logo RCN

Malefícios do álcool e fumo

Bebidas alcoólicas e cigarros prejudicam a saúde

 

O TEMPO ? um jornal de fato, para melhor poder informar os leitores foi em busca de uma resposta sobre os malefícios no vício de bebidas alcoólicas e do fumo. Procuramos o consultor de dependência química da Clínica Reviver de Ibicaré e que também presta serviços no Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS de Capinzal, Rossano Zanchi, para melhor informar.

O que poderá causar aos alcoólatras em recuperação aderirem ao tabagismo, sem nunca ter fumado antes?

R.: Os mesmos danos que qualquer outra pessoa não alcoólatra.

Informe a prestação de serviços da Clínica Reviver e como fazer para ter acesso?

R.: A Clínica completou 10 anos, e com muita dedicação conseguimos virar referência em tratamento. A Clínica atinge PREVENÇÃO, TRATAMENTO, RECUPERAÇÃO E REINSERÇÃO. Qualquer pessoa tem acesso ao tratamento, tanto via SUS, através da Secretaria de Saúde de seu Município, convênios e particular. O tempo de tratamento se dá a um modelo americano (28 dias) para tratamento de alcoolistas, agora com a chegada do crack teve modificações no tratamento, ex¨ tempo, (de 90 à 180  dias), até porque, este paciente geralmente vem acompanhado de comorbidades, (Ansiedade, Depressão etc.)

Quais os diagnósticos para o alcoolismo?

R.: Hoje, para diagnosticar o alcoolismo, não se fala mais em quantidade consumida nem em freqüência. A idéia popular de que bebe demais quem tem problemas, possui o mesmo respaldo científico da quiromancia. Problemas, todos temos e um alcoolista pode beber apenas uma vez por semana, enquanto um bebedor social pode até fazer uso diário do álcool. Na fronteira que separa bebedores sociais e alcoólatras, é preciso trilhar um caminho onde há duas vertentes: os problemas causados pelo álcool e a dependência. Teoricamente, somos todos bebedores sociais. Até porque o último desejo do alcoólatra é assumir-se como tal. Mas o que caracteriza o bebedor social é a ausência total de problemas decorrentes do consumo de álcool. Num outro estágio, nitidamente diverso, está o bebedor-problema, aquele que não é dependente, mas passa a ter problemas causados pelo álcool: bate o carro, entra em conflitos familiares, deixa compromissos de lado para beber ou se recuperar dos efeitos da bebida. O alcoolismo é a etapa final do percurso, quando, além dos problemas causados pela bebida, há um quadro de dependência física e psicológica.

Quais são os efeitos físicos ocasionados pelo álcool ?

R.: Diminuição dos reflexos.                                                               

O uso a longo prazo aumenta o risco de doenças como o câncer no cérebro, língua, boca, esôfago, laringe, fígado e vesícula biliar. Pode ocasionar hepatite, cirrose, gastrite e úlcera.

Quando usado em grande quantidade, pode ocasionar danos cerebrais irreversíveis.

Pode causar problemas cardíacos e de pressão arterial.

Pode levar à desnutrição.

É uma causa conhecida de malformação congênita quando usado durante a gestação.

Os efeitos emocionais e comportamentais são:

Perda da inibição, sendo que pessoa intoxicada com álcool pode fazer coisas que normalmente não faria, como por exemplo dirigir um carro em alta velocidade.

Alteração do humor, ocasionando raiva, comportamento violento, depressão e até mesmo suicídio.

Pode resultar em perda de memória.

Prejuízo na vida familiar do alcoolista, ocasionando desentendimento entre o casal, e problemas emocionais a longo prazo nas crianças.

Diminuição da produtividade no trabalho.

 

Enio de O TEMPO e Rossano.

 

 

Anterior

Aniversário

Próximo

Campanha Do Agasalho Na Farmais

Deixe seu comentário