Capinzal 77 anos: grande público celebra na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito |
Lideranças Indígenas protagonizam pesquisa desenvolvida pelo Mestrado em Direito da Unoesc
-
MARCOS A. BEDIN - O objetivo da pesquisa é analisar o processo histórico dos povos indígenas no Brasil Meridional
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unoesc
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unoesc estão em fase de desenvolvimento da pesquisa "Direitos Fundamentais das Comunidades Indígenas em estágio avançado de interação localizadas na região Sul do Brasil". No dia 18 de setembro, nas dependências do Campus de Chapecó, foram entrevistadas mais de 30 lideranças indígenas pertencentes às etnias Kaigangue, Guarani e Xocleng.
A professora Thaís Janaina Wenczenovicz explica que o objetivo da pesquisa é analisar o processo histórico dos povos indígenas no Brasil Meridional, através da diversidade cultural e territorial buscando desenvolver práticas para um reflexão crítica que possibilite a valorização e respeito à diferença e a inclusão.
Segundo a professora, o estudo utiliza-se de metodologia de história oral temática e desenvolveu-se através do roteiro de pesquisa contendo 10 questões. "A opção metodológica ocorreu em função de que há um consenso entre os pesquisadores da temática, de que a oralidade é o grande elemento agregador das culturas indígenas. O que acentuamos aqui é o caráter da linguagem como veículo do pensamento de um povo, de uma sociedade", comenta.
O processo de elaboração do roteiro de pesquisa e coleta de depoimentos foi desenvolvida pelos docentes do corpo permanente do Programa e terá por objetivo fomentar novos olhares sobre a questão indígena no Oeste de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná.
Deixe seu comentário