logo RCN

Justiça Eleitoral

Comarca de Capinzal comemora o feito: realização das eleições sem problemas e uma apuração rápida dos votos

A Reportagem de O Tempo – um jornal de fato na segunda-feira, 06 de Outubro, às 13h30min esteve no Fórum Desembargador Marcilio Medeiros entrevistando o juiz de direito da 2ª Vara e substituto da 1ª Vara (sendo que a juíza foi promovida e está para ser nomeado outro profissional), que também responde como juiz eleitoral da Comarca de Capinzal, Dr. Rubens Ribeiro da Silva Neto, do qual obtivemos informações sobre a realização das eleições no último domingo (05).  

Na análise de Rubens Ribeiro o trabalho realizado nas eleições na sede da Comarca de Capinzal e nos municípios de sua abrangência (Ouro, Lacerdópolis, Ipira e Piratuba) foi extremamente positiva, pois se prepararam para tanto. Até porque as orientações dirigidas aos eleitores foram atendidas, sendo que não observaram aglomero de pessoas e propagandas indevidas, o que proporcionou uma eleição tranquila. Quanto aos mesários e presidentes de seções foram devidamente treinados, de modo que não foi constatado nenhum grande obstáculo e nem uma situação que lhes cause preocupação. Quanto a parte técnica e administrativa funcionou de maneira muito efetiva, apresentando pouquíssimos problemas, apenas duas urnas tiveram de ser substituídas, sendo que todos os votos foram contabilizados e repassados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A apuração foi em tempo razoável, dentro do esperado e não teve nenhum problema, de modo que a avaliação é boa - considerada positiva.

Segundo o juiz Eleitoral, os voluntários selecionados na sociedade foram decisivos para que fosse possível a realização das eleições na 37ª Zona Eleitoral, levando em conta o quadro funcional da Justiça Eleitoral ser reduzido, sendo que os serviços dos voluntariados foi essencial para o sucesso do pleito, os quais receberam treinamento, demonstraram boa vontade e compareceram de maneira maciça, inclusive, no dia do pleito eleitoral prestaram relevantíssimo serviço à sociedade. “Aproveito a oportunidade para agradecer a essas pessoas que tiveram conosco, por prestar relevantes serviços, como também os prepostos, sendo nomeadas pelo Juiz para representar em determinados locais, estando extremamente capacitadas, desenvolvendo excelente trabalho. Também aproveito para parabenizar e agradecer a equipe do Cartório Eleitoral, por se empenhar ao máximo, a exemplo dos técnicos de urnas deixando tudo dentro da normalidade e regularidade”, assim Rubens Ribeiro reconhece e valoriza a todos que deram sua parcela de contribuição direta e indireta.

O Cartório Eleitoral é composto pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral e uma servidora cedida pela Prefeitura de Capinzal, a qual realiza importante trabalho, sendo responsáveis por preparar a parte administrativa e técnica das eleições, dando todo o apoio, possibilitando para que tudo funcione. Também contam com os técnicos de urnas, sendo cidadãos capazes e treinados na configuração do sistema com repasse de informações e transmissões de dados.    

Quanto a votação e abstenções não fugiram a média estadual e nacional, sendo que o eleitorado compareceu no seu local de votação e exerceu o seu direito do voto.

O horário da votação compreendeu das 8 às 17h, porém, com entrega de senha àquelas pessoas que estavam na fila de espera, sendo que Capinzal conseguiu encerrar a sua apuração aproximadamente às 19 horas, consequentemente, foi motivo de comemoração a rapidez nos serviços prestados.

Quanto ao recadastramento biométrico do eleitor, assim respondeu Rubens Ribeiro: É uma nova ferramenta que está sendo implantada pela Justiça Eleitoral em nível de Brasil, porém, não se tem notícias quanto ao benefício para Comarca de Capinzal, portanto, não tem como precisar quando iniciará esse tipo de expediente, no entanto, é uma tendência para os próximos anos, porém, sem data prevista.

Em média na Comarca de Capinzal o eleitor levou de 50 segundos a um minuto, o que foi analisado nos relatórios de votação e transmitidos ao Tribunal Regional Eleitoral oficializando as eleições. É claro que teve muitos que votaram em menos tempo, mas, essa é a média levando em conta todo o leitorado.

Agradecimento a todos aquelas pessoas que participaram de forma direta ou indireta. A começar pelo próprio eleitor que de um modo geral observou e atendeu as nossas orientações e recomendações de votar e retornar para sua casa ou outro local de destino. As pessoas que tiveram diretamente envolvidas conosco, sendo secretários, mesários e presidentes de seções, que de uma forma voluntária desempenharam muito bem suas funções. O reconhecimento também à Força de Segurança Pública, fazendo um agradecimento especial à Polícia Militar, através do tenente e comandante Cleversom Garcez, extensivo a Polícia Civil, na pessoa do delegado da Comarca de Capinzal, Dr. André Luis Cembranelli, por darem todo o apoio na véspera e no dia das eleições, agradecimento a todos os servidores do Fórum os quais foram convocados e participaram ativamente das eleições. Da mesma forma enalteceu o trabalho do Cartório Eleitoral, sendo que o quadro funcional não mediu esforços, dedicando-se de corpo e alma para ocorrer o pleito da melhor maneira possível.

A análise do primeiro turno foi positiva, considerada boa, consequentemente, devem se reunir nos próximos dias para poder fazer um balanço mais minucioso das eleições, mantendo o que funcionou bem, inclusive, fazer alguns ajustes naquilo que se pode melhorar; tudo visando o bem estar e a tranquilidade da população para que a mesma possa no segundo turno ir até a seção eleitoral e exercer a cidadania de seu direito ao voto, sem qualquer tipo de influência ou pressão. “Estaremos atentos a qualquer incidente que possa acontecer, mantendo aquilo que deu certo e iremos corrigir o que pode ser melhorado para o segundo turno”, assim o juiz de Direito e Eleitoral, Dr. Rubens Ribeiro da Silva Neto definiu o pleito eleitoral na Comarca de Capinzal. 

 

Quanto ao Cadastro Eleitoral, o juiz Eleitoral, Rubens Ribeiro informa ser importante que os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida informem sua situação ao Cartório Eleitoral para que este providencie o necessário para facilitar do voto.

 

Salve o Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças Anterior

Salve o Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças

Próximo

Complicar e dificultar

Deixe seu comentário