logo RCN

Prefeito de Zortéa fala sobre a viagem

Prefeito de Zortéa fala sobre a viagem em missão técnica feita à Argentina e Chile

O Prefeito de Zortéa, Remilton Andreoni (PMDB), reassumiu a Prefeitura, depois de ter representado o Município internacionalmente.

O Projeto de Lei nº020/2005 de autoria do Executivo autorizou o Chefe do Poder Executivo Municipal a ausentar-se do País, tendo a aprovação do Poder Legislativo, para que o Prefeito Remilton Andreoni pudesse participar de uma missão técnica à Argentina e ao Chile, sendo um compromisso firmado através da AMPLASC ? Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense. Remilton e Vilmar Grotto/técnico agrícola se ausentarão por 13 dias do Município, com viagem em missão técnica, sendo um intercâmbio, gestão pública e agrícola, gestão de turismo, visando firmar acordos internacionais para o desenvolvimento local e regional.

No dia 08 de novembro, o titular Remilton Andreoni passou o cargo para o vice-prefeito Roberto Menegaz - Beto, sendo que reassume a Prefeitura no dia 22 de novembro, terça-feira.

Remilton agradece aos Vereadores que aprovaram o Projeto de Lei, que possibilitaram que o Chefe do Executivo se ausentasse do país, com o objetivo de buscar conhecimentos e alternativas com destaque para o setor agrícola e pecuário. Parabeniza os que votaram pela aprovação, sendo um reconhecimento principalmente aos cinco Vereadores da Bancada do PMDB, os quais foram favoráveis a viagem.

O Prefeito pretende fazer um relato na Câmara Municipal referente à viagem, considerando uma prestação de contas.

Saiu do Município de Zortéa no dia 09, com destino à cidade de Rafaela (Argentina), numa visita técnica ao INTA ? Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária de pesquisas, quando durante toda a manhã tiveram informações teóricas e no período da tarde teve a parte prática no conhecimento sobre gado leiteiro.

Em Cordilheira dos Andes, em Vinã Del Mar, fizeram um passeio no Oceano Pacífico e também no Vale de Quillota com visitas aos solos mais agrícolas do Chile na produção de uva, ameixas, maça, cítricos com alto ganho aos produtores e tecnologia de ponta implantada. Ainda no Chile, visitaram o Cassino, sendo algo diferente, demonstrando sua cultura além dos jogos, com danças, shows, apresentações folclóricas, etc.

Na região de Veramonte visitaram algumas vinícolas, fazendo degustação e vendo como eles produzem os vinhos nobres.

Em Santiago visitou escolas agrícolas, forma que trabalham com filhos de pequenos produtores que estão internados, sendo que passam a semana estudando e trabalhando, já no final de semana retornam para suas respectivas casas. Conforme Remilton, é um sistema praticamente parecido com o nosso, porém, com tecnologia de ponta implantado e alto conhecimento, levando em conta que trabalham com irrigação (fruticultura), onde os produtores investem pesado em suas propriedades.

Em Bariloche visitaram o Cerro Campanário, sendo um dos locais mais altos do Chile, aonde puderam conhecer o potencial turístico, com destaque para a neve e inclusive um passeio no Lago Nauel Huapi com 90 km de comprimento por 14 km e profundidade de até 380m.

Saindo pela região central do Chile chegaram à Argentina através do Deserto da Patagônia, posteriormente, em Buenos Aires com show de tango, um grande atrativo cultural.

Chegou a Zortéa no dia 22, próximo às 14 horas, sendo uma viagem de suma importância em poder adquirir conhecimentos das atividades produtivas. Chama a atenção que muitos não têm carro novo, pois a frota de carros é velha, da mesma forma, as casas são velhas, e que se diga, eles investem mesmo nas propriedades rurais, pois o que importa é sobressair na competitividade em produtividade, levando em conta que a produção, na sua maioria, é exportada devido à alta qualidade empregada e produtos saudáveis.

A intenção é fazer valer essas atividades em Zortéa, dependendo, é claro, da vontade do próprio produtor em incrementar e investir na propriedade. Como disse Remilton, em Zortéa tem tudo para dar certo, pois o Município dispõe de água, solo fértil, produtores interessados, para tanto, a Prefeitura dará os devidos incentivos através de seu Técnico Agrícola com conhecimentos adquiridos.

Essa iniciativa ajuda a evitar o êxodo rural, fixa as famílias no interior do Município dando condições de diversificação na propriedade e conseqüentemente, resulta numa maior renda familiar, voltada a pequenos produtores. A intenção é melhorar a perspectiva de vida e dar condições de permanecerem no campo.

 

Remilton Andreoni/prefeito de Zortéa.

Anterior

Primeira Comunhão na Igreja Matriz

Próximo

Amigos aniversariantes

Deixe seu comentário