logo RCN

Santa Catarina cria núcleo de pesquisa para pesca

Encontro vai discutir política de formação humana na área de pesca e aqüicultura no estado

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) e o Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira realizam, nos dias 8 e 9 de maio, em Araquari, no Norte do Estado, o 1º encontro para implantação do núcleo de pesquisa aplicada na área de pesca e aqüicultura familiar de Santa Catarina. O evento é resultado do acordo de cooperação técnica, celebrado entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que prevê a elaboração de uma política para a formação humana na área de pesca marinha (oceânica), continental (rios, lagos) e aqüicultura familiar.

 

De acordo com o coordenador-geral dos núcleos de pesquisa nas áreas de pesca e aqüicultura familiar da Setec, Edmar Almeida de Moraes, serão criados 14 núcleos em todas as regiões do País. ?A criação desses núcleos de pesquisa nas instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica é um dos principais eixos da Política Nacional de Aqüicultura e Pesca?, explica.

Núcleos - Os critérios para escolha dos 14 núcleos foram o potencial pesqueiro de cada região, a representatividade de comunidades ribeirinhas e tradicionais que vivem da pesca artesanal e da aqüicultura familiar, localização geográfica propícia ao desempenho da atividade pesqueira e número de pessoas com baixo nível de escolaridade.

Caberá aos núcleos desenvolver projetos de pesquisa, de caráter interdisciplinar, que aprofundem o conhecimento sobre a diversidade biológica e cultural dos ecossistemas nos quais há atividade pesqueira. O desenvolvimento de programas de extensão para assessoramento técnico-científico e a articulação com as colônias de pescadores, e demais entidades representativas do setor pesqueiro e aqüícola também serão atividades do núcleo.

A educação e a qualificação dos pescadores artesanais e a implementação de uma política nacional que promova um processo contínuo de transformação social nas comunidades atendidas, visando ao aumento da escolaridade e à profissionalização de pescadores, aqüicultores e demais trabalhadores da pesca estão entre as diretrizes estabelecidas pelo acordo entre Seap e Setec. ?Para promovermos esse processo de qualificação, serão criados cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos de nível médio e tecnólogos na área de recursos pesqueiros?, diz Moraes.

O Encontro acontece em Araquari, no auditório do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira - BR 280 Km 27, Bairro Colégio Agrícola, fone (47) 3447-7200.

 

Assessoria de Comunicação Social da Setec

 

Anterior

Prefeitura de Ipira pavimenta a Rua São Pedro

Próximo

Prefeitura de Ipira sorteia um televisor e um DVD entre funcionários

Deixe seu comentário