logo RCN

O Meio Ambiente não precisa de um só dia.

Ainda dá tempo, pense, reflita e ajude a salvar o meio ambiente.

 

Rios poluídos, Amazônia sendo devastada, qualidade do ar que respiramos comprometida, espécies da fauna e da flora entrando em extinção. Comemorar o que no dia 05 de junho? Dia mundial do meio ambiente? Não há muito a comemorar, mas uma imensidão de coisas para refletir, planejar e agir. As notícias que estampam os jornais, os telejornais e a mídia de maneira geral já dão conta suficiente do estrago que o homem vem causando em sua própria casa. São queimadas, desmatamentos ilegais, caça predatória, despejo de materiais tóxicos nos rios, poluição dos mares, do ar e tudo isso que já conhecemos tão bem.

Estes fatores de depredação ambiental nos apontam apenas um agente: o homem, que acaba sendo refém dele mesmo no final desta cadeia de destruição.

E isso nos mostra que é hora - talvez até mesmo já passou da hora - de pensarmos globalmente e agirmos localmente. O problema está nas pessoas, na cultura que adquirem em seus lares, escolas e comunidades às quais pertencem. O problema é a falta de educação ambiental, de consciência e, por conseqüência, de responsabilidade. O consumo consciente é algo que já ganhou dezenas de países mundo afora, mas aqui, no nosso vasto Brasil continental, pouco se fala e se faz.

Consumir com consciência é saber que tudo o que você consome a mais, irá faltar pra alguém. Por que, afinal de contas, os recursos são esgotáveis. Por que deixar a TV da sala ligada se não há ninguém assistindo? Por que esvaziar os reservatórios de água com torneiras abertas indiscriminadamente e vazamentos sem conserto, se sabemos o quanto à água é um recurso valioso no nosso planeta?

Porque jogar o lixo no terreno baldio, se sabemos que ali vão se proliferar ratos, vermes e poluir eventuais lençóis d?água no subsolo?

São ações como estas, pequenas, mas que começam justamente, na sala da nossa casa, na cozinha, no banheiro, no terreno baldio da nossa rua. Isso é agir localmente, criando uma mentalidade voltada ao consumo consciente, à postura responsável e ecologicamente respeitável.

E como mudar esses padrões tão negativos de comportamento então? Agindo através das Escolas, incluindo nos currículos escolares disciplinas ligadas ao meio ambiente, promovendo o debate com crianças e jovens, discutindo dentro de nossas casas, com nossos filhos, aproveitando as ONG's existentes hoje em tantas cidades....

Enfim... Só falta vontade para fazer, um desejo real e total de entregarmos um planeta viável às próximas gerações. Caso contrário, no futuro, poucos sobrarão para lembrar que, um dia, em 05 de junho, enquanto ainda havia ar, água e verde, o homem parava para comemorar um ambiente em degradação.

 

Cláudio Fischer                           Fábio Francisco dos Santos

Vice-Presidente do PV/SC.           Presidente Municipal.       

 

 

             COMISSÃO EXECUTIVA PROVISÓRIA DO MUNICÍPIO DE CAPINZAL.

          Rua Presidente Nereu Ramos, 390 ? CEP: 89-665-000.

                                 Capinzal ? Santa Catarina ? Brasil. Email: pvcapinzal@gmail.com

 

 

Anterior

RELIGIÃO

Próximo

CONVITE

Deixe seu comentário