logo RCN

LIGEIRINHO - Recado da comunidade

  • - Edição nº275, de 15/10/1995

25 anos da primeira Chesterfest de Capinzal (SC), ou seja, Festa do Chester.

DATAS DAS ELEIÇÕES - 1º turno: 15/11/2020 (domingo) e 2º turno: 29/11/2020 (domingo), se houver.  

VOTAR - Conforme Google tendo como fonte: Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar. O voto não é obrigatório para os analfabetos, os maiores de 70 anos, nem para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Quando o eleitor completa 18 anos, o voto passa a ser obrigatório.

CONSCIÊNCIA - Um dos direitos adquiridos é o voto, portanto, não se deixe levar pelos candidatos da majoritária e nem da proporcional, pois só acredite em propostas possíveis de serem realizadas. Também não mude sua opinião por causa de suposta pesquisa, e sim, se os atuais detentores de mandato estão correspondendo com a sua perspectiva os reeleja, mas, caso não, então renove. E o mais importante, que política propriamente dita não é time de futebol, então não vote por paixão, mas, de maneira consciente para que seja melhor a coletividade.   

ENTREVISTAS - Coligação "CAPINZAL AINDA MELHOR", tendo como candidatos na chapa majoritária prefeito a reeleição Nilvo Dorini (MDB) e a vice-prefeita, também a reeleição Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio (PL). Coligação composta MDB - PL - PSDB - PSD e SOLIDARIEDADE.

Coligação "GOVERNO PRESENTE": COMPROMISSO E TRABALHO POR VOCÊ, tem como candidatos na chapa majoritária os candidatos a prefeito Kelvis Borges (PP) e a vice-prefeito Israel Boniek Gonçalves (PDT). Coligação composta pelos PROGRESSISTAS (PP), PDT, PODEMOS e DEM.

Coligação "Juntos por um novo Capinzal - RENOVAÇÃO - Amigos do Povo", tem como candidatos na chapa majoritária a prefeito Bruno Michel Favero (Republicanos) e pré-candidato a vice-prefeito Flavio Mattos (Republicanos).

SEXTA ENTREVISTA SENDO AS PERGUNTAS:

1) Executivo e Legislativo muito se ouviu falar sobre a Incubadora Tecnológica de Luzerna, a qual vem incorporando novas empresas. Capinzal teve a Geradora de Parceria Industrial (GEPARI), sendo um condomínio empresarial, fundada em 21 de agosto de 1993, há 27 anos, numa parceria Prefeitura e Governo do Estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Sebrae. Na sua opinião, Capinzal perdeu ou não fechando duas conquistas, sendo a então Gepari e o balcão do Sebrae que eram uma referência no sul do país?

2) Nas suas andanças neste pleito eleitoral, o que mais lhe chama a atenção no que fala o povo e lhe servirá caso for governo?

1) Atualmente, a legislação determina que os municípios gastem 15% da receita em saúde, mas Capinzal investe 25%, sendo obrigação 25% em educação. Sendo que Capinzal, segundo informações, gasta 45% com folha de pagamento do quadro funcional. Então, em Saúde e Educação totalizam 50%, mais os 45% com a folha, dá 95% da receita, consequentemente, sobra 5%, o que é insignificante. Então pergunto: Se o Governo Federal e o Estadual não tem dinheiro para repassar aos municípios, ainda Prefeitura não é autossuficiente, como os candidatos a Prefeito e a Vereador, inclusive, senadores, deputados federais e estaduais vem prometendo recursos se não tem? O que e como fazer para obter o poder de investimento?

2) A sua campanha está sendo presencial ou virtual? Marca presença nas casas, no comércio, nas associações, entidades representativas, enfim, faz corpo a corpo ou se limita as ferramentas de interação social?

Para saber quem possibilitou as entrevistas, quais foram as perguntas e respostas, acesse o site do jornal: http://otempodefato.com.br/

O triste adeus a CHESTERFEST - O TEMPO jornal de fato trouxe matéria de capa na edição Nº269, de 03/08/1995, há 25 anos: 1ª Chesterfest tem incentivos da Perdigão. Várias reuniões foram realizadas no sentido de fazer acontecer anualmente em Capinzal a Festa do Chester, sendo que a primeira foi de abrangência regional, posteriormente Estadual, até chegar nacionalmente conhecida por Chesterfest.  

Para tanto, Hilton Pedro Paggi (Prefeito de Capinzal), Altair Zanchet (diretor das Unidades Perdigão), e uma comitiva composta por uma Comissão Organizadora da festa estiveram dia 18 de julho de 1995, em Videira (SC), expondo a intensão do evento para Ricardo Menezes (diretor de Relações Institucionais do Grupo Perdigão) e solicitando apoio da empresa nesse acontecimento que de princípio pretendia realizar no mês de outubro, aproveitando o grande fluxo que propicia o turismo catarinense naquela época do ano.

Ricardo falando em nome do Presidente do Grupo Perdigão (Nildemar Secches), disse que a empresa é um agente propagador, de colaboração e acima de tudo pretendem juntar os esforços para ao fortalecimento deste evento desenvolvido pelos municípios da Comarca de Capinzal (Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Ipira e Piratuba).

Para ele a preocupação maior é que o evento venha oferecer a quem procura buscar a festa para conseguir alegria, bom passatempo e cultura. Isto tudo de uma forma acessível, sem explorar ninguém e que seja uma grande festa de congraçamento regional, onde os objetivos comerciais jamais venham a fazer parte do acontecimento para o bem do desenvolvimento regional.

A primeira Chesterfes foi realizada nos dias 4 e 5 de Novembro de 1995, portanto, lá se foram 25 anos, a qual era desenvolvida na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, sendo um dos locais públicos mais acessíveis de Capinzal. HILTON PEDRO PAGGI foi prefeito e LUIZ CARLOS THOMAZONI vice-prefeito na gestão administrativa de 1993 a 1996.

A exemplo da 1ª Chesterfest em 1995, a 2ª edição também foi realizada no governo de Paggi, de 15 a 17 de novembro de 1996. Paggi fez o seu sucessor, sendo Thomazoni, o qual no seu último ano de governo realizou a 3ª edição com shows, cultura e gastronomia de 12 a 14 de novembro.

Fruto deste sucesso todo que foi a Chesterfest, a qual deixou-se perder ao longo do tempo, porém, importantíssimas homenagens foram prestadas, são elas:

Para Saul Brandalise (empresário e fundador da Perdigão), com o Título de Cidadão Honorário de Capinzal, 26 de julho de 1991, numa proposição de um dos melhores vereadores de todos os tempos: Rubens Leal (Binho).

Para Nildemar Secches (diretor presidente das empresas Perdigão), numa proposição do atuante e vereador povão: Alduir da Silva (Binde - Neguinho do Pelo Duro), isto, dia 03 de novembro de 1995, ocasião a realização da 1ª Chesterfest.

FESTA DO MILHO - Além de perdermos a Festa do Chester, uma das maiores e mais importantes festas do Estado de Santa Catarina teve a sua primeira edição em Capinzal, Festa do Milho, na época sendo realizada no pátio do Ginásio Municipal de Esportes Dileto Bertaiolli. Lamentavelmente, Xanxerê passou a ser conhecida como a Capital Catarinense do Milho e a cidade da FEMI.


Covid-19: entrega de vacinas da AstraZeneca aguarda dados de testes Anterior

Covid-19: entrega de vacinas da AstraZeneca aguarda dados de testes

É BOM SABER... Próximo

É BOM SABER...

Deixe seu comentário