logo RCN

MASCARADOS/AS SOMOS TODOS/AS IGUAIS!!!

  • - Professora Evani Marichen Lamb Riffel

Artigo da Professora Evani Marichen Lamb Riffel

     Novembro/2020...

      ...Pelas ruas de nossa querida cidade de Capinzal o retrato do momento atípico que vivemos: a pandemia COVID-19.

   Pela manhã cedinho, (todos os dias de agora), vejo mascarados indo para o trabalho, mascarados fazendo caminhada matinal, mascarados na fila imensa em frente às agências bancárias locais. Vejo mascarados brancos, amarelos, pardos e negros todos na mesma barca a navegar. Navegar na incerteza do amanhã: na saúde, na economia, na vida... Que agora se leva!

      "Entraram mascarado/as no banco..." Não eram marginalizados pelo crime. Eram cidadãos em tempos de pandemia e prevenção, cuidados praticados pelos conscientes, o uso de máscaras de proteção.

      Outro dia andando pelas ruas vi: tantos "tipos" de vestimentas usadas, cabelos de tantas cores, mascarados/as com lindos chapéus, bonés , lenços árabes, vi rostos anônimos cobertos. Vi a diversidade. Vi a simplicidade e o usar do vale tudo na minha cidade.

      Pensei seriamente que hoje podemos ter a liberdade de andar livremente pelas ruas da cidade, sem aprumo, sem padrões e modismos porque as pessoas já não se veem, já não se olham... Passam ao longe.

      A história bíblica do "Bom Samaritano," ilustrada com tantos rostos e olhos que viam e fingiam não ver um pobre homem ferido, maltratado que jazia ao largo da rua deitado. Transeuntes tantos de olhos vendados e coração frio... Mas eis que por ali passa um homem que se inclina para o outro e se compadece. O chamado bom samaritano providencia uma hospedaria e cuidados para o ferido, por ser viajante deixou alguns vinténs de recompensa para o benfeitor do lugar.

      Todos os personagens desta parábola seguem seu caminho tomando diferentes encruzilhadas: a encruzilhada da individualidade, indiferença ou a prática da caridade, benevolência, amor ao próximo.

      Muitos modismos caíram na insignificância neste período conflituoso, (2019 1 2020...), mas nossos valores ainda estão em moda mesmo que mascarados: -pratique a caridade; seja cortês, cumprimente o outro, seja gentil, sorria por detrás da máscara.

      Seja um bom samaritano mesmo mascarado, partilhe, distribua bondade, fé e esperança de um tempo melhor, mais ameno.

     Outro dia li em uma crônica de Rubem Alves sobre a importância de uma caminhada para degustar aos olhos a paisagem, as pessoas, os carros, a vida em movimento. Dizia ele que muitos gostam de caminhadas aos pares e falantes, pois não sabem a delícia que é a caminhada solitária para degustar os sons da natureza, as paisagens, o movimento da vida...

...E se estática é a performance dos imóveis que povoam o caminho, movimentada é a brisa que pousa na árvore e balança seus ramos aos insanos olhos que não viam e descortinam-se na contemplação do trajeto.

      Mascarados/as somos todos/as iguais...

...A COVID-19 não escolhe entre abastados e carentes...

... A cura ou o tratamento não privilegia planos de saúde privados nem públicos...

...Imunização, a vacina ainda não chegou para loiros de olhos azuis , da cor do céu, nem para negros cor da noite...

Ao raiar da proximidade da terceira década do Século XXI

...De Norte a Sul do Planeta Terra, somos todos iguais em busca da felicidade.

      Então, saúde é felicidade???!!!...

      Caro/a Leitor/a para responder considere o tempo anterior ao coronavírus, a pandemia COVID-19:

"...Éramos felizes e não sabíamos!"


Empresas do Simples Nacional já podem parcelar débitos Anterior

Empresas do Simples Nacional já podem parcelar débitos

Começa hoje segunda etapa da vacinação contra febre aftosa Próximo

Começa hoje segunda etapa da vacinação contra febre aftosa

Deixe seu comentário