logo RCN

Lendo com você

Lendo com você-116

Sou jovem, mas resolvi fazer uma pausa para refletir com você, sobre alguns assuntos que estão afetando a vida dessa faixa etária. São os referentes às drogas, à violência e à gravidez precoce.

 

         Concordo com vocês, jovens amigos, estes assuntos já são repetitivos e desgastantes, para quem não está envolvido nestas situações. Contudo, somos co-responsáveis pelas pessoas que se envolvem nesta problemática. Nunca é tarde para se aprender novas lições de vida. Sabemos que a juventude é uma fase da vida em que as emoções predominam e todos nós queremos apenas nos divertir e curtir. Contudo, devemos pensar, antes de agir precipitadamente, pois nossos  atos sempre apresentam conseqüências e estas podem não ser muito agradáveis.

         Todos vocês já têm ciência de que me refiro às drogas e o conselho que dou só pode ser contra o uso delas. É claro que eu apenas imagino que as drogas, de qualquer espécie, provocam sensações maravilhosas ou o anestesiam por completo.  Devo dizer-lhe que nossa vida é ameaçada por inúmeros riscos, mas acredito que o de ficarmos dependentes químicos não deveria estar contido em nossa lista. As conseqüências do uso de drogas são inúmeras e agressivas, tanto ao físico como ao psicológico.  Podemos estar nos encaminhando para um lugar ?escuro?, onde a infelicidade e a solidão tomem conta do lugar da empolgação momentânea e da felicidade. Todos nós já somos crescidos e somos informados sobre as reais conseqüências deste maldito vício: marginalização pela sociedade, impotência sexual, seqüelas no cérebro, infelicidade, entre outros.

         Jovens amigos, saibamos discernir o que é melhor para nós. Tenhamos atitudes serenas, tranqüilas, pensadas e repensadas, nada de violência. Muitas são as causas da violência. Uma delas se refere ao uso indevido de drogas que agrava ainda mais os impulsos nervosos das pessoas. Agir por impulsos, matar no trânsito ou agredir pais e avós,  seqüestrar, são atos de terror; é crime. Para o  criminoso deve existir punição. E severa.

         O último item diz respeito à gravidez. Gravidez é estado de graça, quando desejada e na idade madura. Devemos aprender desde cedo que nossa liberdade deve ser limitada; pois do contrário, estaremos pagando-a com ?juros altos?. O mundo nos exige uma certa restrição comportamental. Gravidez precoce desajusta, desestrutura a vida. Filho é bênção de Deus, mas precisa de teto, de alimentação, de vestuário, de investimento na saúde e na educação. Tudo isso tem um preço. Você precisa ser independente financeiramente e maduro o suficiente para assumi-lo com todas as ?letras?.

 

         Portanto, caros jovens, façamos pausas para refletir sobre nossas atitudes e nossa forma de viver. Saibamos optar pelos caminhos cheios de flores e de luz. Saibamos amar de verdade, respeitar, acima de tudo a nossa própria vida para que sejamos felizes e vivamos em paz e harmonia com tudo e com todos.

 

         Este texto argumentativo foi criado após o estudo da carta aberta.

         O assunto é para ser refletido por todos nós, principalmente, os jovens.

         Quem escreveu foi a aluna Nathalia Massignani, aluna da Oficina de redação.

                  Com carinho- PROFESSORA  SCHIRLEY

Anterior

Teatro

Próximo

Saúde ambiental

Deixe seu comentário