logo RCN

O SOM DA VIOLA VAI SOAR MAIS FORTE NA 19ª EDIÇÃO DA FESTA CABOCLA DE ZONALTA

Festa da etnia sertaneja é tradicional no município e reverencia colonização rural de Piratuba.

Por: Ernoy Mattiello - Ascom & Marketing

Uma festa com aroma de campo e sabores rurais, acompanhada de belas músicas do sertanejo raiz. Características marcantes de um evento que a cada ano conquista mais apreciadores da cultura da roça.
É a Festa da Cultura Cabocla de Zonalta, que este ano, chega à 19ª edição, como uma comemoração que integra as famílias rurais e quem mora na cidade, mas com um pezinho na roça.

O evento surgiu entre amigos da família Vargas e Beloto, entre outros incentivadores, na tentativa de manter os costumes das toadas de roça e os tradicionais pixuruns, que são mutirões de trabalho agrícola de ajuda mútua.  
O encontro da cultura cabocla, acontece neste domingo, 05 de maio, no pavilhão da Capela São Roque de Zonalta. De acordo com a secretária de Turismo de Piratuba, Simara T. Petry, ao longo dos últimos meses o setor de Cultura e Eventos e os festeiros da comunidade, uniram forças e graças ao trabalho em conjunto, já está tudo organizado para a celebração das origens, que   começa às 10:00 horas da manhã, com um grande encontro de gaiteiros e violeiros, com apresentações de cantoria de ternos, trovas e toadas de roça. 

 Já ao meio-dia é servido o almoço, com pratos da culinária típica, como feijoada, carreteiro, pão de milho, e condimentos da comida da cabocla.

Às 13:00 horas acontece o primeiro show do evento, com a dupla raiz, Boiadeiro & Marodin, com repertório especial para a ocasião.  

Em seguida acontece o tradicional matinê com a Banda Munique, que promete muita animação a tarde inteira.
A fidelidade às origens do evento, é característica mantida pela Associação Cultural Amigos da Cultura Cabocla - ACABOCLA, entidade que realiza o evento.

A Secretaria de Turismo e a Fundação de Cultura e Eventos de Piratuba, consideram importante a expressão rural de Zonalta, como heranças culturais dos antepassados, trazidas das Velhas Colônias Gaúchas, dos rincões do Montenegro, no RS, que agora são riquezas locais.

SAÚDE ORGANIZA GRUPO DE DOADORES DE SANGUE PARA COLETA NO HEMOCENTRO Anterior

SAÚDE ORGANIZA GRUPO DE DOADORES DE SANGUE PARA COLETA NO HEMOCENTRO

A ADMINISTRAÇÃO E O SURGIMENTO DA GESTÃO DE PESSOAS  V Próximo

A ADMINISTRAÇÃO E O SURGIMENTO DA GESTÃO DE PESSOAS V

Deixe seu comentário