logo RCN

Sae apresenta balanço referente ao ano de 2004

Unoesc

O SAE ? Serviço de Apoio ao Estudante ?  vinculado à Vice-Reitoria, realiza vários trabalhos de auxílio e apoio aos acadêmicos da Unoesc ? Campus de Joaçaba.

No ano de 2004, o Serviço de Apoio ao Estudante desenvolveu e coordenou várias atividades no sentido de melhor atender o aluno em suas mais diversas necessidades e situações,  bem como ampliar os serviços visando não só o apoio financeiro, mas também formas de melhorar a qualidade de vida do aluno e a ampliação de seus conhecimentos e um diferencial nos serviços.

Dentro dos serviços oferecidos, destacam-se as bolsas de estudo de filantropia e do Art. 170, bolsa de trabalho em forma de estágio remunerado, capacitação teórica através do projeto Em Busca do Sucesso Profissional, Bolsas de pesquisa, Acompanhamento ao Aluno em Situação de Trancamento, Comunicação e Informação às famílias dos alunos através de projeto específico, oferta de moradia  e atendimento ao público no sentido de prestar informações e encaminhamentos necessários.

Cabe informar alguns números:

 

BENEFICIO

  BENEFICIADOS

FONTE

Bolsa de Estudo- Art 170

450 alunos

Gov. Estadual

Bolsa de pesquisa- Demanda  Induzida

42 alunos

Gov. Estadual

Bolsa de Estudo- Filantropia

1202 alunos

Filantropia

Bolsistas em Projetos Filant.

111 alunos

Filantropia

Estágios Extra Curriculares na UNOESC - Joaçaba

55 alunos

UNOESC

 

De acordo com a coordenadora do SAE, Sandra da Silva, as bolsas de estudo distribuídas durante o ano respeitaram os critérios de carência estipulados em edital atendendo um grande número de alunos. ?É importante observar um maior envolvimento dos alunos com os projetos de pesquisa, sendo esse um dos objetivos da Instituição?, acrescentou.

Observa-se também que houve um grande aumento no número de estagiários na instituição, auxiliando financeiramente bem como ampliando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. ?Além dos estagiários internos, temos, também, empresas e agências de integração que procuram o SAE para divulgar suas vagas de estágio sendo que, nesse ano de 2004, foram colocados em estágios extra-curriculares aproximadamente 273 alunos em várias empresas de Joaçaba e região. Para o ano de 2005 pretendemos aperfeiçoar este serviço de forma a termos um banco de dados on-line, possibilitando uma interação direta entre empresa  e aluno?, afirmou Sandra.

No projeto Em Busca do Sucesso Profissional foram ministrados duas oficinas com os temas Elaboração de Currículo e Marketing Pessoal que atendeu gratuitamente 120 alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, visando oferecer melhores condições para enfrentarem o mercado de trabalho e uma formação para a vida, indo além de seus estudos de disciplinas específicas na área, proporcionando uma capacitação técnica. Outras atividades serão planejadas para o próximo ano, sendo este um projeto permanente.

A partir deste ano o Serviço de Apoio ao Estudante estendeu seus serviços também à família dos alunos, principalmente as que residem em outros municípios e estados. O SAE entrou em contato com 310 famílias e se colocou a disposição como local para esclarecer dúvidas e angústias dos pais com relação à vida de seus filhos, aproximando a família da Universidade. Trabalho que deve se repetir no próximo ano.

Outra atividade importante desenvolvida pelo SAE foi o trabalho de acompanhamento ao aluno em situação de trancamento. Foram atendidos 110 alunos que haviam trancado a matrícula no ano de 2004, avaliando com eles  formas e possibilidades de retorno, informando datas e colocando a Instituição  a disposição para auxiliar dentro do possível, mantendo contato e vínculo com esses alunos.

No primeiro semestre de 2005, o SAE pretende ampliar suas atividades, aproximando-se ainda mais dos alunos de forma a prestar os melhores serviços e garantir sua permanência na Universidade. A partir de fevereiro já está previsto o inicio do Programa de Apoio Psicológico ao Estudante, com atendimentos psicológicos gratuitos aos alunos do Campus.

?Estamos em contato direto com alunos para prestar informações sobre benefícios, serviços e esclarecimentos, além de buscar subsídios, através dos próprios acadêmicos, que nos permita realizar um trabalho cada vez mais voltado aos interesses e satisfação dos mesmos?, afirmou a coordenadora.

 

 

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial Unoesc Joaçaba

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo especial da Unoesc Joaçaba. As vagas estão sendo oferecidas para treze cursos em Joaçaba, Capinzal, Campos Novos e Tangará. São eles: Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Engenharia Civil, História, Letras ? Português/Inglês, Pedagogia (Campos Novos e Joaçaba), Psicologia, Sistemas de Informação (Campos Novos), Tecnologia em Gestão de Agronegócios (Capinzal e Tangará), Tecnologia em Gestão Estratégica Organizacional, Tecnologia em Informática, Tecnologia em Secretariado Executivo, Turismo e Administração Hoteleira. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de janeiro no correio, no protocolo da Unoesc em Joaçaba, Campos Novos, Capinzal e Tangará ou pela internet, www.unoescjba.edu.br .

A prova será uma redação e acontece no dia 29 de janeiro, das 8h às 11h. Mais informações pelo fone (49) 551-2013.

 

 

 

Universitários contribuem com Natal mais feliz para centenas de crianças e famílias carentes

(com foto)

 

Centenas de brinquedos foram distribuídos, na semana que passou, a diversas instituições filantrópicas e não governamentais de Joaçaba. A campanha Por um Natal mais Feliz, promovida pelo SAE, mobilizou alunos e funcionários do campus de Joaçaba que contribuíram com o Natal de inúmeras crianças carentes.

 Uma parte dos brinquedos foi distribuída na creche Irmã Scheila que recebe, normalmente, quase cem crianças carentes de 0 a 5 anos. Segundo a coordenadora da creche, Ivone Silveira de Mendonça, algumas doações beneficiam também, famílias das comunidades próximas. ?Agradecemos imensamente a contribuição dos alunos da Unoesc que sempre estão colaborando com as nossas crianças seja com a  doação de alimentos e agora, com os brinquedos para o Natal?, afirmou.

Na Associação Bocado do Pobre, outra instituição filantrópica que recebeu parte dos donativos, foram entregues 135 quilos, ou unidades, de sete produtos alimentícios, que compõem o kit alimentação doado, mensalmente, por alunos com bolsas de estudo do Art. 170 ou de filantropia. Além dos alimentos, a associação recebeu 80 brinquedos que, junto com os alimentos, serão destinados a 180 famílias cadastradas.

Para a coordenadora do SAE, Sandra da Silva, o número de donativos arrecadados foi uma grata surpresa. ?As arrecadações foram muito além do que esperávamos. Agradecemos a todos que colaboraram com a campanha e tornaram possível um final de ano mais feliz, principalmente para as crianças. Esperamos fazer muito mais a partir do ano que vem?, revelou ela.

 

 

 

 

 

Anterior

Granjas da Perdigão

Próximo

Armindo anuncia nomes de seu primeiro escalão

Deixe seu comentário