logo RCN

Projeto Raízes

Projeto Raízes valoriza a relação acadêmico/universidade e colabora com o Meio Ambiente

Idealizado pelos professores Milton Frantz e Sady Zago, o Projeto Raízes foi lançado no último dia 21, na Unoesc, com a presença de alunos, professores, funcionários e autoridades.

 

A partir desse semestre, todo aluno que estiver concluindo o curso superior, além do diploma, vai receber uma muda de árvore nativa  que será plantada no pátio da universidade. Os formandos irão participar do projeto de forma voluntária. É o próprio aluno quem faz o plantio. Ele receberá uma carteirinha com as características da árvore e o geo-referenciamento da espécie plantada e um certificado com informações da espécie.

 

As primeiras 60 mudas foram plantadas por professores e coordenadores dos cursos e setores da Unoesc.

O projeto quer aproximar a relação dos ex-universitários com a instituição e repovoar, com árvores nativas, a área em torno da Unoesc.


Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba participa das comemorações do Dia Nacional do Surdo

 

 

      Alunos integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos ? APAS -  participaram de atividades recreativas no Complexo Esportivo do SESI, na manhã do dia 24 de setembro, para festejar o Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro.

 

     Os acadêmicos do Curso de Educação Física organizaram uma série de brincadeiras e jogos, dos quais alunos da APAS participaram ativamente. O evento contou com a participação de aproximadamente 40 alunos, reunindo também educadores e acadêmicos, que interagiram de forma significativa com os alunos durante os brinquedos, utilizando a linguagem de sinais.  Segundo o Coordenador do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, professor Edinho, uma das propostas do curso é valorizar a inclusão dessa parcela da sociedade, bem como proporcionar aos acadêmicos da Unoesc vivências em diversas áreas e campos de atuação, assegurando políticas de inclusão para os portadores de necessidades especiais, garantindo a melhoria na qualidade do atendimento desses alunos, respeitando o direito de ser diferente.

A Federação Mundial dos Surdos celebra, internacionalmente, o Dia do Surdo a cada 30 de setembro. No Brasil, a escolha do dia 26 de setembro se deve ao fato da data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, em 1987, com o nome de Instituto Nacional de Surdos/Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos.


Pesquisadores em Saúde Coletiva apresentam trabalhos em Portugal

 

       Entre os dias 08 e 11 de setembro, os professores Maria Gabriela Haye Biazevic, Edgard Michel Crosato e Karen Glazer Peres, participaram do European Congress of Epidemiology, associado à IEA - International European Association - ocorrido em Porto, região norte de Portugal. No dia 07 de setembro, eles participaram do I Encontro Luso-Brasileiro de Epidemiologia, seminário que aconteceu na sede da Associação Médica de Porto.

        Além de trocas de experiências com epidemiologistas de todo o mundo, os professores apresentaram pesquisas realizadas pelo Mestrado em Saúde Coletiva da UNOESC e pelo GPESC - Grupo de Pesquisas em Saúde Coletiva. As pesquisas tiveram como temas a epidemio-logia do câncer de colo de útero, apresentada pela professora doutora Maria Gabriela Haye Biazevic; qualidade de vida, desigualdades sociais e condições bucais, pesquisa apresentada pelo professor doutor Edgard Michel Crosato; e qualidade de vida e atividade física em Joaçaba, apresentada pela professora doutora Karen Glazer de Anselmo Peres.

       Todas as pesquisas apresentadas durante o congresso foram publicadas no Journal of Epide-miology and Community Health, destacando-se como mais um importante componente para consolidação da pesquisa na área de Saúde Coletiva em nossa região.

 

Anterior

Irmãos participando de festa de aniversário

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário