logo RCN

Odontologia para todos

Dra. Karen Corrêa de OliveiraCirurgiã Dentista

 

Fluorose Dentária

 

A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte dental, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir manchas brancas sobre os dentes. Nos casos mais graves, adquire uma coloração acastanhada ou marrom, podendo haver perda de estrutura dental. Muitos trabalhos apontam como causa da fluorose a utilização de gotas e comprimidos contendo flúor, inclusive muitos complexos vitamínicos recomendados pelos pediatras. Atualmente, a maior causa de fluorose é a ingestão de produtos fluoretados em locais onde já existe água fluoretada, sendo que o mais comum é o creme dental com flúor, que muitas crianças engolem durante a escovação. O enxaguatório contendo flúor também poderá contribuir, se for indicado para crianças que ainda não tenham controle adequado da deglutição.
A fluorose pode afetar alguns dentes e não afetar outros, ou ainda afetar dentes diferentes com grau de severidade diversos. Tudo depende da época que ocorreu o excesso de ingestão de flúor e da época de formação dos dentes. O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os seis anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.
Em adultos, o excesso de flúor não causa fluorose, pois todos os seus dentes já estão com as coroas formadas nessa idade.           Entretanto, nem sempre é necessário usar todos os tipos de produtos com flúor disponíveis no mercado: o dentifrício deve ser utilizado por todos os indivíduos, mas os bochechos e as aplicações tópicas profissionais devem ser utilizados levando-se em consideração a atividade de cárie de cada um.
Em crianças recomenda-se a utilização de quantidade mínima de creme dental na escova de dentes (semelhante a um grão de ervilha), sempre sob supervisão dos responsáveis, e alguns profissionais recomendam o uso de dentifrícios sem flúor.
Para remover as manchas causadas pela fluorose, caso for necessário melhorar a estética, existem algumas técnicas disponíveis, que vão de um microdesgaste do esmalte (técnica chamada microabrasão), até técnicas restauradoras tradicionais. Mas, do ponto de vista prático, o mais importante é prevenir.

 

Anterior

Ponto 205 anexo à Rodoviária de Capinzal

Próximo

DRAGON é destaque em segurança preventiva

Deixe seu comentário