logo RCN

PMDB/SC OFICIALIZA PRÉ-CANDIDATURA DE REQUIÃO E RECONDUZ MOREIRA À EXECUTIVA ESTADUAL

PMDB/SC OFICIALIZA PRÉ-CANDIDATURA

      Diante das principais lideranças do PMDB catarinense, do governador do Paraná, Roberto Requião, e do senador gaúcho, Pedro Simon, centenas de peemedebistas manifestaram em coro, durante a Convenção Estadual da sigla, realizada no sábado (12), na Capital (Florianópolis), o desejo de ter Eduardo Pinho Moreira e Roberto Requião, como candidatos em 2010 para o governo do Estado e para a presidência da República, respectivamente. O evento também marcou a eleição do novo Diretório Estadual do partido e da nova executiva, que por aclamação continuará sendo presidida por Moreira.
O governador Luiz Henrique da Silveira, que foi recepcionado pela militância como “futuro senador,” falou da oportunidade que o PMDB tem nas mãos de mudar, assim como foi feito em Santa Catarina, descentralizando a gestão administrativa do País, que hoje concentra em Brasília dois terços dos impostos pagos pela população. “Temos que municipalizar o dinheiro que se arrecada e dar condições de governabilidade aos prefeitos. Nós apresentamos em Santa Catarina essa proposta, num projeto sem dinheiro e sem equipe. Vencemos com uma ideia”, disse.
O governador apresentou, também, os resultados que a descentralização trouxe aos catarinenses, segundo ele, motivos para o PMDB ter orgulho e consciência que terá consagração junto à sociedade em 2010.
O ex-governador, Paulo Afonso Vieira, destacou o momento partidário, afirmando que a participação e mobilização dos dirigentes e líderes do PMDB na convenção confirmam a decisão política de ter Eduardo Moreira como pré-candidato para as eleições do próximo ano. “Este evento marca a definição de que o PMDB terá Eduardo Moreira como candidato a governador”, afirmou.
Casildo Maldaner, presidente de honra da sigla, empolgou a platéia ao desafiar o senador Pedro Simon para que o mesmo aceite disputar a presidência do PMDB nacional na convenção do partido, que acontece em março de 2010. “Pedro Simon você é um exemplo para o nós, você incorpora Ulysses Guimarães”.
Levantando a plateia, o prefeito da Capital, Dário Berger, puxou o coro de vozes que pediu Eduardo Moreira e Roberto Requião como candidatos peemedebistas no próximo ano.
Reeleito presidente do PMDB no estado, Moreira convocou a militância para continuar levando o nome do partido para a sociedade e fortalecer o projeto político de candidatura ao governo do Estado e ao governo Federal. “A luta nunca acabou, precisamos continuar batalhando para dar sequência ao trabalho iniciado em 2002, junto ao governador Luiz Henrique”, disse.
Nacional: Ao participar da Convenção Estadual do PMDB, Roberto Requião e Pedro Simon deram início, em Santa Catarina, a uma caminhada pelo Brasil para fortalecer o projeto de candidatura própria à presidência da República, com Requião como pré-candidato. Com apoio dos líderes catarinenses, anunciaram que vão lançar uma chapa para concorrer na Convenção Nacional, em março, reforçando a candidatura. Conforme Requião, uma pesquisa junto aos diretórios estaduais demonstrou que em 24 estados o PMDB quer ter candidatura própria. “Nós não estamos apresentando uma candidatura que se oponha ao governo Lula, nós estamos querendo dar um passo à frente”, afirmou o governador do Paraná.
Requião defendeu a mudança no atual modelo econômico, criticando a predominância do Banco Central sobre a economia brasileira. “O PMDB tem que defender o capital produtivo e o trabalho, está seria a diferencia básica de uma proposta pragmática, que também deve incorporar políticas de desenvolvimento tecnológico”, destacou.
Referência política no país, o senador Pedro Simon, afirmou que o momento é de resgatar o ideário de Ulysses Guimarães e dizer que agora é a vez do PMDB. Simon criticou a impunidade política e insistiu na necessidade de mudança, destacando a força do partido nos estados do Sul. “Os três estados têm história na política do Brasil, do PMDB e da democracia”, destacou.
Ao falar sobre o PMDB em Santa Catarina, Simon disse ter claro que Eduardo Moreira será o candidato ao governo do Estado e que “Luiz Henrique não é candidato, já é senador”.
Mais de dois mil dirigentes e líderes municipais do PMDB participaram da Convenção Estadual, que contou com a presença de todos os deputados estaduais e federais da sigla; e dos membros da executiva; entre outros. O senador Raimundo Colombo (DEM) e o presidente do PSDB, Marco Tebaldi, também prestigiaram a mobilização peemedebista. Ausentes, devidos a acidentes de trânsito, sem consequências graves, o senador Neuto De Conto e o prefeito de Tangará, Robens Rech, foram lembrados com aplausos pelos participantes.
Frase: “Luiz Henrique, como nós precisamos de você no Senado. Só quero te falar que não são bons os dias que te esperam, com a obrigação de mudar a nossa imagem. E não adianta falar em mudar o Brasil e continuar com a impunidade lá em cima. Lamentavelmente, a gente sente que não vai ser fácil. Se depender da classe política não muda. É o povo que tem que mudar”. Senador Pedro Simon (RS).


Nova executiva do PMDB/SC
12/12/2009 – 12/12/2011

Presidente: Eduardo Pinho Moreira
1º Vice-Presidente: João Batista Matos
2º Vice-Presidente: Paulo Afonso Evangelista Vieira
3º Vice-Presidente: Ada Lili Faraco de Luca
Secretário Geral: Renato Luiz Hinnig
Secretário Adjunto: Adelcio Machado dos Santos
1º Tesoureiro: Içuriti Pereira da Silva
2º Tesoureiro: Paulo Roberto Meller
1º Vogal: Valdir Colatto
2º Vogal: Neuto Fausto de Conto
3º Vogal: Manoel Mota
4º Vogal: Zuleika Mussi Lenzi
Líder da Bancada Estadual
1º Suplente: Carlos Chiodini
2º Suplente: José Ari Vequi
3º Suplente: Renato de Mello Vianna
4º Suplente: Miguel Ximenes de Mello Filho

Fonte: Diretório Estadual do PMDB/SC

 

Anterior

PAPAI NOEL NA CRECHE

Próximo

RÁDIO BARRIGA VERDE REALIZA DESFILE DE MODAS

Deixe seu comentário