Prefeitura de Capinzal através da Secretaria de Assistência Social investe em projeto piloto inédito em SC

A Prefeitura de Capinzal através de sua Secretaria de Assistência Social, na Praça Pedro Lélis da Rocha, ao lado do Terminal Rodoviário Intermunicipal, onde funciona o Centro de Convivência do Idoso, o qual passou por benfeitorias (reforma e ampliação), compra de mobília, eletrodomésticos e outros, tendo um investimento dos cofres públicos em torno de R$ 220 mil.
Na segunda-feira, 02 de dezembro, o prefeito Nilvo Dorini, a vice-prefeita Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio, secretária de Assistente Social- Samara Leorato e quadro funcional, apresentaram a imprensa projeto piloto inédito na AMMOC e no Estado de Santa Catarina. Sendo para 10 idosos em condição de vulnerável.
Vulnerabilidade – Uma pessoa vulnerável é aquela que está desprotegida, que não tem apoio, que pode não ter as necessidades mínimas cobertas. GOOGLE Então Capinzal, com seu Centro Dia, recebe acompanhamento, tem almoço e no final da tarde volta para casa, pois seus familiares trabalham e isto evita deixá-los sozinhos. Com isto, usufruirão de cuidados e acompanhamentos duas vezes por semana, com dias alternados, porém, o encontro ocorrerá no dia 10 e o segundo 13.
Tais idosos são acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a qual é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias à de proteção social de assistência social. Fonte GOOGLE Os quais passam as informações e acompanhamentos para a Secretaria de Assistência Social, a qual por sua vez dentro de um planejamento e gestão do órgão público, a Prefeitura é claro, discute os problemas e aí está o início da solução de casos que requerem resposta eficiente e rápida.
Quanto a Lages, tem o Centro Dia do Idoso, contando uma equipe técnica completa formada para o atendimento aos idosos com graus de dependência de natureza física e cognitiva controlada que não tenham condições de permanecerem sozinhos em seus domicílios. Já Capinzal inicia em outro sistema, duas vezes por semana, com dias alternados, podendo aumentar os dias de permanência, dependendo da necessidade e investimentos futuros.
Aldo Azevedo / jornalista
Foto legenda: Ato inaugural de uma nova prestação de serviços sociais, sendo projeto piloto inédito.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário