Ligeirinho
Fique por dentro
ü O riacho que nasce na localidade de Lauro Muller, passa pela Vila Anchieta e deságua no Rio do Peixe, está com seus dias contados. As águas do riacho estão secando, em decorrência do desmatamento na nascente. Deveria o Poder Público adquirir essa terra e deixar como área de preservação da pouca mata nativa que resta no território capinzalense. O proprietário está no seu direito de explorar, porém, cabe ao poder público realizar ações de preservação, dentro do cabível e do aceitável.
ü Mais uma vez, parte do muro da vergonha veio abaixo, desta vez um Fusca colidiu no local. Os muros de pedra em frente da Rodoviária Municipal estão servindo como obstáculo na via pública, principalmente para os ônibus, os quais precisam manobrar para poder entrar e sair das plataformas. O Muro de Berlim foi desmanchado em 09 de novembro de 1989, até então dividia ao meio a cidade de Berlim, simbolizando a divisão do mundo: Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. O muro nas ruas Ernesto Hachmann e Rolindo Casagrande, registraram prejuízos materiais e ferimentos nos ocupantes dos carros, felizmente, nenhuma vítima fatal.
ü Os pedestres têm medo de passar sobre a passarela da Ponte Irineu Bornhausen nos dias de chuva, porque o piso é irregular, escorregadio, empoça água, parafusos soltos e poderá alguém tropeçar. O maior receio em dias chuvosos é uma descarga elétrica, pois a passarela é metálica e devido ao acúmulo de água quem sabe poderá ocorrer o indesejável. São duas realidades a passarela construída na travessia do Rio do Peixe, em Joaçaba/Herval d?Oeste reúne toda a qualidade, porém, Capinzal/Ouro poderá se transformar numa armadilha.
ü O Sistema de Gerenciamento de Trânsito irá punir o avanço de sinal nos semáforos, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade acima dos 40km/h. Ainda serão instaladas lombadas eletrônicas e controlador de velocidade tipo radar fixo 20km/h. Foi dado início à fábrica da multa e não à humanização do trânsito. É preciso fluir melhor o livre trânsito, jamais contribuir por parar. Psiu! O estacionamento rotativo também irá faturar com prejuízo no bolso dos cidadãos, onde aqueles que não têm garagem e deixarem o carro em frente da casa também terão de pagar, porém, a Prefeitura e Concessionária não se responsabilizam por danos e perdas. Na última semana, o engarrafamento foi além das duas sinaleiras, caso tivesse funcionando o monitoramento, os carros seriam multados. O trânsito ficará mais lento, pois o sinal precisará estar aberto e, antes de fechar, caso estiver passando, poderá ser multado.
ü Cidadão precisava ir a um centro de referência para ter acompanhamento médico, no entanto, era para ser levado com um carro exclusivo, porém, destinou outro meio de transporte, onde o motorista estava irritado. Por fim, não foi possível seguir viagem diante do nervosismo do motorista que estava levando outro cidadão. Para evitar confusão, foram em busca de ajuda com um amigo e encontraram apoio no auxílio transporte.
ü As medidas de proteção da fauna e da flora acabam sendo severas com o homem. Continuando as exigências e punições, brevemente os poucos moradores que restam no interior dos municípios passarão a inchar as cidades. Um exemplo, determinado cidadão plantou 15 sacos de sementes de milho e não conseguiu colher sequer um saco, devido ao ataque dos animais silvestres. É preciso um controle sobre o aumento no número das espécies, porém, caso o agricultor fizer por conta, certamente irá parar atrás das grades. São importante ações visando fixar o agricultor à terra e jamais contribuir para o êxodo rural. Continuando desta maneira, o lugar do homem será no deserto, quem sabe na Lua, pois o homem de certa forma vem criando e fazendo valer leis contra a sua própria espécie. Conservar é um bem necessário, mas exagerar é burrice.
ü A Festa de Santo Antônio na localidade de Linha Maziero, município de Ouro, realizada no domingo, 15 de junho, foi do agrado da comunidade local e regional. A carne, servida como churrasco, tanto a de gado quanto a de suíno era macia, bem temperada e assada ao gosto dos cidadãos, inclusive como opção tinha galinhas assadas. Os churrascos começaram a ser entregues antes do meio dia e no momento do almoço. O estacionamento foi bem organizado na chegada, no transcorrer do dia e até na saída.
ü Quase diariamente alguém faz companhia para determinada cidadã que não gosta ou tem medo de dormir sozinha. Porém, a acompanhante deve chegar ao lar da terceira após a meia-noite e sair cedo, para ninguém perceber. Essa ação virou praticamente um trabalho, portanto, deveria receber vencimentos ou uma ajuda financeira.
ü As Escolas de Educação Básica São Cristóvão e Mater Dolorum possibilitaram um momento ímpar em Capinzal, ao trazerem a Orquestra Camerata. Através de apoio cultural estadual foi possível esse grande momento de informação, entretenimento e excelente passatempo. Parabéns pela educação realizada nas escolas estaduais, onde a teoria e prática qualificam os alunos para o mercado de trabalho competitivo e cada vez mais exigente. Maior brilho ainda teria o evento, caso tivesse uma Casa da Cultura, ou fosse realizada a apresentação no extinto Cine Odete.
Deixe seu comentário