logo RCN

Núcleo dos Apicultores de Capinzal e Ouro

Agricultura

     Os apicultores de Capinzal e Ouro, orientados pela ACIRP, formaram o Núcleo Setorial dos Agricultores. Através de reuniões periódicas, buscam informações para aprimorar a produção de mel, própolis, pólen e cera. A maioria dos produtores são amadores e praticam a atividade para melhorar sua renda. A partir desta edição estaremos todo mês informando sobre a importância da apicultura e seus produtos.

        ?Mundialmente o mel é o produto mais explorado pela apicultura. Em Santa Catarina, a flora é abundante e diversificada, proporcionando a produção de méis de excelente qualidade, o que motiva muitos apicultores a explorar esse campo de atividade. Além disso, trata-se de atividade que pode ser implantada em áreas impróprias a agricultura convencional, ou mesmo naquelas de preservação permanente por lei, permitindo assim seu aproveitamento econômico. Apicultores dedicados, que adotam tecnologias atualizadas, alcançam médias de produção superiores a 50kg de mel por colméia/ano. Além do mel, outros produtos e serviços podem gerar renda na agricultura, tais como cera, pólen, própolis, geléia real, apitoxina, abelhas rainhas, famílias de abelhas e aluguel de colméia para polinização.

      Apesar dos bons motivos acima, a principal contribuição das abelhas para a natureza é a polinização.

       A polinização é a transferência dos pequenos grãos de pólen das anteras (órgãos masculino) para os estigmas (órgãos feminino) das flores. O pólen é o elemento masculino que fecunda a flor. Existem plantas que possuem pólen leve e, nesse caso, o vendo é um grande agente polinizador. Outras plantas possuem pólem mais pesado, que precisa ser transportado. Nesse caso, a abelha Apis mellifera é um dos principais agentes polinizadores?. 

Anterior

Festa da Capela em Linha Andrés

Próximo

Foto Fofoca

Deixe seu comentário