logo RCN

NATIVA COMUNICAÇÃO - DUAS VEZES FINALISTA DO FESTIVAL DE CINEMA DE PIRATUBA

“Produção sobre a imigração de Peritiba e projeto Tranças da Terra estão entre os oito documentários classificados. 60 concorriam a classificação”

 

A equipe da Nativa Comunicação Integrada da cidade de Herval d´Oeste comemora a classificação de dois documentários na finalíssima do III Festival Nacional de Cinema Rural de Piratuba – SC. Os dois documentários selecionados – Para Sempre na memória. Para Sempre Peritiba e Tranças da Terra – concorreram com mais de 60 obras e estão entre os oito que serão exibidos na quinta-feira, dia 15.
Para o diretor dos dois documentários, Alex Morais, premiado nacionalmente com o documentário “Memorial a Paz” – a conquista é muito positiva porque demonstra que com profissionalismo e muita criatividade é possível realizar um trabalho de impacto e de resgate histórico cultural.
“Para Sempre na Memória. Para Sempre Peritiba” é o retrato real da imigração alemã e italiana em Santa Catarina. Foram dois meses de preparo técnico, pesquisas, entrevistas, roteiro e edição. Uma história literalmente escrita a várias mãos, desde 1919, por imigrantes europeus que desbravaram o mato fechado do meio-oeste de Santa Catarina em busca de melhores terras para o plantio e a formação de uma nova comunidade. Com duração de 40 minutos, o material audiovisual apresenta depoimentos emocionantes, saudosos e também divertidos de homens e mulheres que viveram a trajetória da viagem de trem do interior do Rio Grande do Sul até Marcelino Ramos e a travessia para Santa Catarina a pé ou em carroças puxadas à mula ou boi. Alguns relatos são narrados em idioma alemão. O documentário não apresenta cunho político/administrativo e concentra sua história nas décadas de 20 à 70, fazendo referência ao tempos atuais apenas nos quesitos cultura e turismo.
Já o documentário “Tranças da Terra” ressalta o artesanato feito em palha de trigo, uma marca da bela região montanhosa do meio-oeste de Santa Catarina. A técnica dessa produção e os bons resultados esperados em termos econômicos, sociais e ambientais. Destaca os artesãos e os produtores de trigo, as mais de cem famílias envolvidas no projeto de forma associativa e em rede, respeitando as raízes culturais da região. O documentário preserva a essência do projeto que é o conceito de desenvolvimento, levando em conta a sustentabilidade social, econômica, ecológica, territorial e cultural e os princípios do comércio justo.
Os documentários serão exibidos nessa quinta-feira, dia 15, no Anfiteatro do Centreventos de Piratuba. “Para Sempre na Memória. Para Sempre Peritiba” será exibido as 9h40m e o “Tranças da Terra” as 11h30m. A entrada é gratuita.


Aline Andres

 

PARANAENSES RECONHECEM O TRABALHO DE CATARINENSE Anterior

PARANAENSES RECONHECEM O TRABALHO DE CATARINENSE

MÃE NATUREZA MANIFESTA-SE EM CAPINZAL Próximo

MÃE NATUREZA MANIFESTA-SE EM CAPINZAL

Deixe seu comentário