logo RCN

Últimas :

10/02/2026 15:02

Marco histórico dos cem anos do Cartório de Registro Civil de Capinzal

Exposição no Ateneu Clube dos livros mais antigos da serventia pública (sendo de nascimentos, casamentos, óbitos e outros), visando comemorar o centenário.

 

 
Os oficiais designados do Cartório de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do município, sediado na Comarca de Capinzal (SC), Senira Teresinha Fávero Cicconet e Ildo Cicconet coordenaram e lideraram a exposição dos livros mais antigos da serventia, realizada no Ateneu Clube, das 10 às 16h de sexta-feira, 24 de Abril, visando comemorar o marco histórico dos 100 anos de plena atividade.
 Na exposição foram expostos os primeiros livros dos registros de nascimentos, casamentos e óbitos do Cartório, tendo o objetivo dos capinzalenses ficarem sabendo como era feita a escritura (tipo de letra) e alfabeto da época, como foram feitos no início os registros e muitas curiosidades dos nomes colocados nos casos de óbitos.
O Cartório por saber que está sendo feito todo um histórico de Frei Crepin, na tentativa de que ele seja canonizar, um registro histórico está dentro da serventia, sendo que o mesmo sepultado no distrito de Santa Lúcia, município de Ouro (SC).
Na exposição também foi enfocada a importância do Cartório, caso a pessoa perder o documento pode buscar a segunda via, pois no registro tem todos os livros na sequência ao longo do 100 anos de serviços prestados.
Além dos nascimentos, o Cartório também registra os casamentos e obtidos, ainda são feitos outros atos. Quanto aos nascimentos em média se dá em torno de 25 a 30 mensais, porém, tiveram meses em que foram feitos 40 registros. 
O Cartório de Registros de Capinzal está situado à Rua Carmelo Zocolli, 150, no 1º andar, sala 106 do Edifício Anibal Ferro, em frene da Prefeitura, fone 3555-3020 e E-mail é cartoriocivilcapinzal@yahoo.com.br para contatar com o mesmo. O atendimento se dá das 8 às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta-feira.
Segundo informação de Senira, obtida com sua colega Nair Viali, a qual é do Registro de Imóveis, o Cartório de Registro Civil chegou a funcionar até na casa de Martinho Chaves, nos altos da Rua XV de Novembro, pois ao longo do tempo não se sabe precisar quantos endereços tiveram.
“Temos muito respeito pelos livros até na ora de folhar, isto ao tirar algum dado folhamos com muito carinho, sendo as folhas bem antigas, fácil de se rasgar, mas fazemos com muita dedicação e zelamos pelo material, ainda agradecemos a todos os escrivães que passaram, extensivo aos juízes de paz e substitutos”, Senira comemora o feito. 
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato foi informada e repassar a importância dos documentos devido a questão de dupla cidadania, sendo uma oportunidade para as pessoas quanto ao exterior, levando em conta a origem, seja italiano, alemão e outras, consequentemente a documentação produz prova para tais processos, estando descrito nestes livros e registros do Cartório, onde ajuda a transformar sonho em realidade.
Senira finalizou fazendo um agradecimento muito especial ao ecônomo do Ateneu Clube, Valdomiro Bortoli por ceder o espaço para a exposição, isto com o aval de outros, ainda a seus braços direitos no Cartório, sendo Josilene Masson Nora e Daniela Buselato Vigano, ambas escreventes substitutas, pois em conjunto no momento de folga do almoço foi feito um apanhado documental visando a exposição.
Escrivão do Cartório de Capinzal: 1º Saldino Adauto Rodrigues (período de 1918 a 1919), Otto Luiz Rogge (1919 a 1922), 3º Pedro de Souza Marques (1923 a 1925), 4º Gonçalves Petry (1925 a 1928), 5º Martinho Chaves (1928 a 1955), 6º Chame Sebastiana Zoccoli (1956 a 1970), 7º Ruth Luiza Bareta Dambros (1972 a 1992), 8ª Senira Teresinha Fávero Cicconet (desde 1992).
 
LEMBRETE: Ao solicitar certidão é necessário que seja informado o nome do solicitante, endereço completo do mesmo, profissão, estado civil, nome do cônjuge data do casamento e regime de bens. É primordial que seja informado qual certidão o cliente deseja, o endereço completo para envio e ainda mencionar o valor depositado e anexar o comprovante de depósito. Escanear para anexar RG e CPF (no formato PDF) do solicitante.  
 
CARTÓRIO: Registro civil (português brasileiro) ou registo civil (português europeu) é o termo jurídico que designa o assentamento dos fatos da vida de um indivíduo, tais como o seu nascimento, casamento, divórcio ou morte (óbito). Também são passíveis de registro civil as interdições, as tutelas, as adoções, os pactos pré-nupciais, o exercício do poder familiar (chamado de pátrio poder no antigo código civil de 1916 do Brasil; em Portugal: poder paternal), a opção de nacionalidade, entre outros fatos que afetam diretamente a relação jurídica entre diferentes cidadãos. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
REGISTRO CIVIL NO BRASIL - O registro civil no Brasil foi criado de maneira formal e generalizada com o decreto número 5604 de 25 de abril de 1874, cujo artífice principal foi o então deputado geral do Império do Brasil, João Alfredo Correia de Oliveira. O decreto 5604 regulamentou o registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos. A partir do ano seguinte, 1875, algumas cidades brasileiras (somente os grandes municípios) deram início paulatino à criação de ofícios do registro civil, os chamados "cartórios do registro civil". Antes de 1875 já haviam surgido anteriormente iniciativas de implantar o registro civil no Brasil. A principal delas remonta a 17 de abril de 1863 com a edição do decreto nº 3069 2 que dava efeitos civis a registros de casamentos de acatólicos, ou seja, os cidadãos que não fossem católicos, mas praticantes de outras religiões "toleradas" pelo Império, poderiam ter seu casamento reconhecido pelo Estado, fato que anteriormente causava problemas, mormente em casos de sucessões e heranças. Variando em cada município, os casamentos de acatólicos eram registrados em livros de assentamento de paróquias (principalmente luteranos) ou pelas prefeituras. Esta medida visava a atender à crescente demanda da imigração, claramente a alemã. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

 

 

Representantes do Sindicato de servidores reúnem-se com Comissão do TJSC Anterior

Representantes do Sindicato de servidores reúnem-se com Comissão do TJSC

Hospital Universitário é referência em tratamento de pacientes com câncer no Estado Próximo

Hospital Universitário é referência em tratamento de pacientes com câncer no Estado

Deixe seu comentário

Geral