logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Ligeirinho – Recado da Comunidade

Ponte Irineu Bornhausen completa 70 anos de história

Inicialmente, a travessia de Capinzal para Ouro, e vice-versa, era feita por meio da Ponte Pênsil, construída sobre o Rio do Peixe. Por muitos anos, essa estrutura serviu às comunidades de Capinzal e Ouro, proporcionando condições de passagem para pessoas e mercadorias, carros, carroças e, mais tarde, pequenos caminhões, sempre respeitando os limites de peso estabelecidos pelas autoridades.

Com o acentuado desenvolvimento das comunidades, o aumento progressivo da população, a ampliação do parque industrial e a intensificação do transporte de cargas mais pesadas, a população passou a reivindicar junto ao Governo do Estado a construção de uma ponte em concreto armado, localizada logo acima da Ponte Pênsil, como única solução capaz de garantir o contínuo progresso da região.

De posse dos memoriais apresentados, o Governador determinou os estudos, o projeto e a construção da ponte solicitada, que foi inaugurada em 6 de janeiro de 1956, com a presença de Sua Excelência o Governador do Estado de Santa Catarina, Sr. Irineu Bornhausen, do governador eleito Dr. Jorge Lacerda e do então prefeito municipal de Capinzal, Sr. Heitor Breda.

A ponte em concreto armado recebeu a denominação de “Ponte Irineu Bornhausen”, em homenagem ao Governador e amigo de Capinzal. A obra tornou-se um marco histórico, possibilitando o franco desenvolvimento de Capinzal, Ouro e de toda a região.

Passados 70 anos, celebrados no dia 6 de janeiro, a ponte demonstra a excelência de sua engenharia e da execução de sua construção. Ao longo do tempo, além de suportar seu próprio peso estrutural, recebeu camada asfáltica, iluminação pública, redes de distribuição de energia elétrica, passarela para pedestres, rede de água tratada e rede coletora de esgoto, comprovando que sua vida útil ultrapassou todas as expectativas técnicas iniciais.

Considerando que a Ponte Irineu Bornhausen é, até hoje, a única passagem na área central entre as cidades irmãs, torna-se necessária a construção de novas alternativas de travessia, entre elas:

·        uma ponte ao lado da Loja Leon, no prolongamento da Rua XV de Novembro, sentido Ouro;

·        e outra ligando a garagem da Prefeitura de Ouro à travessia em direção à Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, em Capinzal.

Como a Ponte Pênsil não foi tombada como patrimônio histórico nem por Capinzal nem por Ouro, ela também poderia ser considerada como opção de travessia, desde que receba estrutura adequada em concreto armado, garantindo segurança e durabilidade.

Placa do ato inaugural consta:

Ponte Irineu Bornhausen

Construída no Governo Irineu Bornhausen

Sendo Secretário da Viação e Obras Pública Exmo. Sr. Aroldo C. de Carvalho

Diretor do DER-SC Eng. Antônio Siqueira de Souza

Prefeito Municipal de Capinzal, Ilmo. Sr. Horácio Heitor Breda

Construída pela Firma Irmãos Breves Ltda, sob a orientação técnica do Eng. Sílvio San Thiago

Inaugurada em Janeiro de 1956.  

SEMÁFOROS EM DESCOMPASSO: QUAL A SOLUÇÃO PARA EVITAR ACIDENTES E CONGESTAMENTOS?

O semáforo do município vizinho, Ouro, está fora de funcionamento, enquanto em Capinzal o equipamento voltou a operar, após permanecer por um longo período apenas em modo de alerta, sem sinalização adequada aos pedestres.

Quando estava em alerta, o risco de acidentes era constante. Agora, com o semáforo ativado, surgiu outro problema: o engarrafamento, já que o fluxo acaba favorecendo principalmente quem está na via principal.

A maior dificuldade é enfrentada por motoristas que saem das ruas Ernesto Hachmann, José Zorteá e Vanda Mayer, que encontram grande obstáculo para acessar a Rua Presidente Nereu Ramos, principal eixo de circulação da região.

É importante lembrar que, quando o semáforo permaneceu 24 horas em alerta, foram registrados diversos acidentes, incluindo um atropelamento na cabeceira da ponte, reforçando que a situação atual exige solução urgente e planejamento técnico.

Vale destacar que nenhuma solução será realmente eficaz sem uma ação conjunta entre as prefeituras de Capinzal e Ouro. O problema ultrapassa limites territoriais e exige diálogo, cooperação e planejamento integrado, seja para uma medida paliativa imediata ou para uma solução definitiva. Quando os municípios caminham juntos, o trânsito flui melhor, os riscos diminuem e quem ganha é a população.

Além disso, é preciso pensar também em medidas estruturais de longo prazo, como a construção de uma nova ponte, que possa facilitar o ir e vir entre os municípios e contribuir para a disciplina do trânsito, reduzindo a sobrecarga no ponto atual.

ENQUETE – QUAL DEVE SER A SOLUÇÃO?

Na sua opinião, o que deve ser feito para melhorar o trânsito e aumentar a segurança no local?

1.   Sincronizar os semáforos de Capinzal e Ouro para garantir mais fluidez entre os municípios.

2.   Implantar funcionamento por horários, com semáforo ativo apenas nos períodos de maior movimento.

3.   Criar uma rotatória ou outra alternativa viária para reduzir a dependência do semáforo.

4.   Aumentar a presença de agentes de trânsito nos horários de pico.

5.   Realizar audiência pública para ouvir a população e definir a melhor solução coletiva.

6.   Implantar mão única no sentido da Rua Presidente Nereu Ramos para a Rua Ernesto Hachmann (apenas descida, sem subida).

7.   Construir uma nova ponte para melhorar a mobilidade e organizar o fluxo entre Capinzal e Ouro.

8.   Criar um grupo de trabalho conjunto entre as prefeituras de Capinzal e Ouro para definir medidas imediatas e soluções definitivas.

Vote e participe! Sua opinião é fundamental para construir um trânsito mais seguro, eficiente e humano para todos.


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

Município firma Termos de Fomento com entidades para o período de 2026 a 2028 Anterior

Município firma Termos de Fomento com entidades para o período de 2026 a 2028

OUROLUZ CELEBRA 29 ANOS SOB A LIDERANÇA DO EMPRESÁRIO EDICARLOS POGGERE Próximo

OUROLUZ CELEBRA 29 ANOS SOB A LIDERANÇA DO EMPRESÁRIO EDICARLOS POGGERE

Deixe seu comentário