logo RCN

Semana Municipal da Cultura da Paz em Capinzal


A terça-feira, 03 de outubro, foi marcada por uma reunião no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, às 13h30, quanto a programação da Semana Municipal da Cultura da Paz. A reunião foi conduzida pela Secretária de Educação, Cultura e Esportes de Capinzal, Veranice Lovatel, contando com a presença de órgãos governamentais e não governamentais.

Está vigente desde 26 de setembro de 2007, há 16 anos, a Lei Municipal 2.773 que institui a Semana Municipal da Cultura pela Paz em Capinzal de compreendendo o período de 05 a 12 de outubro, inclusive, adota a Bandeira da Paz.

A Cultura da Paz é baseada em valores como a tolerância e a solidariedade e tem o diálogo, a negociação e a mediação como pilares na resolução de conflitos e problemas. É um processo constante e cotidiano, que demanda da humanidade esforço de promoção e de manutenção do bem e de uma melhor vivência em sociedade. Tema deste ano é “Juntos pela Paz: É tempo de semear”.

No período comemorativo de que trata a presente Lei, além de homenagear organizações autoras de significativos trabalhos em prol da cultura da paz, realizar-se-ão atividades artísticas, cientificas, culturais, esportivas e ecumênicas, devendo os prédios dos órgãos e repartições públicas municipais manterem hasteada, na entrada principal, a Bandeira da Paz.     

A intenção é envolver toda a comunidade de Capinzal em reflexões e ações sobrea a paz. A princípio a programação seria essa:  Dia 5, quinta-feira, A paz em cada um: Hasteamento da Bandeira da Paz em todos os espaços públicos; Dia 06, sexta-feira: Estudantes falam sobre a importância do jogo com respeito aos colegas. Atletas falam sobre cooperação no esporte; Dia 07, sábado: Paz para as crianças: Dia da Criança na Praça Pedro Lélis da Rocha, atividades recreativas com exposições de cartazes; dia 08, domingo: Paz na Família Igrejas) culto à Paz – celebração nas igrejas em prol da Paz; Dia 09, segunda-feira: Paz no Trânsito – Atividades de orientação sobre a Paz no trânsito; Dia 10 terça-feira: Paz nas Escolas: Cada escola combina com os seus alunos para irem de branco e ler um manifesto pela Paz. Nas salas, param 20 minutos para falar e escrever atitudes que cada um pode fazer para promover a paz no ambiente escolar; Dia 11, quarta-feira: O comércio adota o laço branco como símbolo da Paz e Dia 12, quinta-feira: Paz em Família – Reflexão das famílias sobre relações familiares de boa convivência e respeito.  

O jornalista de O TEMPO jornal de fato, Aldo Azevedo, sugeriu um resgate quanto as ações e serviços que o então juiz de direito do Fórum da Comarca de Capinzal, Alexandre Dittrich Buhr prestou, inclusive, na questão da paz, bandeira da paz e na conciliação.       

 

Aldo Azevedo jornalista

De Quilombo para uma cadeira na Alesc:
Livro sobre a história de coragem, verdade e poder de Jorge Gonçalves da Silva Anterior

De Quilombo para uma cadeira na Alesc: Livro sobre a história de coragem, verdade e poder de Jorge Gonçalves da Silva

Poder Judiciário de SC lança edital para construção do novo Fórum de Campos Novos Próximo

Poder Judiciário de SC lança edital para construção do novo Fórum de Campos Novos

Deixe seu comentário