logo RCN

Ligeirinho

Recado da Comundiade

 

q                   Na última semana que passou, um cidadão em nome de sua família procurou a Redação deste meio de comunicação para agradecer o atendimento das casas hospitalares Nossa Senhora das Dores e São José. Ele é vigilante noturno, sendo um humilde cidadão, mas sabe muito bem reconhecer o trabalho dos outros. Parabéns pelo reconhecimento e valorização das pessoas e das instituições.  

q                   Comentários vêm dando conta de que largaram a bomba nas mãos do povo, querendo que ele decida sua própria sorte ou desgraça, se é ou não favorável pelo referendo do desarmamento. Uns dizem que o povo é cobaia dos detentores do poder onde votar é uma obrigação, além disto, o descaso continua na triste realidade no valor do misero salário; combustíveis, gás de cozinha e aluguéis custando o olho da cara. Também é destaque o alto custo da mensalidade do ensino universitário; elevado custo das tarifas de água - energia elétrica e da telefonia; medicamentos no mais alto pico do Dólar e do Euro, enfim, o povo deve aprender a defender seu interesse para poder suprir suas necessidades básicas e exigir trabalho por parte de certos poderes devidamente constituídos.

q                   O meio de comunicação televisiva mostra ao vivo crimes bárbaros, a exemplo de torturas, abuso de poder, seqüestros, execuções de vida e muito mais. A televisão faz o seu papel de bem informar, mas em se tratando de municípios pequenos, a exemplo do nosso, basta colocar uma foto de algum fato verídico, conseqüentemente escrever o acontecimento público e notório, em seguida o pessoal lasca processo no sentido de amordaçar a imprensa, com a intenção de extorquir real, dólar e até euro. Ignorância do povo resulta em quebra de índices de processos judiciais, muitos querendo provar o injustificado. Lamentável a falta de razão das pessoas e que resultam na conturbação dos fatos.       

q                   Se o dinheiro não é tudo na vida dos brasileiros, como justificam muitos tirando a roupa e pousando despidos para as revistas? Os fotografados dizem que optaram por pousar nu com a mão no bolso devido ao trabalho ser honrado e bem projetado, mas jamais falam da ganância pelo dinheiro. Os pelados querem ser celebridade e os preservadores da moralidade são tidos como caretas ultrapassados.  

q                   Mais uma vez passaram o trote na guarnição de corpo de bombeiros, informando que uma residência estava sendo consumida pelo fogo em determinado bairro. Os bombeiros foram ao local com duas viaturas, no entanto, perderam tempo e dinheiro, pois tiveram gasto e se caso houvesse outra ocorrência ao mesmo tempo ficava difícil o socorro. Um meio de comunicação chegou noticiar furo de reportagem, mas foi frustrada a matéria e noticiário.   

q                   Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Zortéa o Vereador Paulo foi feliz em sua indicação, ao comentar informação obtida de que o poço artesiano do Bairro Água Santa está apresentando uma vazão menor do que antes. O que lhe levou a pedir que o executivo estude a possibilidade de fazer tratamento da água dos rios do Município para prevenir-se, caso a distribuição de água possa ser escassa futuramente. O que é bom devemos noticiar e apontar o autor da solicitação.  

q                   Sinceramente, não vimos e não tínhamos conhecimento que a Golden Pesquisa & Publicidades da cidade de Chopinzinho/PR fez pesquisa de opinião pública em Capinzal, mas foram apresentados certificados de resultados dos levantados. Conforme certificado dos Destaques Profissionais e Empresariais, informam ter entrevistado 150 pessoas, entre comércio e residências nos dias 15 e 16 de setembro de 2005. Se tratando de vereadores, aparecem em destaque Biazotto 21%, Helt 20%, Aldair Brandão ? o Penteado 19%, Massocato 18%, Senair Bressan ? o Sena 17%, outros 10% e brancos 5%. Descontentes com tal resultado, encomendaram nova pesquisa com outra empresa.

q                   Profissional liberal ao chegar em casa viu um cidadão fechando o portão, então pediu o que estava fazendo, sendo que o mesmo respondeu estar prestando serviços de vigilância. O dono casa disse que o vigilante estava equivocado, pois à tarde havia pagado o guarda noturno. O que não sabia ele, é que o ex-guarda somente aparecia cobrar, pois há muito tempo deixou de trabalhar em nosso Município. Um prestava o serviço na Dona Linda e quem recebia era o outro.

q                   Edgar Lancini foi um grande homem público e atuante administrador dentro da Prefeitura de Capinzal, no entanto, não teve o devido reconhecimento para com o seu nome. O Senhor Edgar ajudou a escrever boa parte da história de Capinzal, inclusive, foi um dos Vereadores que lutaram para a concretização da emancipação Política-Administrativa. Não devemos esperar que as pessoas morram para poder valorizá-las pelo feito, então é bom homenagearem os que ainda convivem dentro da municipalidade.

q                   É claro que Capinzal falta muito para ser um pólo comercial, principalmente por falta de arrojo daqueles de posse. Mas o que não é admissível, termos estradas pavimentadas para Campos Novos, Joaçaba e outros centros, e deixarmos de dispor de linhas de ônibus direta, pois caso quisermos ir para Florianópolis, Chapecó, Porto Alegre, Cascavel e tantas outras cidades devemos se deslocar até Joaçaba. Desejo dos usuários:  quando terminarem a recuperação da SC-303 de JÇ a CZ, as empresas de transporte intermunicipal devem melhorar a condição de seus ônibus, retirando de circulação os ditos pau-velho. 

q                   Mirian Agathe Pooch, da cidade Curitiba (PR), fone (41) 99465854,  enviou e-mail (mirianufpr@hotmail.com) tecendo comentário muito importante do trabalho de produção textual de Ipira, sendo que obteve a informação através da Internet de O TEMPO (jornalotempo.com.br). ?Acredito que tenham mais professores inseridos nesse projeto. É disso que a educação mais necessita na atualidade. Para passar num vestibular federal ou qualquer outro, o candidato precisa saber usar as ferramentas de produção textual de uma forma bem diversificada e criativa. Parabéns à Ipira por esse incentivo de vida?. Mirian se refere ao Trabalho de Produção Textual realizado nas Escolas Municipais de Ipira, intitulado ?Adoro Ipira Por....?, escrito pela aluna Ana Cristina Lopes, 6ª série da Escola Hedi Klein Matzenbacher, tendo como professora Elizelaide Salmória Gomes.

q                   O Vereador Biazotto foi feliz em apresentar Projeto que dispõe sobre o fornecimento de alimentação especial nas escolas da rede pública do Município de Capinzal. O objetivo é tornar obrigatório o uso de alimentação especial, na merenda escolar, adaptada para crianças portadoras de Diabetes Mellitus e aos celíacos. A alimentação especial será orientada através de receituário médico e de nutricionistas, a quem caberá a supervisão do uso dos alimentos. O controle e a execução desta Lei caberá à Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes e Secretaria Municipal da Saúde. Biazotto está justificando os votos recebidos, sempre atuante e perseverante.   

Anterior

Casa da Cidadania de Piratuba

Próximo

Empresa DRAGON Segurança de Capinzal

Deixe seu comentário