logo RCN

LIGEIRINHO

Recado da comunidade

PAUSA - E está findando mais um ano, sendo que os poderes devidamente constituídos dão uma pausa no trabalho no final de 2022 e voltam depois de dias, semanas em 2023. Aí vem o dito carnaval, então depois disto o país começa a andar propriamente dito. Se trabalha muito e é justo um certo descanso.

PRESENTE - Terminou a política, mas começaram as manifestações contra o resultado, sendo que tem menos comemorando e inúmeros contestando. Na história do país, nunca foi visto um movimento destes. Sendo o que causa mais estranheza, é alguém sair da prisão, passar a ter a ficha limpa, concorrer e ganhar o pleito eleitoral. Se apuraram e levou o cidadão a prisão, porém, era muitos os processos e quase num piscar de olhos foi inocentado, sendo isto que disse um âncora de uma televisão, afirmando que o mesmo não deve absolutamente nada a justiça. E o que você acha? Já que a imprensa nacional e internacional registrou o ato da prisão, que talvez era algo muito sério, no entanto, anos se passaram e a liberdade é a realidade para ele e enquanto isto tem presos por delitos pequenos, a exemplo de furto de cachaça.

FEITOS - Capinzal deixou de lado a construção de pavimentação de vias públicas à base de calçamento e partiu para o asfalto de primeiro mundo. São inúmeras as ruas pavimentadas no perímetro urbano e arrojadas camadas asfálticas na área rural. Isto demonstra que em breve os capinzalenses e visitantes poderão andar melhor nas ruas e estradas em condições seguras para e ir e vir.

PATRIMÔNIO - Para melhor comodidade dos funcionários públicos e de melhorias nas condições de bem estar dos cidadãos, a prefeitura esta sendo restaurada e a Câmara de Vereadores reformada. São investimentos do dinheiro público em prol da população, pois a Prefeitura se realiza ações e serviços, já na Câmara se faz leis, aperfeiçoa outras, fiscaliza e sugere demandas do povo.

NEGOCIATA - A Copa do Mundo esta indo para a reta final, no entanto, o povo não esta empolgado com a Seleção Canarinha, e sim, quer saber como vai ser 2023 e os outros anos consecutivos. Levando em conta que as promessas foram inúmeras e é clara a falta de dinheiro para tanto. O que pode salvar, é a negociata com o Senado e Câmara Federal, de certa maneira, toma lá e dá cá. Chegaram a ponto de dizer que o orçamento secreto era um arrombo do dinheiro do povo, mas, a realidade era outra, então poderia faltar recursos para auxílios e muito mais. É que o Senado aprovou em dois turnos, na noite de quarta-feira 7, a PEC da Transição, proposta que eleva o teto de gastos a fim de que o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa pagar o Bolsa Família de 600 reais a partir de 2023. A redação aprovada prevê a ampliação do teto em 145 bilhões de reais para viabilizar o Bolsa Família e outros programas, com validade de dois anos. Estabelece, ainda, que o governo Lula deverá enviar ao Congresso até o fim de agosto a proposta de uma nova âncora fiscal a substituir o teto de gastos. E será que certos cidadãos que nunca comeram picanha, desta vez irão comer? Isto se referindo a adultos, que passaram por vários governos, inclusive, de quem vem prometendo, sendo que na época não comiam. Então, qual será a forma que irão fornecer ou facilitar o acesso a picanha?

APRESSADOS - O pessoal gosta mesmo é de trabalhar, ou seja, sai tarde de casa e quer chegar no horário exato, no entanto, se algo der errado no trajeto, a exemplo de acidente ou via bloqueada, começa a ser agressivo no trânsito e gentileza que nada. Se você leva cinco minutos para chegar ao trabalho, saia antes, ou seja 10 minutos antecipado, pois aí não é necessário acelerar e correr risco de acidentes e evitar ser grosso no trânsito.

VEJA - Em reunião sem pauta, vereadores usam tempo para denúncias e reclamações. Acusou a Superintendência de Transporte e Trânsito de Itabira (Transita) de ser uma “fábrica de multas”. Por: Redação DeFato Online | em 10/11/2022.

Em reunião sem pauta, vereadores usam tempo para denúncias e reclamações, na terça-feira (8/12), eles aproveitaram o tempo para fazer denúncias e reclamações quanto a serviços da Prefeitura Municipal de Itabira e autarquias. Destaque para a fala de Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), que acusou a Superintendência de Transporte e Trânsito de Itabira (Transita) de ser uma “fábrica de multas”.

Em entrevista a DeFato, Heraldo confirmou suas palavras em plenário e lamentou que o órgão não tenha um caráter educativo, primando por multar antes de orientar. “A Transita, na verdade, não virou um órgão educativo, mas sim uma fábrica de multas. A gente vê que a situação é cada dia pior. Ao invés de melhorar as vias, você só vê buraco por todo canto, inclusive em curvas. Se eles se preocupassem realmente com o trânsito, eles em primeiro lugar orientariam as pessoas, solicitando que retirassem os veículos da irregularidade, mas não; eles chegam correndo e multando para a pessoa não tirar o carro”, disse.

    “Além de levar a multa, o infrator ainda tem que ir até a instituição para provar que efetuou o pagamento dela e baixar a infração. Uma pessoa me procurou relatando que vendeu o carro, pagou a multa, o recibo venceu e a multa não havia sido baixada ainda. As passagens elevatórias (quebra-molas), por exemplo, que são necessárias nas vias onde tem alunos de escola, não são colocadas. Ao lado do Varejão da Praia é preciso colocar um redutor de velocidade, mas eles alegam que não pode. Lá no Hospital Nossa Senhora das Dores precisa de redutor, mas sempre alegam que não há necessidade. Eles estão mais preocupados em multar do que orientar. No bairro Gabiroba tem uma via em que o barranco cedeu e eles não acionam a Secretaria de Obras para desobstruir a pista. No bairro Praia e no Pedreira tem vias parcialmente ocupadas e eles não se preocupam com a segurança nas vias”, completou Heraldo Noronha.

Líder do governo no Legislativo, o vereador Júber Madeira (PSDB) se manifestou à reportagem em relação às denúncias do seu colega. “Para se fazer denúncias é preciso ter provas. É preciso saber se a secretaria envolvida foi notificada sobre possíveis irregularidades ou atitudes indevidas, se houve encaminhamento de ofício solicitando que determinada obra seja feita. Não tenho conhecimento para dizer se há erros de conduta ou de alguma obra que não tenha sido executada, mas a Transita é um órgão técnico, com competência para julgar sobre”. afirmou.

O portal DeFato entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (Transita) para se manifestar a respeito, mas até o fechamento dessa reportagem não obtivemos respostas.

* Matéria de Alírio de Oliveira. Para melhor da informação e conhecimento link https://defatoonline.com.br/em-reuniao-sem-pauta-vereadores-usam-tempo-para-denuncias-e-reclamacoes/

  

FOTO LEGENDA Anterior

FOTO LEGENDA

Além tradição que é o Chester Perdigão a BRF é essencial na criação nos lançamentos das linhas de Tortas Chester e Peito de Chester ao Molho de Laranja Próximo

Além tradição que é o Chester Perdigão a BRF é essencial na criação nos lançamentos das linhas de Tortas Chester e Peito de Chester ao Molho de Laranja

Deixe seu comentário