Lideranças discutem as potencialidades turísticas e a preservação do patrimônio histórico em Ouro |
Janela Para o Futuro
Educação Ambiental
As acadêmicas de Pedagogia Empresaria, UNOESC Capinzal, Marissonia D. Rosset e Sandra T. Coussou após realizar o estágio de observação no SIMAE de Capinzal e Ouro e refletir sobre a importância do trabalho desempenhado por essa autarquia às comunidades de Capinzal e Ouro, perceberam a necessidade de realizar um trabalho voltado à educação ambiental, então foi elaborado o Projeto, cujo título é ?Janela Para o Futuro: A Educação Ambiental Preparando Jovens Para Novos Papéis e Funções Sociais?, dentro do assunto ?Educação Ambiental?, tendo como tema a ?Água?.
A população alvo do projeto foram os alunos das 5ª séries do ensino fundamental das escolas municipais de Capinzal, mais precisamente a Escola Municipal Wilson Pedro Klaynubing, e a Escola Municipal Viver e Conhecer, em Ouro participou o Centro de Educação Recanto dos Anjos, e envolveu um número aproximado de 180 alunos.
O Projeto Janela para o Futuro teve por objetivo despertar o interesse dos alunos das 5ª séries das escolas municipais de Capinzal e da escola particular de Ouro para a conservação do meio ambiente, por meio de alternativas que estimulassem a sensibilização e a construção da consciência ambiental destas comunidades escolares e sobre a importância dos rios e seus mananciais na qualidade de vida dos seres humanos, podemos ainda citar outros objetivos como, buscar a sensibilização dos alunos, sobre a importância e a necessidade da preservação e da conservação da qualidade das águas do Rio do Peixe, visto que este é de fundamental importância sócio-ambiental para os municípios de Capinzal e Ouro e destacar o papel desempenhado pelo SIMAE para que os alunos percebam a importância dessa autarquia e o bem que presta às comunidades, valorizando a água que recebem em suas casas.
A aplicação do projeto se justificou, pois, a educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as formas de conhecimento, e busca formar cidadãos com a consciência local e planetária.
Esse processo deve se preocupar com a sensibilização da comunidade escolar fomentando iniciativas que transcendam o ambiente da escola atingido também a família, bairro e a cidade.
Os alunos tiveram auxílio do material pedagógico, intitulado Cadernos de Educação Ambiental, que foi conseguido através de parceria com a ONG WWF BRASIL e repassado às professoras envolvidas no projeto. Cabe destacar todo o apoio das escolas envolvidas, das administrações municipais de Capinzal e Ouro através de seus prefeitos Nilvo Dorini e José Camilo Pastore, do Diretor do SIMAE Sidnei Penso que apoiou o projeto e colaborou para que este obtivesse êxito. As placas de Educação Ambiental na Área de Lazer tiveram como colaboradores as Prefeituras Municipais de Capinzal e Ouro, SIMAE, as empresas SERTREX Engenharia e Construção, OUROMAQ Peças Agrícolas, PRÒART Comunicação Visual, Confecções SÒ CRIANÇA.
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