Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
O SOM DA VIOLA VAI SOAR MAIS FORTE NA 19ª EDIÇÃO DA FESTA CABOCLA DE ZONALTA
Festa da etnia sertaneja é tradicional no município e reverencia colonização rural de Piratuba.
Por: Ernoy Mattiello - Ascom & Marketing
Uma festa com aroma de campo e sabores rurais, acompanhada de belas músicas do sertanejo raiz. Características marcantes de um evento que a cada ano conquista mais apreciadores da cultura da roça.
É a Festa da Cultura Cabocla de Zonalta, que este ano, chega à 19ª edição, como uma comemoração que integra as famílias rurais e quem mora na cidade, mas com um pezinho na roça.
O evento surgiu entre amigos da família Vargas e Beloto, entre outros incentivadores, na tentativa de manter os costumes das toadas de roça e os tradicionais pixuruns, que são mutirões de trabalho agrícola de ajuda mútua.
O encontro da cultura cabocla, acontece neste domingo, 05 de maio, no pavilhão da Capela São Roque de Zonalta. De acordo com a secretária de Turismo de Piratuba, Simara T. Petry, ao longo dos últimos meses o setor de Cultura e Eventos e os festeiros da comunidade, uniram forças e graças ao trabalho em conjunto, já está tudo organizado para a celebração das origens, que começa às 10:00 horas da manhã, com um grande encontro de gaiteiros e violeiros, com apresentações de cantoria de ternos, trovas e toadas de roça.
Já ao meio-dia é servido o almoço, com pratos da culinária típica, como feijoada, carreteiro, pão de milho, e condimentos da comida da cabocla.
Às 13:00 horas acontece o primeiro show do evento, com a dupla raiz, Boiadeiro & Marodin, com repertório especial para a ocasião.
Em seguida acontece o tradicional matinê com a Banda Munique, que promete muita animação a tarde inteira.
A fidelidade às origens do evento, é característica mantida pela Associação Cultural Amigos da Cultura Cabocla - ACABOCLA, entidade que realiza o evento.
A Secretaria de Turismo e a Fundação de Cultura e Eventos de Piratuba, consideram importante a expressão rural de Zonalta, como heranças culturais dos antepassados, trazidas das Velhas Colônias Gaúchas, dos rincões do Montenegro, no RS, que agora são riquezas locais.
Deixe seu comentário