OUTUBRO ROSA
-
- Além de disseminar informações, iniciativa possibilita levar um pouco de amor a quem está em fase de tratamento
As cartas e flores que levam amor
O Shopping Pátio Chapecó ganhou, no último fim de semana, um espaço rústico e atrativo decorado com objetos que trouxeram palavras e frases inspiradoras, além da delicadeza e as boas energias das flores. Tudo isso para promover a ação Cartas com Amor, dedicada a comercializar com preço de custo uma flor e um cartão para que pessoas anônimas pudessem oferecer a uma mulher em fase de tratamento do câncer de mama - pacientes do Centro de Oncologia da Unimed Chapecó e integrantes do grupo Provim (Programa Viver Melhor) que foca no apoio às mulheres mastectomizadas.
A iniciativa foi organizada pela Unimed Chapecó, Flower Shop, Shopping Pátio Chapecó e Ric TV Record com apoio da Catarina Móveis Rústicos. O mês de outubro é dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama no mundo todo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só neste ano a estimativa é de que 59,7 mil novos casos sejam diagnosticados. Com a detecção precoce da doença, as chances de cura chegam a 99%.
A empresária Maurete Scariot passou pelo espaço e destacou que a iniciativa é maravilhosa. "Sempre vou apoiar. É uma forma de transmitir carinho e mesmo de longe poder amenizar um pouco a dor das pessoas. É também um momento de conscientização, reflexão e prevenção".
Angélica Sarmento trabalha em uma loja do Shopping e passou pelo local para conhecer um pouco mais sobre as atividades do Outubro Rosa. Ela observou que a iniciativa é fundamental porque uma palavra e um gesto de carinho têm um significado grandioso. "Sabemos o quanto o tratamento é uma situação que deixa a paciente sensível", observa ao mencionar que perdeu uma pessoa da família aos 32 anos para o câncer de mama. "Quando ela descobriu já estava avançado. Foi uma lição para toda família que a partir deste momento passou a frequentar o médico regularmente e fazer todos os exames necessários", concluiu.
A empresária Grasiela Bortoli, da Flower Shop, salientou que sente-se lisonjeada por poder participar da ação. "Com isso, a gente faz com que as energias do bem e do amor se multipliquem. É um ato importante porque quem vai receber está precisando de uma palavra amiga e apoio. A flor por si só já encanta. O girassol representa a vida e quem recebe sabe o que a pessoa que comprou quer passar para ela. É uma forma de fazer o bem. A flor e as palavras de carinho do cartão aliadas à oportunidade de escrever como anônimo é um ato encantador. Além disso, o espaço foi fundamental para chamar a atenção do público sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce".
A coordenadora de Relacionamento e Marketing da Unimed Chapecó, Marlise Iloira Gürtler, lembrou que todos os anos, a cooperativa médica promove em parceria com algumas empresas e entidades campanhas para reforçar a importância da adoção de hábitos que reforcem a prevenção e o diagnóstico precoce - medida que é essencial para o sucesso do tratamento. "Além de disseminar informações, buscamos alternativas que possam levar um pouco de amor e carinho a quem está em fase de tratamento. A ação das flores já foi realizada em anos anteriores e os momentos das entregas nos surpreenderam pela receptividade, pela emoção e pelo quanto elas valorizaram esse ato. Isso nos inspirou a realizar mais uma edição da ação Cartas com Amor", finalizou.
OUTUBRO ROSA
Aliada à ação Cartas como Amor, foram realizadas campanhas publicitárias, café com parceiros e imprensa, Flash Mob no jogo da Associação Chapecoense de Futebol, jantar Verde e Rosa, entre outras. Além da Flower Shop, RIC TV Record e Shopping Pátio Chapecó, foram parceiros da Unimed Chapecó neste ano a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fundação Aury Luiz Bodanese, Associação Chapecoense de Futebol.
MARCOS A. BEDIN
Deixe seu comentário