente do Coral Municipal Infanto Juvenil, mais precisamente na Secretaria da Educação e Escola de Música. Por 40 anos dedicou sua vida, seu carinho, e seu amor ao Coral do CECON (Centro de Convivência da Criança e do Adolescente), Coral Municipal e Coral da AABB comunidade, corais estes que eram filiados à Liga Cultural Artística Alto Uruguai.

Foram centenas de crianças que participaram desses corais, se apresentando e cantando nos diversos eventos do município e nos municípios vizinhos, inclusive, em certa ocasião se apresentaram no centro de eventos em Florianópolis. Foi regente do Coral Municipal italiano e professora de Dança italiana, ambos criados para abrilhantar as Noites Italianas e o Filó, eventos promovidos pela APAE de Capinzal. Também foi regente do coral São Francisco de Assis da Igreja Católica e musicista participou da Banda Municipal tocando Clarinete.

Vida Musical e Profissional

Descobriu sua paixão pela música aos 12 anos de idade, nas aulas de música da Madre Prisciliana, no Colégio Mater Dolorum. A mesma Madre ao perceber seus dons musicais, apresentou-lhe ao regente do Coral Santa Cecilia, Sr. Luiz Gonzaga Bonissoni, onde depois de passar por testes vocais foi aceita como cantora soprano daquele Coral. Hoje é cantora lírica e popular, professora de música, técnica vocal, canto e regente.

Participou de vários festivais da canção no município e região, conquistando muitos primeiros lugares e divulgando o nome da querida cidade de Capinzal. Também canta em casamentos, formaturas, festas de aniversários, missas e demais eventos. Como cantora participou do Coral Santa Cecília, o Coral Independente 5 de Maio de Joaçaba e também o Coral da Unoesc de Joaçaba.

Ressaltando aqui, gravou o CD do Hino de Capinzal, o qual com muita emoção interpretou em diversos eventos do município. E também gravou o CD do Hino do Mater Dolorum.

Atualmente reside em Campo Grande MS, onde participa como cantora e solista do Coral do SESC e faz parte da oficina de leitura e desenvolvimento da memória.

Este título, mais que merecido, oficializa um legado histórico de uma cidadã que contribuiu significativamente para o desenvolvimento e reconhecimento cultural do nosso município. Nosso eterno agradecimento à maestrina Carmem Baseggio pela sua dedicação e seu amor à música e à Capinzal.

De autoria: Dalva Luiza Dalcortivo, Almir João Gotardo e Gilmar Junior da Silveira; Vereadores que subscrevem: Alexsandro Thomaz de Vargas, Enio José Paggi, Jairo Luiz Hofmann, Rafael Edgar Tonial e Tiago de Oliveira Luz.

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: O TEMPO jornal de fato registra ato de conceder o Título de Cidadã Honorária do Município de Capinzal à Sra. Aldina da Silva (Carmem Baseggio).

Homenagem ao sempre lembrado Frei Victorino Anterior

Homenagem ao sempre lembrado Frei Victorino

Poder Legislativo de Capinzal presta homenagem ao então policial civil Petry Próximo

Poder Legislativo de Capinzal presta homenagem ao então policial civil Petry

Deixe seu comentário