logo RCN

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul formam Aliança Láctea Sul Brasileira

  • - Reunião com os secretários da Agricultura, representantes dos órgãos de defesa sanitária, pesquisa agropecuária

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul formarão a Aliança Láctea Sul Brasileira.

 Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul irão criar a Aliança Láctea Sul Brasileira para fortalecer e consolidar a cadeia produtiva do leite nos três estados. A decisão foi tomada nesta terça-feira (15) em Curitiba durante reunião com os secretários da Agricultura, representantes dos órgãos de defesa sanitária, pesquisa agropecuária, extensão rural dos estados, além do setor privado e entidades ligadas à agricultura. A expectativa é de que em 10 anos, a produção de leite nos três estados chegue a 19,5 milhões de toneladas de leite por ano, 77% a mais do que é produzido hoje.

 

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são responsáveis por 33% da produção brasileira de leite com 11 milhões de toneladas de leite por ano. O secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, explica que os três estados possuem características comuns na produção de leite por isso a iniciativa de unir esforços e tratar do desenvolvimento da cadeia produtiva em conjunto.

 

Para o secretário o grande desafio para o setor é evoluir em qualidade, produtividade e organização da cadeia produtiva para que o leite do sul do Brasil seja competitivo no mercado global. “Para que o nosso leite seja um produto competitivo no mercado global, a qualidade do leite precisa melhorar muito e a logística e infraestrutura precisam ser confiáveis para que possam atender demandas constantes de mercados exigentes”, ressalta.

 

A região formada pelo oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná é a que mais cresce em produtividade do leite no Brasil, devido, principalmente, ao clima favorável, mão de obra qualificada e presença de pastagem o ano todo. O secretário Spies ressalta que o setor ainda pode melhorar muito em termos de infraestrutura com estradas para o transporte de leite, energia elétrica para o resfriamento e também investimentos nas propriedades, como em resfriadores e salas de ordenha.

O secretário afirma que a intenção da Aliança Láctea Sul Brasileira é fazer do leite mais uma estrela do agronegócio da região. Os secretários da Agricultura do Sul destacaram a importância de ações voltadas para assegurar a sanidade dos rebanhos, principalmente voltadas para o controle de febre aftosa, brucelose e tuberculose. Santa Catarina é o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Com uma taxa de crescimento médio de 8,6% ao ano, Santa Catarina se destaca como o quinto produtor nacional de leite, responsável por 7,9% da produção do Brasil. Com 80 mil famílias rurais envolvidas, a produção de leite está localizada, principalmente, em pequenas propriedades de agricultores familiares, ou seja, mais de 60% das propriedades tem área total menor que 20 hectares.

Com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva do leite no Sul do estado, a Secretaria da Agricultura e da Pesca, em parceria com a Epagri, desenvolve o Programa Um Milhão de Litros de Leite. A expectativa é melhorar a pastagem e, num período de cinco anos, dobrar a produção atual de 500 mil litros/dia para um milhão de litros/dia em 32 municípios, abrangendo as secretarias regionais de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão. Para melhorar a qualidade do pasto para os bovinos, a Secretaria da Agricultura ampliou as cotas de calcário e kit forrageira do programa Terra Boa para os municípios participantes. Além da ampliação do Programa Juro Zero Agricultura/Piscicultura para investimentos em sistemas de irrigação. E a Epagri fornece orientação técnica, por meio dos seus engenheiros agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas.

 

--

Ana Ceron
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 -(48) 3239-4137-
(48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br

ZORTÉA RECEBE NOVA PATROLA Anterior

ZORTÉA RECEBE NOVA PATROLA

RESUMO DA SESSÃO PLENÁRIA 15 DE JULHO DE 2014 Próximo

RESUMO DA SESSÃO PLENÁRIA 15 DE JULHO DE 2014

Deixe seu comentário