logo RCN

Noite Cultural ?Emoções e Memórias? será um encontro de personalidades no São Pedro

Noite Cultural ?Emoções e Memórias?

A bela capital gaúcha, Porto Alegre, promoveu em 20 junho (terça-feira), às 19 horas, no Theatro São Pedro, a ?Noite Cultural Emoções e Memórias?, em comemoração dos 50 anos de trabalho do jornalista, escritor e compositor José de Paiva Netto, na Legião da Boa Vontade (LBV), a serem completados no dia 29 deste mês.

Um concerto de alto nível foi apresentado naquela que é considerada uma
das mais belas casas de espetáculo do País. O teatro, construído em estilo português, foi inaugurado em 1858 e tem servido de palco, nos últimos anos, para as mais importantes manifestações artísticas da cultura brasileira.

Sob a regência do maestro Antonio Carlos Borges Cunha, a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro apresentou, ao lado do Coral Ecumênico LBV (formado por cem vozes), composições do homenageado, entre elas ?/Ave, Maria! Mater Jesus/?; ?Deus é a nossa Fortaleza?, trecho do oratório /O Mistério de Deus Revelado/; ?Cântico Suave?; ?Prece para ter Tranqüilidade?; ?Deus é a minha Força?; e ?Emmanuel Adolfo?, esta dedicada ao filho caçula.

Nesse encontro, Paiva Netto receberá os cumprimentos de personalidades, amigos e simpatizantes da Instituição, recordando a sua trajetória de vida em prol da Solidariedade Ecumênica.

Entre os ilustres convidados estava o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings; o médico e escritor Moacyr Scliar; o maestro Tulio Belardi, Diretor da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA); a escritora Lya Luft; e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto Alegre, Braulio Dinarte da Silva Pinto.

Outra importante presença foi a de Eva Shofer, que dirige a casa há cerca de 30 anos. Ela é uma das mais brilhantes mulheres da cultura brasileira e teve sua vida marcada por uma incansável luta contra a discriminação e o desrespeito, mostrando que as mulheres não têm nada de ?sexo frágil?, ainda tão estereotipado por muitos. Como outras atuantes mulheres no País, Eva também dá provas de que a teimosia própria da mulher pode ser o maior segredo de tamanha conquista. Seu lema, ?A dificuldade é um desafio?, lembra ainda, por exemplo, seu esforço para conseguir terminar a reforma do Theatro São Pedro, que durou de 1975 a 1984.

 

Anterior

Manchão pede ajuda para poder continuar sobrevivendo

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário