Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
O projeto de produção de leite a base de pasto perene prevê a redução do custo da produção de leite
Segunda etapa do projeto de Piquetiamento Voisin começa a ser implantado: Consórcio Machadinho apoia mais 15 agricultores
Mais 15 produtores são beneficiados com o projeto de Piquetiamento Voisin, o objetivo do projeto é reduzir o custo da atividade leiteira através da utilização de sistemas sustentáveis de produção. Na primeira etapa do projeto os agricultores beneficiados obtiveram um aumento de 38% da renda, além da diminuição do trabalho braçal.
A segunda etapa do projeto foi oficializada e começará a ser implantada nesse mês de setembro, nas propriedades dos agricultores do município de Piratuba. Inicialmente será feito o planejamento e a demarcação dos piquetes, além do treinamento para a construção, para posteriormente fazer o plantio da pastagem de verão e a aquisição dos materiais.
Na primeira etapa 15 produtores foram beneficiados, sendo possível constatar que após a implantação do piquetiamento nas propriedades, houve um aumento de mais de 38% da renda dos produtores levando em conta dados dos anos anteriores. Em abril de 2013 a renda média por produtor era de R$3.208,14 e depois de um ano o valor passou para R$4.453,14.
Lauri Inocente é produtor de leite na comunidade de Nova Beleza e esta sendo beneficiado na segunda etapa do projeto. “Esta é uma grande oportunidade de aumentar a nossa renda, além disso, faz com que os filhos tenham vontade de ficar no interior” ressalta Inocente.
O Projeto está sendo apoiado pela segunda vez pelo Consórcio Machadinho, Tractebel Energia, Secretaria de Agricultura, Epagri e Associação de Microbacias. Para saber mais sobre os projetos apoiados pelo Consórcio Machadinho acesse www.machadinho.com.br.
Andressa Reina
Assessora de Imprensa
Deixe seu comentário