logo RCN

SDS libera 250 mil reais para realização de projeto

SDS libera 250 mil reais para realização de projeto de captação de água da chuva

      A secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável ? SDS ? deu hoje (26), o pontapé inicial para um projeto de extrema significação para todos os catarinenses. O secretário Onofre Santo Agostini assinou convênio no valor de R$ 250.000,00, realizado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina ? Fapesc ? e a Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos ? Fepese. O objetivo do projeto, piloto, é desenvolver tecnologias apropriadas para a implantação de sistemas de aproveitamento de água da chuva em instalações de avicultura, suinocultura e em escolas localizadas no oeste catarinense, região mais afetada com estiagens.

A idéia é usar esta captação diferenciada como complemento dos recursos hídricos, medida que pode surgir como ótima alternativa econômica e ambiental. Técnicos da Fepese afirmaram que em uma construção média de 100m2, se perde, mensalmente, 10 mil litros de água da chuva por mês. Onofre diz que é um total desperdício, principalmente nos dias de hoje, onde a água potável já é escassa em muitos lugares. O Estado vai investir o que for possível e necessário nesta nova tecnologia, visando um aproveitamento futuro, não só em escolas e no agro negócio, mas também no maior número de residências catarinenses, finalizou Agostini.

Os municípios que farão parte deste projeto piloto são Concórdia, Peritiba, Piratuba e Seara. Além de fazer a implantação do sistema de captação de água da chuva a Fepese pretende fazer o monitoramento da qualidade da água obtida. Participam ativamente do processo a SDS, Fapesc, e UFSC (Fepese) e os parceiros do projeto são a Casan, Tigre, Weg, Schneider, Sadia, Perdigão, Secretarias da Agricultura e Educação, Epagri, BRDE e agricultores da região.

O secretário Onofre já falou com o secretário do Desenvolvimento Regional de Concórdia, Luiz Suzin Marini, e disse que as obras devem começar ainda na primeira quinzena de junho, pois o dinheiro já está disponível para o início dos trabalhos.

 

Anterior

Entrega de distribuidores ao setor produtivo de Ouro

Próximo

Tinsul Tintas comemora dez anos de sucesso

Deixe seu comentário