BRDE soma mais de R$800 milhões em contratações para o agronegócio de SC em 2025 |
Ligeirinho
Fique por dentro
A edição de nº1.150, de 06/12/2013, abrimos mão de trazer tópicos da coluna Ligeirinho, mas sendo um recado da comunidade quanto a Emenda à Lei Orgânica nº02, de 18 de Novembro de 2013 e também no Regimento Interno da Câmara Municipal de Capinzal, que dispõe sobre a alteração, passa a vigorar com a seguinte redação: A Câmara Municipal é composta de 11 Vereadores eleitos pelo voto direto e secreto para cada legislatura, entre cidadãos maiores de 18 anos e no exercício dos direitos políticos. Por sermos favoráveis ao aumento no número de nove para 11 vereadores, fizemos o editorial e no Ligeirinho deixamos o Recado da Comunidade que usa da razão e da lógica, em favor do progresso e do desenvolvimento.
A gora, nesta edição, para melhor conhecimento da sociedade local e regional, estamos trazendo uma nota de esclarecimento assinada pelos nove Vereadores da Câmara Municipal de Capinzal.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Vimos através desta Nota, em resposta ao “Chamamento ao Bom Senso” encaminhado a Imprensa e aos Vereadores, e por algumas Entidades de Capinzal, as quais se manifestaram contra a Proposta de Emenda que eleva de 9 para 11 o numero de Vereadores na Câmara Municipal.
Nós, Vereadores de Capinzal, como líderes e legítimos representantes da população, ao propor a referida Emenda, a intenção era de melhorar a representatividade, pois entendemos que a população do interior do Município, do bairro e loteamentos teriam uma melhor chance de ver um de seus representantes eleitos para a Câmara Municipal.
O que causou estranheza é que o Manifesto das Entidades foi entregue primeiro para a imprensa e somente depois chegou a Casa Legislativa. No Manifesto foram utilizadas palavras e expressões agressivas contra todos os Vereadores, mas, em especial ao Presidente da Câmara. Atacaram aqueles que são a voz do povo. A proposta de Emenda foi apresentada e lida na Câmara, e posteriormente, encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça para analise e parecer. Após ter sido declarada LEGAL e CONSTITUCIONAL a Emenda foi levada ao Plenário para votação em primeiro turno, onde foi aprovada por UNANIMIDADE (9 VOTOS FAVORÁVEIS). A REFERIDA Emenda tramitou na Câmara por 23 (vinte e três) dias, de 18/11/2013 à 10/12/2013, logo, não foi “em velocidade meteórica e na surdina” como disseram as Entidades.
A Manifestação das Entidades pode afirmar que foi produzida da forma citada, sem ao menos dialogar com os Vereadores e buscar o entendimento, pois o que se percebeu é que queriam o confronto, o e assim denegrir a imagem da Câmara e do próprio Municipio. Um documento produzido com intenções maldosas e assinado por presidente de Entidades, onde, certamente seus associados não foram chamados para opinar, logo, não deve refletir a realidade, totalmente antidemocrático, ditatorial, como é a personalidade de alguns desses dirigentes, que a sociedade de Capinzal sabe muito bem quem são e como agem.
As assinaturas foram “arrancadas” a todo o custo, inclusive com inverdades, pois uma dessas Entidades encaminhou ofício para a Câmara de Vereadores afirmando que a assinatura não é dela e que seu nome foi assinado por outra pessoa. Isso é DEMOCRACIA? ou caso de Justiça. Alguns dos Presidentes que assinaram o manifesto remontam (pela idade) do tempo escabroso da DITADURA, talvez as atitudes e palavras estejam impregnadas em suas mentes raivosas.
O mundo mudou, as pessoas evoluíram (não todas) e a baioneta e o fuzil do tempo da ditadura foram substituídos pelo diálogo. Afirmaram os Presidentes das Entidades que o Presidente da Câmara teria pressionado os demais Vereadores a assinarem a Emenda. Teria o Presidente da Câmara todo esse poder de convencimento? Seria menosprezar os demais Vereadores os quais foram eleitos pelo Povo, há que se respeitar a liderança que foi confiada e instituída pelo povo. O manifesto (ditatorial) produzido foi um atentado a democracia em nosso Município. Os Vereadores estão sempre à disposição da população, para ouvir, esclarecer duvidas e buscar atender as necessidades coletivas da população, pois fomos eleitos para trabalhar para o Povo. Assim, a Casa do Povo sempre esteve e estará com suas portas abertas para ouvir e dialogar com a população, ISSO É A DEMOCRACIA!!!!!!
Capinzal SC, 12 de dezembro de 2013.
Deixe seu comentário