LANÇAMENTO
A Associação dos Magistrados Catarinenses em seis de junho, às 19h, lançou nos cinco municípios que compõem a Comarca de Capinzal, o Projeto Agentes da Paz. A cerimônia de lançamento foi realizada no
Projeto Agentes da Paz
O projeto Agentes da Paz é uma iniciativa dos Magistrados Catarinenses visando implantar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos uma Cultura da Paz. Convidaram as escolas municipais, estaduais e particulares, associações civis das mais variadas e instituições públicas como o Ministério Público, Poderes Executivo e Legislativo Municipais dentre outras entidades. Em um sentido amplo, toda a sociedade civil organizada é convidada para ser um Agente da Paz.
O projeto visa criar atividades práticas que estimulem as pessoas a praticarem atos pela Paz, que estimulem os cidadãos a divulgarem todo e qualquer tema relativo à Paz - tanto a nível individual, quanto coletivo, tanto local como em um nível mais amplo.
O fim da Justiça é a Paz Social, porém, os Magistrados Catarinenses estão cientes de que a Paz Social não será alcançada somente com a resolução dos processos judiciais que tramitam em nossas Comarcas. Um processo judicial apenas representa uma situação de conflito ou até mesmo de violência que aconteceu. E nesta perspectiva, os Magistrados Catarinenses perceberam que seria muito importante antecipar-se ao surgimento do processo através da prática de ações coordenadas e sérias, com o envolvimento de toda a sociedade. E um dos caminhos é, sem sombra de dúvida, trabalhar pela implantação de uma Cultura da Paz.
Este projeto já está implantado em várias cidades do Estado e o objetivo é que em todos os municípios tenham o projeto inserido. Com um trabalho coordenado, sério e altruísta, poderemos ter a esperança de que, nas próximas décadas nossas cidades serão lugares mais pacíficos de se viver. Isso será possível caso todos nós tenhamos este sonho. O projeto Agentes da Paz é um grande instrumento para realizarmos este sonho. O data de 06.06.07 representou um destes dias em que a história de nossas vidas, de nossas cidades, do nosso Estado e, quem sabe, do Brasil e do mundo, passe a mudar positivamente. Quando isso tudo acontecer definitivamente, poderemos ter a certeza de que nosso sangue, suor e lágrimas não foram em vão.
Alexandre Dittrich Buhr - Juiz de Direito da Comarca de Capinzal concedendo entrevista.
Deixe seu comentário