logo RCN

Rádio Unoesc 106,7 FM é inaugurada em Joaçaba

Unoesc

Uma rádio educativa de qualidade, que busca acrescentar algo a mais na vida da população. É este o principal objetivo da Rádio Unoesc 106,7 FM, que foi inaugurada oficialmente, na terça-feira, dia 06 de setembro.

Aguardada há quase dez anos, quando o projeto foi encaminhado pela primeira vez aos órgãos competentes em Brasília, a Rádio Unoesc FM promete uma programação diferenciada, com programas educativos, culturais, jornalísticos e musicais. ?Através da programação, a Rádio irá mostrar o seu compromisso com a educação, ética, cultura e o desenvolvimento humano e social não só da comunidade acadêmica, mas também de toda a sua região de abrangência. È um marco para Joaçaba e região por ser uma rádio isenta, da comunidade?, afirmou a coordenadora da emissora, professora Sandra Ferreira de Lima.

Provisoriamente no ar em caráter experimental, a Rádio Unoesc FM opera na freqüência 106,7. Com equipamentos de última geração e dois estúdios, a rádio é totalmente digitalizada, com excelente capacidade de som e 300 w de potência (potência máxima permitida pela Anatel para as rádios educativas). O próximo passo agora, será aguardar o parecer da Anatel (agência que regula as telecomunicações no país) para operar em caráter definitivo e implantar a nova programação. ?Além da produção cultural e dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Universidade, a rádio também deve divulgar a ciência produzida por ela de uma forma simples através de uma linguagem popular?, afirmou o vice-reitor de PPGE da Unoesc, Luiz Carlos Lückmann.

Estavam presentes na solenidade de inauguração autoridades e representantes da imprensa local, funcionários e dirigentes da Unoesc. O reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, relembrou um pouco do percurso realizado, desde 1.996, para que a Rádio estivesse no ar. ?A Rádio Unoesc é uma conquista. É uma rádio comunitária compromissada com a verdade, que irá promover a cidadania e contribuir na formação dos cidadãos?, afirmou o reitor.

O poder e a influência dos meios de comunicação na sociedade foi lembrado pela vice-reitora de Graduação da Unoesc, Ana Beatriz Brancher, que desejou sucesso à equipe que irá comandar a Rádio Unoesc: Fernanda Mingori, Alexandre Mozzer Xavier, Alex Baseggio, Paulo Ricardo dos Santos e Sandra Ferreira de Lima.

 

Handebol fica em terceiro na Copa Mercosul

(com foto)

 

A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, sediou a X Copa Mercosul de Handebol. A competição aconteceu de 07 a 11 de setembro e reuniu várias equipes do Brasil, do Uruguai e da Argentina.

Uma das equipes brasileiras foi a Unoesc/Joaçaba, que trouxe para casa o terceiro lugar. A equipe disputou seis partidas. Confira os resultados:

Unoesc/Jba 21 x 19 Hebraica (Argentina)

Unoesc/Jba 30 x 16 Oreco (Uruguai)

Unoesc/Jba 22 x 29 Ulbra/Sta Maria

Unoesc/Jba 25 x 09 Recreio da Juventude/ Caxias do Sul

Unoesc/Jba 21 x 23 Condor/São Bento do Sul ? semi-final

Unoesc/Jba 18 x 17 Ulbra/Sta Maria

Para o treinador da equipe e professor da Unoesc, Raylander Alves Righi, esta foi a primeira participação do time na competição e o troféu de terceiro lugar foi uma importante conquista para a equipe em termos de marketing e treinamento. ?Levamos o nome da instituição para fora do Estado, extrapolando as fronteiras regionais, além de ter sido também, uma excelente preparação para a fase classificatória dos Jogos Abertos?, afirmou.

Os quatro primeiros colocados na X Copa Mercosul de Handebol foram: Aruc/Sesi (Brasília), Condor/São Bento do Sul, Unoesc/Joaçaba e Ulbra/Sta Maria.

 

 

Comitê do Rio do Peixe recebe recursos do governo do Estado

 

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Bráulio Barbosa, esteve em Joaçaba, no dia 09, assinando convênio com a Funoesc ? Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina ? para a entrega de recursos financeiros ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe.

O valor repassado foi de R$ 38 mil que, de acordo com o presidente do Comitê, Adgar Bittencourt, serão utilizados no custeio de despesas e na capacitação e profissionalização de projetos já em andamento. O Comitê da Bacia do Rio do Peixe foi fundado em 2001 para incentivar o uso racional das águas e fazer a gestão da bacia. A entidade é mantida por voluntários e doações. O Rio do peixe é responsável pelo abastecimento de 300 mil pessoas, de 26 municípios. ?Os recursos serão aplicados em treinamentos, capacitação dos integrantes e aquisição de equipamentos?, disse o representante do Comitê, presente durante a assinatura do convênio, Rodney Moss.

Entre as metas do Comitê Gestor do Rio do Peixe, segundo Adgar, encontram-se planos permanentes de educação ambiental. Um álbum está sendo finalizado com informações técnicas e inúmeras fotografias. O material será disponibilizado, principalmente, aos alunos das redes públicas municipal e estadual e aos empresários.

 

Resgate histórico do Poder Legislativo

 

Resgatar a história guardada e, muitas vezes, esquecida nas Câmaras Municipais de Vereadores dos municípios localizados na região de abrangência da Unoesc Campus de Joaçaba e no Rio Grande do Sul é o principal objetivo de um projeto desenvolvido por professores e alunos do curso de História.

Até agora, o projeto já conta com a adesão de três municípios: Salto Veloso, Arroio Trinta e Erval Velho, município estes que estão preocupados em regatar a história do seu povo. A pesquisa histórica é realizada por alunos que residem nos municípios e são as prefeituras ou as próprias Câmaras Municipais que subsidiam e definem o número de alunos e o valor da bolsa.

?Nosso objetivo é realizar uma pesquisa que resulte em uma obra de cunho histórico e informativo, que irá contribuir com a construção da cidadania da população?, afirma o coordenador do projeto e do curso de História, Rogério Bilibio, que acrescenta a importância de se resgatar fatos históricos para as gerações futuras. Os municípios que tiverem interesse ainda podem participar, entrando em contato com a coordenação do curso de História, pelo fone (49) 3551-2003, para iniciar os trabalhos no primeiro semestre de 2006. Após concluídas, o resultado das pesquisas deve resultar em um livro.

 

 

 

Anterior

Cadeiras de rodas contemplam cidadãos

Próximo

DPASCHOAL e GOODYEAR

Deixe seu comentário