logo RCN

Radialista Ailton Viel homenageado

Radialista Ailton Viel homenageado com a Comenda ACAERT

Acaert homenageia com ?comenda? o radialista Ailton Viel

 

           A carteira profissional do radialista Ailton Viel difere da grande maioria de seus colegas. Ao longo de 30 anos e seis meses de microfone há registro de trabalho em emissoras apenas de Capinzal e Joaçaba. O ?Comendador Viel?, título outorgado pela ACAERT - Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão de Santa Catarina, no último dia 21 em Chapecó, nunca se distanciou mais do que 30 quilômetros de sua região, o Centro-Oeste Catarinense.

          No evento de abertura do 12º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, a Acaert homenageou sete radios - difusores que se destacaram pelo tempo de trabalho dedicado à cidadania. Os homenageados com a Comenda Acaert foram Alfredo Lang, José Carlos Aguiar (In Memorian), Fernando Linhares, Ramiro Gregório da Silva, Wilson Santos (In Memorian), Nelson Rosembrock e Ailton Viel. Pelo apoio à radiodifusão, também foi homenageada o governador Luiz Henrique da Silveira e o secretário de Comunicação Derly Anunciação.

Ailton Viel, 57 anos, é Catarinense. Nasceu em 14 de setembro de 1948, em Barra Fria interior do município de Erval Velho, na época Campos Novos. Radialista desde 1º de março de 1975.  Casado com Neuza Maria, Bioquímica-Farmacêutica. Pai de três filhos: Os gêmeos Bruno, (Cirurgião Dentista), Julian (Publicitário), e Mariana, estudante de Jornalismo na UFSC.

A trajetória de Viel no Rádio e na TV

           Como radialista, iniciou a carreira ?ZYT - 21 Rádio Clube? de Capinzal. Poucos meses depois, a convite dos irmãos Zílio ? Irai e Normélio ?, transferiu-se para Joaçaba para trabalhar como repórter e comunicador na Rádio Catarinense. Em 1981, voltou para Capinzal, onde gerenciou durante oito anos a Rádio Capinzal. Em 1988, retornou a Joaçaba, a convite de João Carlos Bordin, para integrar a equipe da Televisão Joaçaba ? TV Barriga Verde. Lá, por dois anos, foi o primeiro Apresentador Noticiarista da emissora, quando ela transmitia a programação da Rede Manchete. Nos dois anos de TV paralelamente, integrava a equipe de Jornalismo da Radio Catarinense e da Radio TransOeste FM ? hoje Band FM. Em 1995, a convite das Famílias Bonato e Brandalise, Viel (como é conhecido no meio) retorna a Capinzal para gerenciar a Radio Barriga Verde AM, uma nova emissora que o grupo Barriga Verde instalava na cidade. Nela permaneceu por nove anos.  Em 2000 retorna a Radio Capinzal. Hoje, no horário das 7hs e 30 min. às 9 h apresenta o programa jornalístico ?Enfoque Geral?, uma das grandes audiências da emissora. Responde também, em Capinzal, pela Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura.

           Viel nunca quis ser político. Sempre fugiu dos convites. Porém, é um grande ?marqueteiro?. Nas últimas duas campanhas eleitorais em Capinzal produziu as campanhas e elegeu e reelegeu o prefeito Nilvo Dorini, com números favoráveis considerados extraordinários, se comparados a resultados (diferenças) de eleições anteriores. Embora credite ao nome do candidato e as propostas apresentadas os resultados obtidos. 

 ?Correto, inteligente e muito criativo. É um homem de credibilidade no microfone que orgulha o Rádio Catarinense? define Nelson Paulo dos Santos, diretor regional da Acaert.

           Outra virtude de Viel é o carinho que tem para com a região onde nasceu e, nela dedica os anos de rádio. Não faltaram convites para trabalhar em emissoras de Rádio e TV dos três estados do Sul do País. Ailton Viel, indubitavelmente, é parte integrante da história do Rádio Catarinense!

           Imaginemos os fatos que presenciou e narrou ao longo dos 30 anos de microfone. É uma centelha ainda acesa da história da região onde nasceu e vive. 

 

Ailton Viel (1º à esquerda), um dos comendadores do Rádio e da TV de Santa Catarina.

 

 

Governador Luiz Henrique ao lado de Viel também foi um dos homenageados.

 

Viel com a esposa Neuza e filha Mariana em Chapecó.

 

 

  

Anterior

Teatro Biriba uma grande opção

Próximo

Unoesc

Deixe seu comentário